Monte Tabor


O Monte Tabor é conhecido como "O Monte da Transfiguração de Jesus" (Mt 17:2). Alguns contestam apontando para Hermon a 2.793 m de altura, perto do local da confissão de Pedro, em Césareia de Felipe. O Hermon, contudo, é recoberto por neve perpétua, dificilmente seria encontrada, no dia seguinte a multidão que o esperava quando curou o jovem lunático Mt 17:9-14.

A tradição que relaciona o Tabor a Transfiguração existe desde o século IV, atestada por Cirilo de Jerusalém e por Jerônimo em obras literárias. O historiador Flávio Josefo, também menciona o Monte Tabor em sua obra, ele fala que havia um forte no monte. A arqueológia, contudo, relaciona o forte com a época da guerra contra Vespasiano, 36 anos após a Transfiguração.

A entrada para o Tabor, passa por uma floresta de pinheiros. no seu alto, muitas árvores odoríferas de onde é possível contemplar parte do campo missionário de Jesus: Caná, Naim, Cafarnaum, uma parte do Lago Tiberíades e a 8Km, a noroeste, Nazaré.

Entrada para o Monte Tabor

Tabor, localiza-se a sudoeste de Nazaré, no final do planalto de Esdrelon. Ele domina a 320 m de altura ,562 m acima do nível do mar e 800 m acima do lago Tiberíades. No topo do monte foi construída a igreja católica da Transfiguração.

Basílica da Transfiguração

Foi aos pés do Tabor que Débora e Baraque derrotaram as forças de Sísera, Jz 4:14: "Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado Sísera na tua mão;porventura o Senhor não saiu diante de ti? Baraque, pois, desceu do Monte Tabor, e dez mil homens após ele".

Ovelhas no Tabor


Fotos: Blog Peregrinações
Livro: Viagem Na Terra Santa de Randall Smith.
Fotos: 1 e 4- Cafetorah, 2 e 3, blog peregrinações.

Um comentário:

Tânia C.Fernandes disse...

A Paz irmã Wilma !
Temos um selo ("Vale a pena acompanhar este blog"), indicado ao seu belo espaço, visite nosso humilde blog e o receba...
Fique com Jesus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...