yoane Sanches, a blogueira cubana.


"No bairro muito humilde chamado Centro Havana, com uma mistura de marginalidade e gente do povo, onde nasci, cresci até os 15 anos. Tive uma adolescência feliz, tranquila. Mas o fundamental de minha adolescência foram as aflições materiais, produto da crise econômica cubana.

A faculdade foi um período ao mesmo tempo difícil e lindo. Conheci meu marido, Reinaldo Escobar, e nasceu meu filho, Téo.

Em 2002, a asfixia econômica em Cuba e também a sensação de asfixia pela falta de liberdade me levaram a emigrar para a Suíça. Lá vivi dois anos. Para voltar a morar em Cuba, em 2004, tive que entrar como turista e destruir meu passaporte.

Na minha vida não tenho muitos paradigmas de pessoas importantes ou gente famosa. Ao contrário, sou permanentemente influenciada pelas pequenas pessoas – meus amigos, alguém que compõe uma canção, alguém que me conta algo na rua. E tenho também algumas premissas na vida. Uma delas é cada dia avançar um pouco mais na tolerância. A sociedade cubana necessita que os indivíduos aprendam a tolerar a diferença, as opiniões que não são similares às suas.Não me agradam os apáticos. Meu país me dói. Se nada me importasse, se eu me alienasse de minha realidade, não escreveria as coisas que escrevo."

Essa é parte de entrevista dada por yoane ao jornalista e blogueiro Mauro Malin. A cubana virou alvo constante do governo cubano que já tirou o blog do ar por quatro dias e em outras vezes restringiu o acesso apenas a membros do governo. o blog foi criado em abril de 2007 e até março desse ano havia contabilizado 4 milhões de acesso.

Yoane é Filóloga, reside em Havana, é casada com o jornalista Reinaldo escobar de 61 anos e tem um filho de 12 chamado Téo. Em sua casa não há Internet e para fazer uma postagem tem que enfrentar enormes filas hora em cafés ora em hotéis.

Obs: Yoane é uma mulher inteligente, percebe as dificuldades do povo cubano e sabe expressá-las muito bem. Depois, o blog é sem dúvida um espaço onde muitos cubanos se identificam. Fazem da voz de Yoane a sua própria voz. Um país onde não há liberdade de expressão a crítica ao governo se torna um ato de coragem.

Se quiser conhecer o blog de yoane : "Generación Y"

Nenhum comentário: