Chuva Temporã e Serôdia



"E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva temporã; farei descer no primeiro mês, a temporã e a serôdia" Jl 2:23

Significados: Temporã: Precoce, antes do tempo.
Serôdia: Que vem tarde, tardiamente.

Quando o profeta Joel escreveu sobre a chuva temporã e serôdia, Judá, vivia uma época de grande devastação. Uma enorme praga de locustas, havia aniquilado toda vegetação. Pastagens, tanto de ovelhas como de gado, morreram. Safras perdidas, fome e seca por toda parte.

Deus, através do profeta, convoca o povo ao arrependimento. O mal, sobre Judá, teria vindo por causa do pecado: "Congregai o povo, santificai a congregação, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor" Jl 2:15,16.E em meio ao choro, pranto e arrependimento, Deus, envia promessa de abundância. Colheita a tempo e fora de tempo.

Campos devastados em nossas vidas:

Às vezes, estamos assim, vivendo a devastação. Como se uma praga de locustas devorasse nossos sonhos de paz e prosperidade. De repente, sem piedade. Nos tirando da "zona de conforto" Tudo que nossos olhos conseguem alcançar é destruição, tristeza. O que fazer?

Deus, através do profeta, orienta a busca pela restituição. Só o Senhor, pode restaurar os campos. Ele não convoca o povo a prantear pelo que se foi, mas pelo que haveria de vir. A busca, a total entrega a Deus, transformaria os campos: "Vos envio trigo, o mosto, e o azeite, e dele sereis fartos" Jl 2:19.

Ao cair a chuva temporã e serôdia, tudo seria restituído, em "justa medida". Assim é conosco. A chuva, poderá tardar ou vir precocemente, ela, inicia um novo tempo.

A chuva serôdia veio sobre ele:

Jacó: Trabalhou 20 anos para Labão. Este, mudou seu salário dez vezes. Jacó sofreu humilhação, fome, frio, foi roubado e trapaceado. Mas, quando Deus enviou a chuva serôdia sobre ele, Jacó, partiu em direção as promessas. A serôdia superabundou. Os campos outrora áridos se tornaram férteis. Na descendência de Jacó, a restituição, aleluia!! Um novo tempo. Jacó se chamaria Israel, descendência do Senhor. Gn 29,30,31.

Ela, recebeu a temporã:

Maria
: Noiva de José, ainda virgem, acolheu em seu ventre, O Salvador Jesus. Imagino o escândalo que o fato teria causado: "Aquela Maria, parece santa, mas, nem casou e já está grávida". Os olhares, as repreensões os murmurinhos. "a praga de locustas" se apresenta nos relacionamentos de Maria. Entre sua vizinhança, seus familiares, amigos. Como explicar? Como se apresentar a sociedade? Quem acreditaria nessa história de "gerado através do Espírito Santo"? A locusta devorava em meio a chuva temporã. Maria, a mais agraciada, de todas as mulheres, grávida antes do tempo. Os frutos dessa chuva, abundaram para a vida eterna. Jesus, marcaria a humanidade para todo o sempre, passando até a dividir a história em a.c e d.c. Um novo tempo, nasce o Salvador!

Ele sustenta:

Quando Deus envia a temporã e a serôdia, Ele capacita para a colheita. Aleluia!! Ele sustentou Jacó, Maria, sustentará a mim e a você.

Estudar sobre essa passagem do livro de Joel, fortaleceu minha fé. Me fez olhar para algumas "áreas devastadas", com certeza de vasta colheita, no tempo determinado por Ele. Que assim seja para vós, filhos de Sião.

Consultas: Mini Dicionário Aurélio, pg 635. Magno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, pg 851. Bíblia de Estudo Plenitude, Almeida J. F.,Revista e Corrigida, SBB.

36 comentários:

Unknown disse...

Li o livro de Joel todinho, me enterecei pela chuva temporã e a serondia, li o comentário do amado Pastor e gostei muito, que Deus possa continuar abençoando o Senhor

Wilma Rejane disse...

Amado irmão Marcos,

Obrigada por expressar sua satisfação com o estudo.

Não sou pastor. Mas, já estou acostumada com os comentários dirigidos a mim como se eu fosse do sexo masculino: Pastor, irmão...

Minha foto e perfil estão no finalzinho da página, lado esquerdo.

Deus o abençoe, serás sempre bem vindo nessa Tenda.

Com carinho.

Unknown disse...

Gloria a Deus pela sua vida pastor...sou jovem e preciso muito desse tipo de estudo pra fortalecer minha fé e ser ajudado cada vez a compreender a palavra do senhor!!!

Anônimo disse...

IR. WILMA,COMO É BOM LÊ SEUS COMENTÁRIOS BIBLICOS, QUE O ESPIRITO SANTO ESTEJA SEMPRE TE ILUMINANDO PARA INSPIRA-LA CADA VEZ MAIS. UMA ABRÇAÕ

Anônimo disse...

Olá Wilma, um excelente texto. Possibilita acrescentar mais esperança a nossa caminhada.
Parabéns que Deus a abençoe.

Ene disse...

Wilma, estava fazendo um estudo do livro de joel e ao pesquizar sobre as chuvas tenporã e serôndia tive seu estudo cmo resposta. Foi uma grande benção! Completou de forma clara meus estudos bíblicos e edificou muito minha vida. Deus a abençoe.

Anônimo disse...

Que maravilhosa compreensão, os termo seródia sempre me chamou a atenção, mas só hoje, lendo Joel, me interessei em seu significado, e seu texto, que sabe não foi pra mim uma chuva seródia... Que venham seus frutos...
abs, Fátima

Unknown disse...

Ola,gostei muito desse estudo e vou fazer uso dele pra uma pregação.
Que Deus abençõe grandemente vcs.

cissa disse...

Observando a palavra do Senhor li a respeito e resolvi me aprofundar isso me ajudou para uma apresentaçao que pretendo fazer com os jovens Deus continui te abençoando.

Unknown disse...

Irmã Wilma, parabens pelo belo texto cheio de graça e esperança.
essa é a mensagem principal para nós que o livro de joel quer transmitir. que o tempo de buscar ao Senhor e de fazer um entrega completa a Ele se faz necessário, ate mesmo urgente. a chuva temporã tambem marca o inicio do ultimo periodo da historia humana quando n pentencostes o Espirito foi derramado e grande poder foi dado à obra da pregação do evangelho.
agora estamo no tempo da chuva serôdia que cai para a colheita final da seara do Senhor. O Espirito esta a ser novamente derramada num amedida diferente da que temos sentido ate aqui. mas pra receber o poder de Deus precisamos busca-lo de uma forma especial. que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Olá, Wilma. Seu texto é uma bênção.
Traz alento e muita esperança. Que Deus a abençoe.

Francisco Lima

bruno dos santos disse...

A PAZ, QUERIDA IRMÃ WILMA RAJANE QUE DEUS A CONSERVE NESSA SIMPLICIDADE, COM ESTUDOS TÃO PROFUNDOS E EDIFICANTES. SOU ONRRADO POR ME TORNA MEMBRO DO SEU BLOG.

Unknown disse...

GOSTEI DA COLOCAÇÃO DE SERODIA E TEMPORÃ..
FICOU MIAS ESCLARECIDO PRA MIM...

Adventista disse...

o que é a chuva temporã e serôdia trasendo para o espiritual?
é a descida do Espirito Santo sobre a igreja,mas para mim compreender a chuva serodia eu preciso compreender a temporã, e para mim entender ou melhor para mim saber se eu tenho o Espirito Santos é só voce ver como está tua vida, a palavra de Deus tem mudado teu modo de ser,"a vida crista não é um melhoramento da vida antiga, mas é uma transformaçao da minha naturaza", e isso só pode ser através do Espirito Santo em minha vida,e Ele me guiará a toda verdade,e a verdade é obedecer a sua palavra guardando os seus mandamentos, leia exo:20:20 mat:5:17 e veja o que o Senhor quer que voce faça.obediencia."a nao ser que estejamosdesenvolvendo diariamente na exemplificaçao das ativas virtudes cristãs, nao reconheceremos as manifestaçoes do Espirito Santo na chuva serôdia,agora no tempo do fim,lembre-se que a guarda do Sábado é o selo de Deus Eze:20:20 e 12

joelsonp melo disse...

Pb:joelson paz do Senhor gostei pastor do seu estudo que Deus continui lhe abençoando que as chuva temporã e serôdia continui em nossas vidas estou lendo o livro de joel com mas atençao fik na paz amém

Luis Aquino disse...

