As Serpentes e o Mal

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que o Senhor Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3:1).

A serpente, possuída por Satanás, protagoniza o primeiro episódio de reencarnação citado na Bíblia. Por que dentre tantos animais o diabo escolheu a serpente para se manifestar? A Bíblia não explica. O certo é que por várias passagens ela continuará sendo associada ao mal.

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás e amarrou-o por mil anos." Ap20:2

Não pretendo me aprofundar nas referências Bíblicas mas apenas "pincelar" alguns pontos em comum entre as serpentes e a ação do mal, considerando as associações presentes na Palavra de Deus.

Espécies de serpentes:


Das muitas espécies que pesquisei, escolhi cinco para descrever. Apesar das variações elas têm muitas características comportamentais semelhantes:

Boomslang- Africa. Agarra a vitima e faz um ferimento por onde destila todo o veneno. Morde repetidas vezes até ter a certeza de que a vitima está morta.

Naja Chinesa- Infla para intimidar as presas fazendo-se parecer maior. Não é agressiva, é sorateira, seu veneno, porém é fatal.

Green-Cat-Eyed- Sua principal defesa é a intimidação: abrindo sua boca largamente mostrando seu céu da boca escuro. Devido sua cor esverdeada se confunde com a vegetação. É venenosa.

Serpente do mangue ou Mangrave Snake- Abre a boca para intimidar seus inimigos. Se camufla durante o dia e ataca quando se sente em perigo.

Northern Death Adder- Se movimenta sedutoramente quando sua vitima está por perto. Se faz de amigável mas é responsável por grande número de vítimas graves.

A cada nova espécie descrita me vinha à memória passagens Bíblicas como:

A ameaça de Golias para Davi- "Vem a mim e darei a tua carne as aves do céu e as bestas do campo" I Sm 17:44. As palavras que saiam da boca de Golias, tinham a intenção de intimidar, tal qual fazem as serpentes ao abrirem suas bocas e inflarem. O gigante achou que sua força e seu tamanho seriam perturbadores para o pequeno Davi. Davi, porém, não se deixou esmorecer com o "veneno" do grandalhão. Cheio de fé, devolveu o ataque com uma arma imbatível: A Palavra que sai da boca de Deus: "Hoje mesmo o Senhor te entregara na minha mão" ISmI7:46. E venceu.

Lembrei-me da mulher com fluxo de sangue. Por doze anos ela fora intimidada por uma voz que lhe dizia: "Não adianta, não há cura para você". Os ecos mortais deviam lhe envenenar dia após dia, tal qual a ação da serpente boomslang que faz um ferimento por onde destila todo o seu veneno e vai mordendo repetidas vezes até que a vitima seja nocauteada. A boomslang, só segurou a mulher com fluxo até o dia em que o aniquilador de serpentes a encontrou: A voz de Jesus lhe penetrou na alma, no coração. Ali, ela foi liberta. "Tudo é possível ao que crê, não temas, crê somente".Mc9:23 e Lc8:50.

Que tipo de intimidação temos ouvido? Que ferida tem servido de entrada para destilação de veneno? Até quando?

A serpente Noorthern se mostra muito sedutora e até amigável quando pretende agarrar a presa. Fez-me lembrar de Jesus e o diabo na tentação do deserto: "Tudo isto te darei se prostrado me adorares",propôs o diabo (Mt4:9).

Quantos "ídolos" morreram de overdose? Deixaram: fama, fortuna, bens... tudo é passageiro.Toda glória sem Cristo é vã e como não há glória sem Cristo, logo, tudo é vão. O sedutor mundo do sucesso, da fama e das riquesas não foi capaz de preencher o vazio no coração. A adoração ao mal custa muito caro, embora pareça amigável.

Serpentes: ameaçam, intimidam, enganam, camuflam, seduzem, traem, agridem, imobilizam, envenenam, matam.Também são prudentes porque sabem a hora certa de atacar.

A boa notícia é que há antídoto para venenos de serpentes; se aplicados à tempo, curam e salvam vidas. Ele se chama Jesus, foi Ele quem aniquilou o mal da Serpente na cruz. Não podemos evitar que serpentes existam, mas, podemos nos prevenir contra elas. O mal é uma realidade, o diabo é um adversário sagaz e perverso que destila morte. Cristo, porém É o que conhece todas as suas "camuflagens".

"Na verdade, na verdade, vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquela que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passa da morte para a vida" João 5:24.

Fontes; WWW. animalworld.com.br
Bíblia Sagrada, Almeida, J.F, corrigida e revisada, SBTB, 1995.

Nenhum comentário: