Reconstruíndo a Babilônia




Tropas Americanas Fazem Guarda na Històrica Babilônia 90 Km ao Sul da Atual Bagdá

A Babilônia era uma das cidades da Mesopotâmia, região ao sul da Ásia entre o rio Tigre e o Eufrates, no atual Iraque e terras circundantes. Por volta de 2000 a.C., amoritas do deserto invadiram as cidades-estados sumerianas e acadianas e fundaram a cidade da Babilônia.

1º Império Babilônico – Formou-se a partir de 1.728 a.C., sob o reinado de Hamurabi, depois de campanhas militares contra cidades e povos vizinhos. Babel tornou-se a capital do império e pólo econômico e cultural. As principais obras literárias mesopotâmicas foram transcritas para o acadiano. Em 1.513 a.C., o império babilônico foi derrotado e saqueado pelos hititas, povo procedente da Capadócia, na Ásia Menor. Depois foram dominados pelos cassitas, elamitas e assírios.

Hamurabi (1.728 a.C. - 1.686 a.C.), sexto rei da primeira dinastia babilônica (amoritas), é o fundador do 1º Império Babilônico. Conseguiu unificar os semitas e os sumérios. Durante seu governo, cercou a capital com muralhas, impulsionou a agricultura, restaurou os templos mais importantes e instituiu impostos e tributos em benefício das obras públicas. É autor do famoso código penal, o mais antigo da História, que leva seu nome. O Código de Hamurabi estabelecia regras de vida e de propriedade, estendendo a lei a todos os súditos do império. Determinava penas para as infrações, baseadas na lei de talião (olho por olho, dente por dente).

A Babilônia foi governada por várias dinastias, a última, foi a moderna dinastia Babilônica, que durou quase um século. Nabucodonosor foi o mais ilustre governante da história do Antigo Oriente, um dos imperios mais poderosos da história. Ele trabalhou na ampliação da Babilônia construindo muralhas e palácios.

Sadam Hussein, Rei da Babilônia: Hussein, quando subiu ao poder no Iraque, trouxe o sonho de reconstruir a antiga cidade da Babilônia – Hussein disse que os palácios e os lendários jardins da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo) surgiriam a partir do pó.

Tal como o poderoso Rei Nabucodonozor II que conquistou Jerusalém 2500 anos atrás, Saddam Hussein buscava a suntuosidade e começou a reconstruir o mais imponente edifício da Babilônia, a sala do rei Nabucodonozor II. Arqueólogos ficaram horrorizados, mas foram incapazes de parar Saddam. Disseram que ao reconstruir em cima de artefatos antigos não se preservaria a história, mas iria desfigurá-la.

Saddam, mandou fazer mais de 60 milhões de tijolos inscritos com as palavras, “Época de Saddam Hussein, protetor do Iraque, que reconstruiu a civilização e reconstruiu a Babilônia”. Os novos tijolos começaram a quebrar após dez anos. