Saul e a Pitonisa de En Dor



No livro de I Samuel, cap. 28, encontramos o relato de um decadente rei, chamado Saul, consultando uma pitonisa, na cidade de En Dor, em Israel. O objetivo do encontro era fazer contato com o profeta Samuel, já morto. Esse trecho das Escrituras, é usado, pelos espíritas, para justificar e validar a doutrina. Porém, ao estudarmos, todo o contexto da vida de Saul, descobriremos que sua atitude, foi reprovada por Deus:

"Assim, morreu Saul por causa da trangressão que cometeu contra o Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar e não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jesse" I Crônicas 10:13,14.

Pitonisa: Eram assim chamadas, mulheres que serviam a "Python" (deus da magia e da adivinhação), como sacerdotisas no oráculo de Pythos (Delfos). A primeira pitonisa, surgiu na Grécia, servia em Delfos, devido ao grande número de consultas, a atividade se expandiu. As pitonisas, eram eleitas geralmente entre as mulheres de classe pobre. A nomeação de uma pitonisa, muito se assemelhava a um ritual de possessão. Eram conduzidas ao oráculo dos deuses gregos(Apolo, Marte, Júpiter) e com grandes rodopios, uivos e contorções encerravam o ritual.

Quem era Saul? Saul era um homem que assumiu o reino de Israel por volta de 1.060 ac, ficando no poder por 40 anos. Não foi um rei eleito pela vontade divina, mas por permissão divina e vontade popular. No principio, se mostrou fiel e obstinado, depois se tornou mau, corrupto, invejoso, soberbo e desobediente a Deus. Devido a maldade em seu coração, o Espírito de Deus, se retirou da vida dele. Deus, já não se comunicava com ele"nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas"(I Sm 28:6). "E O Espírito do Senhor se retirou de Saul " I Sm 16:14. Saul, portanto, estava totalmente distante de Deus. Procurar uma pitonisa, foi uma demonstração de que os demônios atuavam e dirigiam sua vida.

Samuel, servo de Deus, apareceu mesmo naquela sessão espírita? Em nenhum momento da narrativa é feita tal afirmação. A pitonisa, invoca o morto. Ao aparecer, "Samuel," saúda Saul, a mulher, grita apavorada. Por que grita a pitonisa? Saul, estava ali disfarçado. No começo de seu reinado, em obediência a Deus, matara pitonisas, cumprindo êxodo 22:18: " A feitiçeira não deixarás viver". A saudação de "Samuel", faz com que ela pense que o objetivo da estada de Saul, ali, era matá-la. "Por que me tens enganado, pois tu mesmo és Saul". Ele a conforta: "Não temas, que é que vês?".

A pitonisa, única a ver "Samuel" descreve: "Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa, Entendendo Saul, que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e prostou-se" (v14). Saul, não viu Samuel. Ele "entendeu que era Samuel". A pitonisa, não viu a Samuel. Viu um ancião envolto a uma capa. Nenhuma característica descrita, é suficiente para confirmar a presença de Samuel naquele local.

Reencarnação do mal : As previsões feitas a Saul, foram de derrota e morte. Ele queria ouvir de Samuel se subiria ou não a guerrear com os filisteus. Entretanto ouviu: "Perderás a guerra, amanhã mesmo morrerás, com todos os filhos e estarás comigo" (v19).
  • Saul, perdeu a guerra.
  • Ele tinha seis filhos. Três morreram na batalha (Jônatas, Abinadabe e Malquisua).
  • Saul cometeu suicidio, se lançando sobre sua própria espada.
  • Jamais, Saul poderia ir para o mesmo lugar onde estaria Samuel.
Resultado das previsões: Para três previsões, um acerto. Quem estava naquela sessão espírita não era Samuel, porque Deus, sobre ele falou: "Nenhuma de todas as suas palavras, deixou cair em terra" I Sm 3:19. O Espírito Santo de Deus, nunca erra: "Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa; porventura diria Ele e não o faria? Ou falaria e não confirmaria? Nm 23:19. A mentira, é própria de Satanás:"Ele é o pai da mentira" Jo 8:44.

No livro de Atos, o apóstolo Paulo, expulsa os demônios de uma pitonisa ( 16:18). Não vos enganeis, as práticas ocultas, não pertencem a Deus. Quem as pratica está sobre influência e possessão de demônios, não herdarão o Reino dos céus Ap 22:15. O espiritismo é um engano. O diabo, tem poder de se transfigurar em anjo de luz: " E não é maravilha que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" I Cor 11:14.

Que Deus, em Cristo, nos abençoe.

Por:Wilma Rejane.

Dicionário Informal: Significado de Pitonisa
Bíblia de Estudo Plenitude, Almeida J.F, Revista e Corrigida SBTB.

10 comentários:

Laguardia disse...

Prezados amigos
Há muito venho lendo e vendo o que tem acontecido no Brasil com relação aos nossos políticos. Não passa um dia sem que haja uma denuncia de atos de corrupção, falta de ética, e imoralidade por parte de nossos governantes.
O Presidente Lula recentemente em defesa do Senador José Sarney definiu que no Brasil existem dois tipos de cidadãos. Aqueles para os quais não existe lei ou Constituição e os demais que estão submetidos aos rigores da lei.
Aqueles que sofrem nas filas do SUS, ficando internados em macas nos corredores dos hospitais e aqueles que se tratam nos melhores hospitais do país com a melhor equipe médica. Em ambos os casos o contribuinte paga.
É chegada a hora de parar de reclamar e partir para a ação antes que seja tarde demais.
Minha proposta e que comecemos em conjunto a pensar numa ação coordenada para o dia 7 de setembro de 2009. É o dia em que comemoramos a independência de nossa pátria, a libertação de nosso povo. Não há momento melhor do que este para um protesto contra a pouca vergonha, os desmandos do governo e o fato de que pouco a pouco estamos perdendo nossa liberdade e democracia.
Sugestões para o email laguardia,luizf@gmail.com

Laguardia disse...

Muito obrigado por seu comentário no Blog Brasil Liberdade e Democracia.

Seus comentários são sempre bem vindos.

Realmente temos que nos manifestar quando alguma coisa nos incomoda, como fez seu filho com relação ao diploma de jornalista.

Na época de Collor a minha filha saiu as ruas com a cara pintada de verde e amarelo.

Se não agirmos assim em breve estaremos cultuando nosso Deus novamente escondidos em catacumbas.

Fabiane Couto disse...

Parabens pelo texto breve e explicativo.

Elenilda Gramiscelli Sales disse...

Cara Wilma;

Bela explanação sobre Saul e a pitonisa de En-Dor. Como eu vim do Kardecismo, tinha muitas dúvidas a respeito de como Deus encarava aquilo que para mim era normal até então. Meu primeiro "debate" com uma irmã foi quando neófita e lendo a Bíblia encontrei esta passagem e compreendi pelo texto e pelo Espírito Santo que Samuel jamais poderia ter aparecido a Saul, posto que Deus o rejeitara e por todas as vias normais não o respondia mais. Sendo assim, Deus jamais tiraria um dos seus, no seio de Abraão para falar com um perdido. E a Bíblia também diz: Acaso em favor dos vivos se consultará os mortos? À Lei e o Testemunho, se eles não falarem segundo esta palavra, jamais verão a alva.

Mas devido à prática de ouvir pregações e não conferir na Palavra gera enganos pitorescos, e esta irmã asseverava que nenhum homem na Bíblia falou com um morto, a não ser Saul e que ele caiu morto no instante seguinte. Mas logo descobri que nem mesmo Saul falou com o falecido Samuel, e ainda as profecias cairam por terra. Tinha tantas curiosidades a respeito que nclusive comprei a Bíblia de Estudo Shedd depois de examinar as outras por causa da explanação que na época vi nela sobre este texto, que entre as melhores, é a melhor de todas que já pude ver até o momento, sem dúvida alguma.

Queria te convidar para dar uma lida nos dois últimos posts do Blog dos Bereianos pois continuo analisando TB Joshua à Luz da Bíblia... E obrigada pelos links que nos mandou...

Grande abraço.
Na paz do Eterno;
Elenilda Gramiscelli Sales

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Meus irmãos, fiz um estudo bastante detalhado e completo sobre o incidente no qual Saul visitou a pitonisa de En-Dor. Esse estudo contém 50 páginas e está em formato PDF.
Para quem quiser conhecê-lo, basta clicar no link abaixo:

http://www.monergismo.com/wp-content/uploads/saul-pitonisa_paulo-sergio.pdf

Um abraço a todos.

Em Cristo Jesus...

Paulo Sérgio de Araújo

ivaneide disse...

A paz do senhor, em primeiro lugar eu gostei muito da explicação sobre esse assunto,parabens, mais gostaria muito de pedir a vc uma ajuda sobre um assunto esse é bem diferente é sobre CRIANÇAS ESPECIAIS OU ADULTOS que tem dificuldades que seja física ou mental, na verdade parei pra pensar sobre isso, e gostaria de saber se há algum projeto de apoio a essas pessoas e famílias, tmb naõ mim recordo de nenhuma mensagem dentro desse assunto na IGREJA ou algum curso de preparação para irmãos por exemplo professores da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, perdão por fugir do tema da mensagem do texto, mais tenho mim sentido muito imcomodada nesse ponto.Não sou especial nem tenho crianças especiais, se foi isso que vc ficou pensando, nem parentes especiais,mais de uma forma tenho contato com mais de 320 família que com crianças especiais, deixa eu te fazer uma pergunta HÁ ALGUMA PESSOA ESPECIAL DENTRO DA SUA IGREJA??? ONDE ELAS ESTÃO? elas tmb precisam de Jesus, o estmos fazendo para que essas famílias se aproximem de Deus? SOU IVANEIDE MARTINS O MEU EMAIL É EDIENAVI1@HOTMAIL.COM obrigada!

Wilma Rejane disse...

Conversei com Ivaneide via email.

Ela trabalha em um ministério que cuida de crianças especiais, eis o link:

http://sindromedoamor.com.br/site/

Deus a abençoe, amada irmã.

Natan disse...

Que Deus o abençoe e te de mais entendimento sobre sua palavra, eu tava todo confuso aqui, mais isso me ajudou bastante a compreender e interpretar de forma correta a escritura, Deus seja louvado! Poque dele é toda a glória

Anônimo disse...

Muito interessante o post, pois eu mesma conheci uma pessoa assim, e ela só não destruiu a minha família e eu porque o Senhor Jesus nunca nos abandonou.

obrigada pelos conhecimentos


JOÃO disse...

O CORRETO É II CORINTIOS 11;14