A Maçonaria e a Escada de Jacó

No capitulo 28 do livro de Gênesis, o patriarca Jacó, chega a Berseba, cansado da viagem, repousa sua cabeça sobre uma pedra, dorme e sonha: " e eis, era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o Senhor estava em cima dela e disse: Eu Sou O Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra que estás deitado darei a ti e a tua semente" Gn 28:12,13.

Para a maçonaria essa visão tem um significado relacionado a salvação, vejamos:

"A Escada de Jacó é um símbolo religioso nos mostrando que só chegaremos à morada de Deus se galgarmos degrau por degrau a escada da vida. È o símbolo do caminho para a perfeição. Sua colocação no painel do aprendiz indica que o neófito colocou o pé no primeiro degrau da escada, iniciando sua busca para o aperfeiçoamento moral."

A afirmação acima é uma inverdade, a salvação não é obtida através de obras, mas da fé, em Cristo Jesus. Ao se crer que Jesus, Filho de Deus, morreu na cruz para purificar o homem do pecado, redimindo-o no Seu sacrifício expiatório, o homem é movido de grande arrependimento.

Essa obra, é realização do Espírito Santo de Deus. Ele é quem "convencerá o homem do pecado, e da justiça, e do juízo" Jo 16:8. Essa é a obra que tem que ser feita para ser livre do inferno e reconhecer que sem Deus, o homem, não passa de um verme. Porque, sem Jesus, a carne apodrece, e o espírito desce ao fogo eterno. Em Cristo, somente NEle, há vida eterna Jo:3:16.

No Evangelho de Lucas, capítulo 23: Jesus, sendo crucificado entre dois ladrões, malfeitores, ouviu: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino" (V:42), Jesus respondeu: " Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (V:43).

Que obras tinha aquele ladrão? A soma delas, não ultrapassaria o primeiro degrau da escada de Jacó, em bondade! Mas, no fim de seus dias, ele reconheceu que Jesus era o Cristo, Filho de Deus, isso, apagou todo seu terrível passado. A conta de más obras foi "zerada", aleluia! Porque Deus não leva em conta "o tempo da ignorância" At: 17:30.

"Eu, Eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" Is 43:25.

Há no entanto, extremos, que conduzem a discussões intermináveis envolvendo fé e obras. Quando a Escritura afirma ser a fé, fonte de salvação, os "samaritanos" logo indagam: "Então ninguém precisa fazer boas obras?". Não é isso que diz a Sagrada Escritura. Ela diz que "O justo viverá da fé" Hc 2:4. Nenhum homem por mais "bonzinho" que seja é justo. A justificação só é dada através de Jesus. Ele justifica, perdoando, pela fé NELE.

"... Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em Nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de Nosso Deus" I Cor 6:11.

A escada de Jacó mostra que existe um Caminho para se chegar ao céu, Ele se chama Jesus.

Fonte: Bíblia Sagrada, Almeida J. F., SBTB, Revisada e Corrigida
www.maçonaria.net

Nenhum comentário: