Entrevista Valmir Nascimento Milomem


Em fevereiro de 2009 a UBE (União de Blogueiros Evangélicos) alcançou a casa dos dois mil blogs filiados. A iniciativa, pioneira no mundo, foi idealizada por: Altair Germano, Esdras Costa Bento e Valmir Nascimento que iniciou o projeto, criou o blog e o selo dos três peixinhos (com ajuda do Pr. Altair). A entrevista foi feita por mim. Vale a pena conferir.

1- Quem é Valmir Nascimento Milomem?
Alguém que foi alcançado pela maravilhosa graça de Deus e vive na dependência de Cristo. No âmbito acadêmico, sou graduado e pós graduado em Direito, atualmente atuando como Analista Judiciário Federal. Radicado em Cuiabá/MT, membro da Assembléia de Deus, onde exerço meu presbitério e coordeno a Escola Bíblica Dominical. Sou casado com a fisioterapeuta Carla Marcele Milomem e pai do Vinícius, os quais amo de paixão. Sou colunista do Jornal Mensageiro da Última Hora e colaborador esporádico de revistas e jornais.


2 - Quando surgiu seu interesse por blogs?
Em meados de 2002 comecei a escrever artigos para serem publicados em sites cristãos. Naquela época, desenvolver sites era somente para profissionais, assim, eu buscava os melhores sites evangélicos e enviava meus artigos e ensaios para serem publicados. Por volta do ano 2004 comecei a desenvolver uma página na internet, porém, o sistema requeria grande dispêndio de tempo o que então levou-me a suspender temporariamente a sua manutenção. Naquela mesma época, como sempre buscava ferramentas para fazer minhas publicações na net, principalmente dos artigos que eu escrevia para jornais evangélicos, fiquei conhecendo essa ferramenta chamada blog, que rapidamente despertou minha atenção, pois reunia a prática de três atividades prediletas (leitura, escrita e internet). Naquele contexto, entretanto, pelo menos no Brasil, os blogs não eram populares. Eram considerados simples "diários virtuais" de pessoas que não tinham o que fazer. O tempo passou e eles começaram se popularizar nacionalmente, passando a ser utilizados como grande canal de comunicação e divulgação de notícias. Assim, no final de 2006 criei o meu primeiro blog, na plataforma blogger. Aí sim, um sistema de fácil manuseio, dinâmico e democrático, que me possibilitava publicar meus textos e pensamentos sem a necessidade de conhecimentos complexos de informática. Tempos depois, mudei de plataforma, passando a usar o wordpress.com.

3 - Quais foram as dificuldades no inicio da UBE? E as atuais? São muito diferentes?
No início, a maior dificuldade foi fazer o cadastro de todos os blogs que queriam aderir ao projeto, já que não tínhamos um sistema específico que pudesse nos auxiliar, sendo o trabalho completamente manual. Depois que passamos a usar a plataforma (www.ubeblog.ning.com) o problema foi solucionado. Atualmente, o nosso maior – desafio - é conseguir gerenciar a UBE com o tempo escasso que dispomos. Desafio esse que vai sendo superado com o apoio dos colaboradores.


4 - Dois mil blogueiros cristãos reunidos, o que isso representa para o universo dos blogs?
Se levarmos em consideração a amplitude da blogosfera e a forma como ela se multiplica rapidamente, com a adesão continua de milhões de usuários, a cifra de 2 mil blogueiros representa pouco. Todavia, ao olharmos para essa mesma blogosfera percebemos que ela é uma espécie de "babel digital", com muitos números, mas com poucos vínculos e identidade, principalmente. Nesse cenário, então, uma idéia pioneira que consegue reunir duas mil pessoas dentro do mesmo propósito, representando um determinado segmento social, com a participação de blogueiros de vários continentes, como é o caso da UBE, demonstra portanto que estamos no caminho certo.


5 - Em Janeiro, o João Cruzué publicou uma matéria sobre o Campus Party. Ele cita a necessidade de se fazer um evento semelhante reunindo os blogueiros evangélicos, seria o "Campus Gospel", o que acha?
Esse assunto é pauta entre os editores da UBE. Acredito que um evento que reuna os blogueiros evangélicos será uma decorrência natural do nosso amadurecimento, dentro de uma formato a ser definido e que privilegie a participação de todos (ou pelo menos a maior quantidade possível).

6 - A que você atribui o crescimento da blogosfera cristã, especificamente da UBE?
A blogosfera cristã cresce como uma decorrência do fenômeno digital dos blogs, que possibilitou a toda e qualquer pessoa expressar suas idéias por meio de uma ferramenta de fácil manuseio e de livre acesso.

No caso da UBE, vários fatores contribuíram para o seu crescimento. Primeiro, por uma questão de simplicidade. A União foi criada mais por necessidade do que por um interesse pré programado. Nunca tivemos grandes pretensões ou visões utópicas sobre a sua atuação. Tanto é que mantemos a mesma sistemática original. A motivação principal foi o desejo de vários blogueiros em poder congregar em um mesmo espaço pessoas que tinham o interesse de atuar na blogosfera cristã, produzindo conteúdo evangelístico, devocional, teológico, doutrinário e analítico. O segundo fator foi sem dúvida alguma o selo dos peixinhos. Ele foi fundamental no sucesso e propagação da idéia, o que culminou na multiplicação dos próprios peixinhos (risos). E, em terceiro lugar, a UBE cresceu porque sempre contou com a ajuda dos próprios blogueiros. Por isso, faço sempre questão de frisar que a UBE não tem um, dois, ou três donos. Nós simplesmente inauguramos o projeto, que floresceu por meio do auxilio mútuo. Nós plantamos, outros regaram, mas Deus deu o crescimento!

7 - A UBE tem alguma estratégia para acompanhar o conteúdo dos blogs filiados?
Com mais de 2000 mil blogs afiliados acho que somente Deus consegue isso (risos). Brincadeiras à parte (...) Sempre fazemos uma varredura na blogosfera a fim de verificar a atuação dos blogs parceiros. É claro que, em razão da quantidade de blogs, esse trabalho acaba não atingindo sua plenitude. Por isso, a importância da comunidade da UBE (www.ubeblog.ning.com), uma ferramenta que possibilita aos membros divulgar seus trabalhos, trocar experiências e sobretudo promover interação.

8 - Além do crescimento, o que você destacaria como maior conquista da UBE?
Um dos propósitos principais da União é promover uma cultura de blogagem consciente e criativa, onde se produza conhecimento e conteúdo edificante, com vistas a revelar novos talentos literários do mundo cristão. Sem meias palavras, não consigo mensurar quanto disso já conquistamos, mas por certo aos poucos vamos contribuindo mediante o incentivo, a proposição de debates e o assentamento de princípios. Os frutos virão com o tempo. O importante é evoluirmos amparados por um forte alicerce.

9 - O Best Blog, esse ano, revelou 10 blogs da categoria Religião e Esoterismo como os melhores do Brasil. Entre os dez, dois você aparece como colaborador e idealizador (UBE e Ensino Dominical) e o outro (E Agora Como Viveremos?) você é o criador e editor. Existe uma fórmula para se "decolar" na internet?
Existe uma tendência dentro da blogosfera de se investir mais no marketing do que no conteúdo dos blogs. Isso porque o pensamento dominante é de que a qualidade de um blog é medido pela sua quantidade de visitas, quando na verdade não deveria ser assim, já que a experiência nos mostra que existem alguns blogs que apesar do bom conteúdo, possuem baixa repercussão; e outros, ao contrário, apesar do conteúdo fraco, recebem milhares de visitas.

Particularmente, entendo que antes de se pensar em "decolar" nos contadores de tráfego o blogueiro precisa investir na qualidade literária de seu blog. E isso se faz com pesquisa, leitura, estudo e criatividade, o que naturalmente com o tempo atrairá assíduos leitores.

10 - Você acha que o perfil do blogueiro cristão está mudando?
Acredito que sim. Tanto pelo amadurecimento daqueles blogueiros da primeira geração, que presenciaram o inicio da blogosfera, quanto pela adesão dos novos blogueiros de segunda geração, que conta agora com a participação de escritores, líderes eclesiásticos, cantores, editores de jornais e revistas, etc.

11 - Uma mensagem aos blogueiros da UBE.
Precisamos nos conscientizar que fazemos parte de um movimento ímpar dentro da internet. Não sabemos até quando irá o fenômeno da blogosfera. Mas, de qualquer sorte, compete a nós disseminarmos o evangelho dentro do ambiente virtual, com sabedoria e bom senso; sem sacrificar a vida real e a devoção cristã.

Em Tempo: João Cruzué, Sammis Reacher, Luis Ribeiro e Lucas Santos são os mais novos colaboradores da UBE.

4 comentários:

Allan Ribeiro disse...

Cara irmã,

A senhora foi indicada para receber o selo "Olha que blog maneiro!", que está varrendo a internet. A pessoa que a indicou é muitíssímo respeitável, mas o selo anda em blogs nem tanto.

Vejo que a senhora não postou a mensagem com as regras da tal campanha. Minha pergunta é, por que?

Pergunto isso porque fiquei em dúvida se aceitaria uma indicação dessas e gostaria de ter outras opiniões para abalizar a minha.

Atenciosamente,
Allan Ribeiro

Wilma Rejane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilma Rejane disse...

Allan,

Recebi duas indicações do "Olha que blog Maneiro": Uma do Eliseu Gomes e uma da Nayara (Xeretando na cozinha). Respondi rapidinho a Nayara publicando as regras e os indicados no outro blog que tenho(Bodega do Camelô), o prêmio foi para lá.

Escrevi ao Eliseu agradecendo e prometendo postar as regras. É que estive viajando à Parnaíba, acabei de chegar e como a publicação é um pouco demorada, não quis deixar para outra pessoa fazer.

Obrigada pelo comentário. Que Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Paz do senhor!
Gostei muito do seu blog.

Também gostaria que vc visitasse o meu: www.upanemaparacristo.blogspot.com

Se for possível, ponha o link no seu blog.

Muito Grato, Selumiel Ericlênede