Evangélicos em Cuba




Cuba é uma ilha , a maior das Grandes Antilhas. Situa-se na entrada do golfo do México, é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo mar das Caraíbas. Segundo estatísticas realizadas em 2008, Cuba, possui 11.423.952 habitantes. Desse total: 65.06% são brancos, 22.86% mulatos, 9.08% negros e 2% asiáticos (chineses). Entre o número de mulatos estão incluídas as pessoas de herança tri-racial: branco, negro, e chinês.

Segundo o site Portas Abertas, o País ocupa o 33º no ranking de perseguição aos cristãos. A religião em Cuba, está dividida da seguinte maneira: católicos praticantes 38,8%, ateus 35,4%, religião yoruba (santeria) 17%, protestantes 6,6%, e os sem filiação/outros 2,2%.

O número de católicos, já foi bem maior, representou 80% da população. Mas, a exemplo do que ocorre em outros países, muitas pessoas, nomeadas católicas, não são praticantes. Segundo a TV católica Canção Nova, "Dos 11,3 milhões de cubanos, apenas 3% são católicos praticantes. O país conta com apenas 250 padres e 300 religiosos." A religião denominada Santeria, semelhante a Umbanda brasileira tem muitos adeptos. Ela tem forte ligação com a igreja católica. Para se ter idéia, só é aceito na Santeria quem for batizado no catolicismo.

A igreja evangélica, em Cuba, vive uma fase de crescimento. Apesar das restrições. Fidel Castro, havia implementado leis que exigiam que as muitas "casas igrejas" em Cuba, se registrassem junto ao governo comunista. Lares não registrados eram proibidos de serem usados como locais de culto:"O ditador comunista duro de matar passou 47 anos tentando exterminar o Cristianismo em Cuba. Agora ele entregou o poder — e as igrejas evangélicas em Cuba estão mais fortes do que nunca". As Assembleias de Deus são a maior denominação evangélica da ilha, tendo várias centenas de igrejas estabelecidas bem como milhares de células de grupos ou “casas de culto”, como são chamadas. Há cerca de 15 mil desses lares em Cuba.

Segundo o Pr. Batista, Antônio de Mattos Galvão, Cuba tem vivido o mover de Deus: “Encontrei igrejas grandes, duas com mais de mil membros, e várias com 500, 600 membros, que abriram novas missões e congregações através das células de oração; essas células se multiplicam por todo o país e, em poucos meses, se transformam em igrejas nos lares”.

Houve um tempo em que era muito difícil ter um exemplar da Bíblia em Cuba. Não só da Bíblia mas de outras literaturas. O governo restringe informações. Internet, por exemplo, é um privilégio rigorosamente controlado. Apenas a elite, considerada confiável tem acesso. São cerca de um habitante para cada cem computadores. As informações disponíveis sobre Cuba, são, na grande maioria desatualizadas.

Essa é a mais recente das notícias. Nove de Julho desse ano. Eis todo o conteúdo da matéria:"CUBA INAUGURA PRAÇA DA BÍBLIA. Inaugurado em Cuba o primeiro MONUMENTO À BÍBLIA. Prova do Poder de sobrevivência da Palavra de Deus em qualquer lugar do Mundo."


Segundo missionários e pastores residentes em cuba, brevemente o Evangelho irá alcançar muitos cubanos:"O experimento comunista de Fidel não funcionou, seus duros esforços para exterminar o Cristianismo foram um tiro pela culatra, e nossos irmãos e irmãs de Cuba logo estarão se espalhando aos quatro cantos do mundo como prova de que Jesus sempre tem a última palavra."

Obs:Tive curiosidade por saber dos evangélicos em Cuba. Que dificuldade! Artigos antigos e muito resumidos. A menos que se tenha um correspondente direto, fica dificil se manter atualizado sobre Cuba. Isso me motivou a reunir o que encontrei de mais recente. Assim, outros terão maior facilidade em encontrar notícias da Igreja em Cuba. Sei contudo, que ainda deixo a desejar.



Fontes:indexmundi
unidadegospel
portas abertas
Junta de Missões
estudos gospel
cetela.com
cubadomaisforsale.com
Artigo:Cuba A Igreja Resiste e Vence, O Que Fidel Castro Não Pode Deter, do jornalista, Editor da Revista Cristã, Charisma, J.Lee Grady. Presente no link acima Estudos Gospel.

Um comentário:

Unknown disse...

Conheço um pastor cubano q pode te enriquecer com mais informações sobre Cuba. O nome dele é Julio Cesar Caravia. Está no Facebook.