O Barco de Pedro




" E entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e assentando-se, ensinava do barco a multidão" Lc 5:3.

Pedro e seus companheiros pescadores tiveram uma noite frustrante. Nenhum peixe. Só restava encostar o barco e limpar as redes. Seria um dia difícil. Sem clientes, sem dinheiro. Jesus, passava por ali, seguido por uma multidão. Viu a cena: Pedro, conversando em alta voz com André. Falando da dificuldade da profissão. Das contas a pagar. Pedro, estava insatisfeito com o ofício. Quem sabe, mudar de ramo, seria uma ótima alternativa.

Jesus, se aproximou, cumprimentou Simão e sentou em seu barco: "Posso usá-lo?". "Claro, claro! Responde Simão, prontamente. "Só te peço que o afaste da terra"- Jesus podia afastá-lo, mas, quis a participação do pescador- Pedro, o empurrou com cuidado até a água. Todos, sentaram na areia para ouvi-lo.

Jesus, falou sobre perseverança. Não desistir. Confiar. Falou sobre Deus. Seu poder e domínio. Ele usou a linda paisagem do lago de Genesaré (ou mar da Galileia), para ilustrar a mensagem. Falou sobre os bons e "maus" dias. Sobre superação. Pedro, André e os demais, ouviram atentamente. Jesus, os fez acreditar que em algum lugar daquele lago havia um tesouro a ser explorado. Havia uma imensidão de peixes para serem pescados. Pedro, e os demais, precisariam "Tirar o barco da areia".

Barcos, vazios na areia, podem representar desilusão, fracasso. O de Pedro, representava. Por isso, Jesus pediu: "Afaste o barco da areia". O Mestre, queria abençoar Pedro. Ensiná-lo, como ser próspero . Era preciso, contudo, entregar o barco. O barco, aqui, representa a vida de Pedro.

" Faze-te ao mar alto e lançai vossas redes para pescar. Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas, sobre a Tua Palavra, lançarei a rede" Lc 5:4,5.

A mensagem de Jesus, mexeu com Pedro. Despertou sua fé. Ele, não hesitou em obedecer. Não justificou seu mal desempenho na noite passada. Confessou seu fracasso, mirou no futuro. Viu, um barco cheinho de peixes. Jesus, em sua companhia, com um leve sorriso nos lábios dizendo: "Simão, Simão, eu posso fazer muito por você se me entregares a vida". Lançou a rede.

E foi no mar alto que a rede transbordou. Simão sorria alto, acenava para seus colegas, em outros barcos, queria dividir a pesca. Já não era um homem frustrado, cheio de preocupações. Que mudança! O barco de Pedro, é uma representação da nossa vida. Cansada, atribulada, infrutífera. As redes, vazias, representam o espírito humano, carente de Deus. Redes que precisam serem lançadas ao mar alto. Lugar de profundidade. Assim, deve ser nosso relacionamento com Deus. Intenso, intímo, profundo. Precisamos entregar o barco e lançar a rede.

"Tire o barco da areia". Deixe que a Palavra de Deus o conduza. Ele, dará ordem ao mar para que envie seus peixes, até o barco transbordar. Entregue e confie. Pedro, se confessou incapaz, entregou a direção. Sua vida, nunca mais seria a mesma:

"Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens, e levando os barcos para a terra, deixaram tudo, e o seguiram" Lc 5:10,11.

"Pescador de homens". A multidão de peixes mudou a vida de Pedro. Ele, mudaria a vida de multidões. Em todo o mundo. Sua conversão não se deu naquele dia, ao ouvir Jesus em Genesaré. Mas, ali começou um processo na vida de Simão. Ele abandonaria o barco, na areia, de uma vez por todas ( verso 11), para usar o seu barco, sua vida, em favor dos desiludidos. Tudo porque obedeceu. Deixou Jesus comandar seu barco e lançou as redes em águas profundas.

Citações: Bíblia Sagrada. Almeida, J. F., Revisada e Corrigida, SBTB. Evangelho de Lucas.

5 comentários:

Mimi disse...

passei rapidinho pra deixar o convite:
http://amiracleinsideofme.blogspot.com/
bom domingo! bjos

rodrigo servo disse...

muito interessante essa passagem ,eu tenho uma pregação dentro dela , quero compartilhar com meus amigos leitores algo que DEUS me deu dentro dela ,o interessante é que jesus mandou pedro ir para as partes mais profundas do mar , tiro pra mim que DEUS quer realizar o milagre em nossas vidas na área mais profunda aonde as pessoas acham que é muito difícil acontecer o impossível ...É muito importante notarmos que jesus mandou ele lançar as redes !!! temos que lançar nossa fé em jesus ,enquanto outros lançam fé em deuses pagãos e nada acontece ,nós estamos do lado daquele que tem todo o poder ,cabe a cada um do nós fazermos com que eles enxerguem o DEUS verdadeiro amém ...

gustavo 11 anos cabreu disse...

ótima palavra, quero frisar só o ultimo versiculo dessa passagem a qual Simão e todos os que estavam com ele, deixaram tudo e o seguiram, eles nem pararam para contar os peixes, porque o milagre verdadeiro foi a sua tranformação um novo homem em cristo, eles nem se preocuparam com o material e sim seguir o Senhor.amem que possamos abrir mão de tudo que nos prende de chegar a jesus...joao 5.11......

Francinaldo Santana disse...

Acho esta passagem maravilhosa e sempre nos fala de uma forma especial, Jesus me revelou nela que assim como Pedro muitos têm "trabalhado" em vão, por Jesus estar fora do barco acabam frustrados e derrotados mas quando Jesus entra no barco a história muda Ele transforma frustração em vitória basta "lançar a nossa rede( fé,esperança,confiança,conviquição)em sua Palavra, eu profetizo sobre vc leitor que hoje o Senhor está mundando a sua frustração em vitória creia!Aleluia!

MATHEUS WILLIn disse...

ESSA PALAVRA MEXEU MUITO COMIGO POR QUE PEDRO PENSOU EM DESISTIR PEDRO PENSOU EM PARAR MAIS JESUS PASSOU ALI E ENSINOU QUE NÃO PODEMOS DESISTIR TEMOS QUE LUTAR ATÉ O FIM POR QUE MUITAS DAS VEZES DEUS POE UMA PROVA EM NOSSAS VIDAS E NÓS JA QUEREMOS DESISTIR EU QUERO FALAR ALGO DA PARTE DE DEUS PARA TUA VIDA NAO DESISTA DEUS É CONTIGO PERSEVERE VÁ ATE O FIM!!!!APARTIR DE HJ VCS VAO SER PESCADORES DE ALMAS!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...