Damasco

Damasco, capital da Sìria, é considerada a cidade mais antiga continuamente habitada no mundo. Sua fundação data de 800 a.c. As primeiras referências Bíblicas a cidade, chamada no Torá de "Dammesk", são da época do patriarca Abraão. Damasco inclui o sítio da Antiga cidade com o mesmo nome. A cidade antiga é cercada por uma grande muralha romana e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

A zona sul da cidade, onde fica a antiga Damasco, é bastante muçulmana em seu traçado, repleta de ruelas estreitas e sinuosas. Nela, se encontram os principais mercados e mesquitas (como a grande Mesquita de Damasco, ou mesquita omíada-705 dc), os bairros judeus e cristãos, Na cidade nova, ao norte, ficam diversos edifícios públicos.

Damasco cresceu ao redor do Rio Barada e do Óasis de Ghouta, lugares onde a água tornava possível a vida em uma região àrida e desértica. A cidade fica no centro das rotas das caravanas mencionadas nas tábuas, escrituras antigas dos faraós, e no Antigo Testamento.


A Cidade velha, também guarda importantes histórias e construções Cristãs. Foi ali que os discípulos tiraram o Apóstolo Paulo por uma janela, para que fugisse dos seus perseguidores. No lugar, foi construída a capela de São Paulo. Planos politicos já foram veiculados no sentido de destruir a Cidade Antiga para alargar ruas da Cidade nova. Os Sírios fizeram vários protestos e sob a intervenção da Unesco, a idéia não prosperou.

Foi a caminho de Damasco que aconteceu a conversão de Saulo ao cristianismo. Esse é um assunto para a proxima postagem.



Fontes:www.emdiv.com.br
www.colegiosaofrancisco.com.br
www.advir.com.br
www.globavoceisonlaine.com

Nenhum comentário: