Tráfico de Orgãos no Brasil




Segundo um relatório realizado pela Policia Federal, no ano de 2007, o tráfico de orgãos no Brasil, é o terceiro crime organizado, mais lucrativo do Brasil. No ano de 2003, após a descoberta de uma quadrilha de orgãos, instalada no Estado de Pernambuco, uma CPI foi instaurada. Trinta pessoas foram indiciadas.Até agora, ninguém foi preso.

Na operação Fura Fila, da Policia Federal, realizada em Agosto do ano passado, vários médicos, foram indiciados por cometerem irregularidades com orgãos transplantados. Foi preso o médico Joaquim Ribeiro Filho, acusado de operar pacientes fora da ordem na fila de transplantes de fígado. Todos os envolvidos no inquérito já estão em liberdade, exercendo a profissão normalmente. A justiça, alegou que os orgãos utilizados pela equipe de médicos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho eram "marginais". Ou seja, fora das condições ideais de tamanho, peso e gordura. O caso, parou por aí e ao que tudo indica, está esquecido, da mídia e dos tribunais. Inesquecível, porém, para os que foram prejudicados na fila de transplantes de fígado no Rio de Janeiro. Abril.com

A Revista Galileu, em sua edição de 30/07/2009, publicou uma reportagem sobre o caso intitulada:"Vendem-se Orgãos". No artigo, há uma denúncia grave, envolvendo o médico Drauzio Varella:

"A mesma organização teria levado o médico Drauzio Varella a apresentar uma série de TV sobre transplantes,destinada a fazer o público acreditar que a doação de órgãos é segura" (afirmação da freira Maria Elilda Santos, criadora da ONG Organ Traffic).

Paulo Pavesi, um gerente de Sistemas, que a 8 anos luta contra a máfia de orgãos no Estado de Minas Gerais, qualificou a reportagem da Revista Galileu como "tendenciosa, servindo aos interesses da máfia". Pavesi, perdeu um filho, de 10 anos, no ano 2000. Ele reuniu uma enxurrada de documentos comprovando o comércio ilegal no Brasil. O pai do garoto, está asilado na Itália, sob proteção Internacional do Governo Italiano.

Rota do Tráfico

Clique na imagem para ampliar

As filas de pessoas a espera de transplantes no Brasil são quilométricas. Muitas, sem perspectivas de receberem um novo orgão, devido a morosidade do sistema. Enquanto isso, orgãos são comercializados a preços exorbitantes, de forma ilegal. Em outros países, a situação também é tenebrosa, veja tabela de preços de um rim:

Para melhor visualização, clique na imagem

A impunidade reina para esses traficantes. Como se não bastasse um sistema de saúde público falido, pessoas morrendo por falta de assistência médica e tratamento adequado, ainda existe a insegurança causada pela máfia do comércio ilegal de orgãos. Que se faça justiça nos tribunais desse país.

2 comentários:

Sammis Reachers disse...

Excelente post sobre este assunto tão pouco divulgado/investigado, como é também o tráfico humano...
Em ambos os casos há conivência de pessoas em altos cargos, em vários países. Como lutar contra tal canalha? Denunciando e punindo exemplarmente.

Irei republicar este texto no Cidadania Evangélica, citando os créditos. Devemos divulgar estes temas o mais possível, para despertar os que dormem.
Sobre tráfico humano, a ONU tem uma agência só para lidar com essas questões - há mesmo e-books deles, traduzidos em português e gratuitos. Assim que eu encontrar aqui em meus extensos e confusos arquivos, vou publicar a chamada sobre isso, e os links para download.


Aproveitando, queria lhe convidar para ser participante do blog Confeitaria Cristã (http://confeitariacrista.blogspot.com ). Caso queira participar, me escreva em:
sammisreachers@ig.com.br

Deus lhe abençoe minha irmã!

Wilma Rejane disse...

Irmão Sammis,

fico muito feliz com sua ilustre visita e tão enriquecedor comentário.

Entrarei em contato. Deus o abençoe.