Em Busca da Felicidade

"Todavia aguardando eu o bem, então me sobreveio o mal, esperando eu a luz, veio a escuridão"Jó30:26.

Ninguém gosta de ser surpreendido pelo mal. Queremos sempre o melhor, mesmo àqueles que não estão plantando coisas boas, querem colhe-las. É a vida.Há até os que encontram felicidade em sofrer e fazer sofrer. Patologias que carecem de tratamento. Mesmo esses, com a visão distorcida de felicidade procuram encontrá-la à sua maneira.

Jó era prospero e feliz, mas no seu intimo, tinha medo. Medo de perder a felicidade, o que o faz declarar: " Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu, nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação" Jó 3:25,26.

Ele aguardava a felicidade, mas, ao mesmo tempo não acreditava que podia ser feliz completamente. Era um homem de fé, obediente a Deus, dedicado a família, porém, incertezas sobre o futuro lhe incomodavam, a ponto de perturbarem-lhe os pensamentos.

Quantos de nós não somos como Jó? Sendo "felizes" com reservas? Queremos desesperadamente o bem, porém temos medo de recebê-lo por achar que não merecemos. Não conseguimos amanhecer e anoitecer, desfrutando cada minuto do dia, como uma dádiva que não se repete, porque seria injusto ser feliz. A felicidade ocasiona até complexo de culpa. É verdade! Tenho algumas amigas que quando estão alegres demais tentam se frear repetindo: " Meu Deus, o que será que vai me acontecer hoje?! Estou sorrindo demais."Nem sei quantas vezes já ouvi isso.

Algumas pessoas, estão sempre esperando realizar algo para se sentirem completamente felizes: " Ah, quando eu tiver minha casa própria, serei feliz, quando eu tiver um bom emprego, quando eu não tiver dívidas, quando eu tiver um marido, quando eu tiver um filho, quando....quando...quando...", está sempre faltando algo e quando se consegue esse algo, logo aparece outro motivo para não se ter felicidade.

Na tribulação, então, é uma catástrofe. Se não consegue ser feliz na bonança, na tribulação , vira "Mulher de Jó": "Amaldiçoa a Deus, e morre" (Jó 2:9). Sem perspectiva nenhuma de vencer a situação, se entrega totalmente a tão temida adversidade. "Agora sim, tenho todos os motivos para não ser feliz". É, tenho estudado esse assunto. Conheço pessoas que haja o que houver, estão sempre se lamentando, como os Israelitas no deserto.

A felicidade estava no arraial deles, e eles, querendo "o Egito". Medo de ser feliz? Não acreditavam que podiam ser. Deus estava se manifestando no monte, e eles, fazendo um bezerro de ouro para adorar. Deus fazia maná cair do céu, e eles queriam os alhos do Egito(Como pode, trocar maná por alho?)Viviam na base do quando. "Quando tivermos muita comida, quando tivermos água, quando tivermos um deus de verdade...", e assim, não aproveitaram o que Deus lhes concedia.

Não estou excluída desse "complexo de Jó", normalmente, acordo feliz, oro, canto, recito meus versículos preferidos. Quando estou triste, oro mais demoradamente, converso bastante com Deus, procuro uma palavra específica na Bíblia, para minha situação, porque sei que serei fortalecida. Porém, quando dúvidas sobre o futuro me norteiam, costumo temer. Graças a Deus, não vivo nessa paranóia de só pensar em coisas ruins. Se sou surpreendida pelo mal, é claro, sofro, mas sei que em tudo, Deus tem seus propósitos.

A verdade, é que depois que conheci a Cristo Jesus, escolhi ser feliz. Foi assim que Ele me ensinou. "Seja feliz hoje, esse é o dia que fez o Senhor! (Sl 118:24) Tudo quanto nesse dia acontecer, estará sob controle de Deus. Oh glória! "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11:29. Portanto, não devemos ter medo de sermos felizes, o dia para sê-lo é hoje, agora mesmo, porque grandes coisas o Senhor fez por nós e ainda há de fazer.

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida, J.F, SBTB, corrigida e revisada.

Nenhum comentário: