Mar Morto


Situado 408 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é o mais baixo reservatório de água do mundo e também o mais salgado, com sete vezes mais sal que os oceanos.Localizado na foz do rio Jordão, ao norte, o lago faz fronteira com Israel, ao oeste e Jordânia, ao leste. O Mar Morto recebe abundante quantidade de água doce vinda do leste, mas o calor extremo e a baixíssima umidade da região acabam por evaporá-la, tornando-o sempre salgado.

A grande quantidade de sal permite a fácil flutuação. Alguns acreditam que sua água tenha propriedades medicinais, o que fez surgir em sua orla uma grande quantidade de balneários voltados à saúde.Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem.

O Mar morto tem 80 km de comprimento e 18 km de largura e é cercado por terreno rochoso e estéril. Penhascos inclinados erguem-se tantos nas margens orientais como ocidentais


Pôr do Sol no Mar Morto

Bíblia
Fortemente ligado à Bíblia, o Mar Morto recebeu diversos nomes, entre eles Mar do Leste e Mar da Planície, Mar Salgado, e Mar de Lot. As cidades de Sodoma e Gomorra, que de acordo com o Velho Testamento foram destruídas devido à corrupção, se localizariam naquela região. Manuscritos antigos da Bíblia, conhecidos como Manuscritos do Mar Morto, foram descobertos em cavernas próximas.

Fontes: Apolo 11
Fotos: twip.org

Nenhum comentário: