Sinais



ÁQUILA, Itália
- Mais de 150 pessoas morreram e outras 1.500 ficaram feridas em um forte terremoto que atingiu o Centro da Itália na madrugada desta segunda-feira (horário local). Casas, igrejas e prédios foram destruídos. O número de mortos deve aumentar, já que há muitos desaparecidos e pessoas sob os escombros. A força do terremoto ainda está sendo avaliada por especialistas: entre 5,8 e 6,3 graus na escala Richter

Nos últimos cem anos, os terremotos fizeram centenas de milhares de mortos. Apesar das melhoras na tecnologia capaz de antecipar um tremor, o número de vítimas pouco mudou. Eis as maiores catástrofes:

29 de outubro de 2008Até 300 pessoas morrem na província do Baluchistão, no Paquistão, depois de um terremoto de 6,4 graus na escala Richter. O epicentro foi a 70 km de Quetta.

12 de maio de 2008 Um terremoto atinge a província de Sichuan, no sudoeste da China. Apenas em um condado da província, até 87 mil pessoas morrem ou são dadas como desaparecidas. Outras 370 mil ficam feridas. O tremor chegou a 7,8 graus e começou na capital da província, Chengdu, no início da tarde.

15 de agosto de 2007 Pelo menos 519 pessoas morrem na província de Ica, na costa do Peru. O epicentro do abalo de 7,9 graus foi no fundo do Oceano Pacífico, a 145 km a sudeste de Lima.

17 de julho de 2006 Um terremoto de 7,7 graus com origem no mar provoca um tsunami que atinge a costa sul da ilha de Java, na Indonésia. Até 200 km de litoral são afetados, matando mais de 650 pessoas.

27 de maio de 2006 Mais de 5,7 mil pessoas morrem quando outro tremor de 6,2 graus atinge a ilha de Java, na Indonésia, destruindo a cidade de Yogyakarta e as regiões próximas.

8 de outubro de 2005 Um tremor de 7,6 graus atinge o norte do Paquistão e a região da Caxemira, matando mais de 73 mil pessoas e deixando milhões de desabrigados.

28 de março de 2005 Cerca de 1,3 mil pessoas morrem após um abalo de 8,7 graus no mar, perto da costa da ilha de Nias, na Indonésia.

26 de dezembro de 2004 Um tremor de 9,2 graus no Oceano Índico gera um tsunami que atinge vários países da Ásia, matando quase 300 mil pessoas.

26 de dezembro de 2003 Mais de 26 mil pessoas morrem após um terremoto no sul do Irã. A cidade histórica de Bam fica totalmente destruída.

21 de maio de 2003 A Argélia sofre seu pior terremoto em mais de duas décadas. Mais de 2 mil pessoas morrem e pelo menos 8 mil ficam feridas. O abalo é sentido do outro lado do mar Mediterrâneo, na Espanha.

31 de outubro de 2002 A Itália fica abalada com a perda de uma classe inteira de crianças, mortas na cidade de San Giuliano di Puglia, após um tremor que derruba a escola onde estudavam.

26 de janeiro de 2001 Um terremoto de 7,9 graus destróia boa parte do Estado de Gujarat, no noroeste da Índia, matando quase 20 mil pessoas e deixando mais de 1 milhão de desabrigados. Entre as cidades mais destruídas estão Bhuj e Ahmedabad.


Terremotos no Brasil:

Foram muitos os terremotos ocorridos no Brasil no decorrer da história, com destaque para o Ceará, em 1980 / mb=5,2, João Câmara (RN) 1986 / mb=5,1.

Em outros casos os tremores tiveram proporções maiores como no Mato Grosso 1955/mb=6,6, Espírito Santo 1955/mb=6,3 e Amazonas 1983/mb=5,5, essas regiões não eram habitadas.

No fim de 2007, na cidade mineira de Itacarambi ocorreu um terremoto, o abalo derrubou 76 casas, condenou várias outras, e levou a óbito uma criança. Esse abalo foi um dos maiores ocorridos no Brasil e o primeiro com vítima fatal. O tremor teve intensidade de 4,9 graus na escala Richter.

Em 2007, um tremor chegou a atingir 6,1 graus na escala Richter (segunda maior magnitude registrada no Brasil) no Acre.

Abril de 2008 o epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter. O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade.

No Evangelho de Mateus Jesus declara: "Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e pestes e terremotos em vários lugares" Mt 24:6. Essas coisas seriam sinais de Sua vinda e do fim do mundo. É muito triste a destruição, as catastrófes que ceifam tantas vidas. São momentos que não desejamos passar, nem mesmo ouvir falar, contudo, são situações que devem nos levar a profunda reflexão, sobretudo, de como somos frágeis, e dependemos da misericórdia de Deus. A morte? É uma certeza, sem Cristo Jesus, a pior de todas as tragédias. Não somos capazes de prever o amanhã, a Bíblia contudo, nos garante que em Cristo poderemos encontrar segurança eterna. Oremos para que o mundo conheça essa Verdade.

Fontes:www1.folha.uol.com.br

Terremoto Itália

Piores Terremotos

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!

sem palavras. Mas Deus esta no controle.

Jesus abençoe

Angel disse...

Deus le bendiga mucho.!Adelante en Cristo¡

Pitadasdilu disse...

Com certeza é profético. Os sinais estão aí, precisamos estar vigilantes e orando.
Bjos, Lú.

Mimi disse...

sem duvida, cada x que se ve as noticias nãio há como negar... o tempo está proximo... ha k viver com essa consciencia mas sabendo que o tempo de Deus nao é o nosso tempo...
uma otima pascoa!
bjs

Wilma Rejane disse...

Jadhi, Angel, Lú e Mimi. Amo vocês, em Cristo Jesus. Muito obrigada pela preciosa visita e comentários.

Deus os abençoe e os guarde.