Um dos principais assuntos do livro de Joel é o chamado "dia do Senhor", o dia de Sua vinda. Um dos símbolos do Espírito santo é a água, a chuva. Assim o profeta fala que antes que venha o Dia do Senhor, Ele proverá seu povo com a chuva do Espírito, o "derramamento" do Espírito em forma de chuva; a temporâ e a serôdia. A temporã se deu na festa de pentecostes citada nos Atos dos Aóstolos, quando eles foram dotados de dons especiais para com poder iniciarem a pregação do evangelho; a serôdia é um derramamento especial e completo para prover a igreja de poder para a finalização da obra de Cristo preparando os crentes e neófitos para o reencontro final e definitivo com o Senhor.
Que o amor e a paz do Senhor estejam contigo.
Luis Aquino
aquino01@uol.com.br

Anônimo disse...

Revendo o comentário do Irmão Adventista.

"O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado." (Marcos 2.27)

Deus deu ao homem o poder e o governo sobre tudo o que se passa na terra.

Paulo diz que devemos "Remir o tempo", sendo assim, compreendemos que até mesmo o tempo; não podemos para-lo ou acelera-lo mas podemos controla-lo da forma que queremos e fazer dele o usa da forma que queremos, temo este controle. O tempo tem haver com segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos.... Temos o controle.
Isso é dom de Deus para nossas vidas.

Jesus aquele que nos SALVOU disse:
"O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado."

E o que dizer diante da declaração do Rei da Glória.
É "Ele quem nos chama, Ele quem nos santifica, Ele quem nos Glorifica."
"Porque d'Ele e por Ele são todas as coisas."

Se Jesus falou, está falado!
Não tem argumentos contrarios a Palavra de Jesus, pois é ela que nos libertou e nos Salvou!

que a Paz esteja com os irmãos!

Marcos Rodrigues disse...

Quero deixar uma consideração para o postulante ANÔNIMO.

O seu entendimento sobre REMIR o tempo é errôneo, sem fundamento e totalmente sem circunstância para o assunto a que se fere. Quando fala sobre a pseudo forma que o homem tem de gerir o tempo próprio abarcando esta gerência com a vontade própria erra no conceito primo da exegese bíblica considerando que o tempo próprio não nos cabe gerência. A bíblia exemplifica sobre este assunto na tangente de Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Jesus em suas parábolas. Ao abandonar o sábado como o dia do Senhor dispensa o amor a Deus criador de todas as coisas, umas vez que tudo o que Deus fez é eterno, bom e abençoado. Jesus descansou das obras que fez da mesmas forma que Deus, tudo isso no sábado (posto aqui que não sou adventista). Ao dizer que se Jesus disse tá dito, sucumbe a Majestade de Deus em face a obediência do Filho em cumprimento a tudo o que o Pai mandava que Ele fizesse. Disse: "as palavras que eu falo não são minhas mas do pai que me enviou". Realmente o sábado foi feito por causa do homem uma vez que a criação de todas as coisas assim concorreram. Mas tendo o homem a imagem e semelhança do Criador cabe ao Criação descansar no mesmo dia que o Criador. O sábado é sim perpétuo se compreendermos a perpetuidade da Arca do Concerto e de tudo o que foi posto dentro da mesma. Assentir com o cumprimento dos mandamentos é condição "sine qua non" para entender que Jesus cumpriu a lei mosaica e ainda mais o amor a Deus e ao Próximo. No livro do profeta Isaias cap 8 19 e 20ss diz: Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Paradigma sobre os mandamentos (10) e o testemunho que se deve dar deles. O que fazem os mortos (aqueles que se desfazem do sacrifício de Jesus e dos Mandamentos de Deus) para continuar no mundo das trevas quando consultam seus próprios desejos e ainda consultam ou seguem ritos de outros? A palavra fala e clama pq é viva e eficaz.
Meu Caro Anônimo (preferia chamá-lo pelo nome, mas quem conhece o motivo da sua vontade de se esconder sob o manto da invisibilidade é vc), pense bem antes de escrever sem coerência ou com alguns textos bíblicos como fundamentos para alicerçar suas teorias pessoais. Jesus salvou a todos sendo Judeu morrendo Judeu em morte Romana, mas renascendo após um sábado de descanso, passando três dias e três noites no entre nas mãos dos homens da mesma forma que Jonas no grande peixe. Tudo pela palavra de Deus, pelo seu Pai, pela verdade, pela vida, pelo Amor e pela devoção e certeza daquilo em que cria. Paulo disse: Cri por isso preguei...e eu digo: Creio por isso escrevo e combato o erro. Shalom Aleichem!

Anônimo disse...

