Ouro,Incenso e Mirra

Vista noturna da cidade de Belém

A palavra Natal, significa nascimento, do latim:Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Comemoramos o nascimento de quem? De Jesus. Ele foi o bebê mais ilustre de toda face da terra, seu nascimento até dividiu a história: Antes de Cristo (a.c) e Depois de Cristo (d.c).

É bem verdade que muitos não descobriram ainda o real sentido da data e comemoram-na de forma consumista e desumana. Desumana porque: Papai Noel não veio para todos. Muitas crianças têm-no ainda como uma fábula bem distante de sua realidade. Quantas famílias não têm sequer pão na mesa enquanto outras desperdiçam comida?

Mas, essas coisas não acontecem apenas no Natal, ocorrem o ano inteiro. No Natal, se tornam mais dramáticas por causa do clima de amor e solidariedade e também de consumismo que é apregoado. A exclusão é inevitável pela própria desigualdade social dos Países.

Porém, para aquele que vive o Verdadeiro Natal, a alegria é constante (apesar dos embates diários), é algo que brota do coração. O nascimento de Jesus está escrito no interior, como carta com destino certo. E, independente de se ter ou não condições de festejar, como os demais, há sempre ceias, sempre presentes, sempre luzes iluminando.

Sim, porque os Cristãos ceiam o ano inteiro:A ceia memorial instituída no Novo Testamento(Mt 26:26-29). Presenteiam e recebem presentes o ano inteiro: O ouro, incenso e mirra levados a Jesus pelos Reis magos, são doados à todos os que o aceitam como Senhor e Salvador, para que estes também presenteiem outros:

O ouro, traduz realeza e pureza: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (Pe 2:9).

O Incenso, representa o aroma agradável diante de Deus. Os vapores de incenso eram considerados símbolo de oração "Suba a minha oração perante ti como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde".(Sl 141:2)

E a mirra(substância perfumada produzida pela árvore do mesmo nome ao ser ferida) representa dor e sofrimento, vividos por Jesus, na cruz."Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados" (Is 53:5).Muitos cristãos estão a ser mirra, na Índia estão vivendo escondidos, em campos de refugiados, muitos já foram mortos por confessarem a fé. Essa é a mesma mirra ofertada a Jesus. A árvore de onde ela saiu foi ferida para que jorrasse o líquido que também serve de alívio para dor, serve de perfume refrescante. "Somos perseguidos e sofremos" I Cor 4:12. O sangue dos cristãos perseguidos, não têm o mesmo poder de cura que o de Jesus, mas, ao serem feridos pelo mundo é como se estivessem ferindo o próprio Jesus.

Portanto, por todo o ano comemora-se o Natal, porque, diariamente, Cristo renasce no coração de milhares de pessoas ao redor do mundo. Natal é tempo de festa, de alegria, ofertemos ouro, incenso e mirra e louvemos a Jesus porque Ele É o Salvador.

Nenhum comentário: