"Olhai Os Lírios Do Campo"


Wilma Rejane


Imaginei Jesus pronunciando essas palavras em meio a um campo florido, cheio de lírios, até mesmo se aproximando deles e alcançando-os com as mãos para tornar sua fala mais realista. Que decepção! Descobri que quando Jesus falou: "Olhai os lírios do campo", não havia lírio algum nos campos da Palestina na época. Era verão. A paisagem era a mais seca possível. Os mais concentrados na mensagem de Jesus devem ter realmente enxergado lírios aonde não havia. Outros, devem ter lamentado por não conseguirem enxergar nada além do que seus olhos viam.

Jesus, estava transmitindo para  seus discípulos lições acerca das preocupações com os bens materiais. No caso do lírio, especificamente com o vestir. Fico imaginando que impacto teria esse discurso para o público de hoje. Sei, a Bíblia é atual e dirigida ao hoje, mas...estamos olhando para os lírios do campo? O que tem sido mais atrativo aos nossos olhos?

Nada contra "comer o melhor dessa terra", mas...será que estamos tendo tempo para "olhar os lírios do campo"? Ou será que estamos ajuntando em "nossos celeiros" os bens do homem louco a quem Jesus perguntou: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será"? (Lc12:20).

O mundo mostra uma paisagem tão seca e árida quanto a daquele verão na Palestina. Precisamos enxergar os lírios, encontra-los a cada manhã. Os lírios, têm as suas estações, Jesus, no entanto nos ensina que todos os dias os lírios devem estar em nossa paisagem nos lembrando de que Deus cuida de nós na abundância e nos "tempos secos". "Olhai", ainda que não veja, porque os campos irão florir.

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida,J.F, SBTB.

Um comentário:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma

Bela reflexão! Fez eu lembrar de Hebreus 11.1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem".

Acredito que Deus não nega os bens necessários aos que o amam. E o condenável é a avareza e ganância.

Disso, contra o aváro e o ganancioso, há o alerta de Paulo: o AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males (1ª Timóteo 6.10).