Caro Irmão Marcos, compreendo as suas colocações, mas não concordo com as mesmas.

Sua resposta feito tanto equivocada ao meu comentário.

Quando me refiro ao tempo, tenho plena certeza do que estou falando.
Eu posso desfrutar do meu dia da maneira que eu bem entendo.
Da mesma forma que posso passar horas orando, e buscando a presença de Deus eu posso jogar video-games, ou ficar na internet e ficar na internet lendo sobre passagens biblicas(eu gosto disso).

Jesus veio para que?
Para cumprir a palavra do Pai.
Quando eu digo, "Jesus disse está dito" não há erro. Porque?
Porque Jesus vivia a Obediência, a palavra que está n'Ele era a mesma que está no Pai.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3)

Eu quis apenas mostrar algo que creio e muito.
Nós como de obrigação devemos estudar a Bíblia, mas estudar de verdade, o contexto e tudo mais.

Sabe, eu achei muito interessante a sua resposta, mas existem afirmações que não têm nexo algum.

"Ao abandonar o sábado como o dia do Senhor dispensa o amor a Deus criador de todas as coisas, umas vez que tudo o que Deus fez é eterno, bom e abençoado. Jesus descansou das obras que fez da mesmas forma que Deus, tudo isso no sábado."

Vejamos:
"E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." (Marcos 2:23-28)

Jesus curava no Sábado, comia no sábado, se formos ler a fundo, o sábado era como um dia normal para Jesus. Marcos completa o texto dizendo "Assim o Filho do homem até do sábado é senhor".

Assim, vejamos as Afirmações de Paulo na carta para Gálatas:
"Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo."

Percebo com isso que, através de Jesus fomos adotados, Filhos de Deus, somos.
Marcos diz "Assim o Filho do homem até do Sábado é Senhor."

Jesus no disse: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."

Quando Jesus usa essa colocação, Ide e Fazei, não é um dia do mês, nem tampouco do ano que devemos tirar as bíblias velhas e empoeirada da da estante.

Na colocação da ordem de Jesus ele usa Ide, e Fazei. Ele está apresentando o que devemos fazer.
A partir dali, devemos usar outra maneira de pronuncia este mandamento. Indo, e Fazendo.
Jesus mandou ir. "Portanto, Ide".
Agora, pois, estou indo, fazendo.
Isso é no dia a dia, Segunda, Terça,..., Sábado.
No trabalho, em casa, na escola, no ônibus..

Deus quer que venhamos usufruir dos dias que temos aqui da melhor forma. "Comereis o melhor desta terra."

Devemos fazer a vontade de Deus, e não deixar alguns equívocos nos parar.

Obrigado!
Que Deus os Abençoe!

Felipe.

Marcos Rodrigues disse...

Minha réplica excede em caracteres o suporte do blog. Por este motivo enviei via email para o Anônimo, caso o blog consiga postar foi feito envio para o mesmo.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Se desejarem minha réplica enviem email para

marcosrodriguesxl@gmail.com

Shalom aleichem!

Felipe disse...

Não recebi nenhum email.
Mas te enviei um, pedindo sua réplica, seria ao meu ver mais interessante o senhor fazer um bom Resumo e postar aqui para debatermos juntos está questão.

Att.
Anônimo

Marcos Rodrigues disse...

Atendendo pedido do Sr.Carlos Felipe (conhecido aqui como Anônimo), enviei email com a réplica para o email particular do mesmo. Sobre o resumo aventado pelo Sr Carlos Felipe não será viável, neste momento, devido a quantidade de laudas emitidas para a réplica.

Felipe disse...

Li a réplica do Irmão, e já escrevi minha singela resposta. Enviarei por email a quem todos que sentirem a curiosidade de participar deste debate.

Att. Felipe
sumbach@live.com

"Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão"

Luizinho disse...

muito boa e convencente resposta. gostei muito. um abraço. Luizinho Batista novo Osasco. Deus o abençoe.

Matu disse...

Pelos conhecimentos que tenho da Biblia, entendo que todos os dias é dia de adoração ao nosso Deus, pois, para isso Jesus morreu na cruz por nós.

Anônimo disse...

