Enchente em Teresina

Aqui em Teresina, uma das cidades mais quentes do Brasil, chove forte desde o inicio do mês de Abril. Nessa semana, a situação se agravou. A cidade, é banhada por dois rios: Parnaíba e Poti, em todo o Estado são 33 barragens, das quais, 16 já "sangraram". 30 mil pessoas estão desabrigadas, e esse número só cresce, com o rompimento de outras barragens. Nessa madrugada, muitas famílias foram surpreendidas: as águas do Rio Poti, subiram 1,20m. Graças a Deus, não há registro de mortos.


Das três pontes, que dão acesso ao centro da cidade, uma está interditada. O trânsito, tem estado caótico, o que fez o governador Wellington Dias e o prefeito Sílvio Mendes, decretarem ponto facultativo em todas as repartições (Municipais e Estaduais) por três dias.O comércio, funcionou normalmente até hoje, amanhã, muitas lojas irão fechar. Alguns comerciantes, no entanto, por ocasião do dia das mães, vão preferir, mesmo com pouca clientela, abrir as portas. Um dos maiores shoppings da cidade, Riversaide, está interditado, devido sua proximidade com o Rio poti, todas as ruas que dão acesso a ele, estão alagadas. As filas, nos supermercados, são enormes. As pessoas estão com medo de ficar sem alimento por ocasião do fechamento do comércio.

Rio Poti e curiosos

Chove praticamente todos os dias. As escolas em que leciono, estão sem aula, desde a semana passada. Elas alagam com a chuva, impossibilitando o acesso. Meu esposo, também está "de folga", a escola em que trabalha foi cedida para famílias vitimadas. Moramos em um bairro alto (Planalto Ininga), não há perigo de alagamento. Pelo menos, nunca foi alagado, em toda história da cidade. Por isso, grande número de pessoas vitimadas, estão abrigadas por aqui: Escolas, Associações, igrejas e outros locais.


Presidente Lula, governador Wellington (de branco) e o prefeito Sílvio Mendes


O presidente Lula, visitou hoje a cidade, prometendo agilidade no socorro dos alagados. O governador do estado, solicitou a Lula, desburocratização no processo de licitação, para construção de novas casas. Segundo Wellington, muitas famílias em Santa Catarina, até hoje, esperam a restituição de suas casas.

Peço, à todos, que estejam orando pelo Piauí, para que as autoridades tenham condições de socorrer as famílias, da melhor forma. Para que Deus, em sua eterna misericórdia, ordene a diminuição das chuvas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paz,

Estou levando seu banner para minha página, conto com sua parceria.

Jesus Abençoe.