Irª Wilma,
Estou passando por um problema no meu relacionamento com meu futuro marido, simplesmente uma confusão em sua mente que o deixa duvidoso se deve casar comigo ou não...nesse tempo estamos afastados, ele preferiu assim para que pensasse melhor...e Estou sofrendo bastante! Enquanto pedia direção a Deus, Ele me mostrou de forma surpreendente o livro de Joel, e pude entender que meu namoro precisava de ajustes, se não meu futuro casamento poderia não dar certo...Não está sendo fácil, mas sei que Deus está preparando meu noivo pra mim, e eu pra ele...Enquanto pesquisava sobre esse trecho de joel, tive sua mensagem como resposta, e como foi uma resposta mesmo pra mim...estava em duvida do que Deus queria, agora, tenho certeza da vontade do Pai, em jejum, oração, humilhação e pranto estou aos pés de Deus, e sei que em breve poderei também sentir Suas chuvas temporã e serodia sobre mim!
Deus a continue abençõando como abençoo minha vida!!

Jéssica.

alessadro.... de goias disse...

A paz amados meu nome Alessanddro pastor da igreja mundial do poder de Deus gostei muito do seu estudo se as pessoas passasem a ler estudo como esse o mundo teria muito mais amor paz e oportunidade e mais visao meu querido meu endereço e alessandrobatista.impd@gmail.com mande ideias APAZ MEUS AMADOS............

Wilma Rejane disse...

Paz do Senhor Pr. Alessandro!


Você pode se inscrever para receber novos artigos do blog através de seu e-mail. O formulário está no finalzinho da coluna, a direita do blog.

Obrigada,

Deus o abençoe.

coelho disse...

Paz irmã Wilma, parabéns vc tem abençoado os que buscam no SENHOR JESUS alimento para vossas vidas,aqui não tem faltado! que DEUS continue a te usar como canal de bença,Pr.Adilson

Anônimo disse...

Parabens minha irma.
Que Deus te abencoe sempre te usando e te dando grande sabedoria.

Anônimo disse...

A paz, olha onde você disse que esta escrito joel 2.15 e 16. onde fala que os sacerdotes, ministros do Senhor ... está em JOEL 2.17. e a mensagem de JOEL 2.23 na minha bíblia está diferente,(ele vós dará em justa medida a chuva) na minha bíblia está (ele vós dará ensinador de justiça, e fará descer a chuva)JOEL 2.23. Apensas uma observação. Eu costumo ler e observar se é assim mesmo como os beréanos de Atos 17.11..

Wilma Rejane disse...



Graça e paz de Jesus, Elias.

A citação não está incorreta,irmão. Pode estar incompleta porque os versos 15 e 16 também dizem respeito aos sacerdotes.

Quanto a Joel 2:23 é uma questão de tradução, minha Bíblia (Plenitude) consta:

Joel 2:23

"E vós, filhos de Sião,regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor,vosso Deus, porque Ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Estava lendo Tiago 5.7 que fala sobre as chuvas temporã e serôdia e fui pesquisar o significado dessas chuvas quando me deparei com esse magnífico estudo que me tirou todas as dúvidas sobre o assunto. É de muito proveito espiritual. Deus abençoe mais e mais a todos. A paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Lucia disse...

Querida irmã, verdadeiramente o Senhor tem derramado chuvas de bênçãos sobre todos nós. Podemos aplicar os textos sobre as chuvas temporã e serôdia, como o derramamento do Espírito Santo em nossa vida. O povo de Israel dependia dessas duas chuvas para ter uma boa colheita. Mas a grande responsabilidade era cultivar a terra. A chuva temporã era a primeira chuva que preparava o solo para a semeadura, e a segunda chuva, a serôdia era responsável para amadurecer o grão para a colheita. Assim hoje Deus está enviando sobre nós achuva temporã para que possamos semear a Palavra, e depois enviará a serôdia para fazermos a colheita, as almas alcançadas pela Palavra. No pentecostes os discípulos receberam a chuva temporã e ficaram cheios do Espírito, nós hoje devemos nesses ultimmos dias, clamar ao Senhor que derrame a serôdia para potencializar o trabalho missionário, para apressar o Reino de Cristo. Bjs querida!!! Deus continue te abençoando

Boas dicas disse...

O Espírito Santo é a maior bênção que um filho de Deus ou a
igreja pode receber. Em Sua esteira vêm todas as demais bênçãos
espirituais.
Constitui o Espírito Santo a terceira pessoa da Divindade, e é
o representante pessoal de Deus e de Cristo. É o poder que opera no
coração para abrandá-lo e mostrar-lhe sua necessidade. Sem Ele
não se converteria uma só alma.

Unknown disse...

Ninguém vos julgue pelos dia e pelas festas, pelo comer, tudo
é de Deus.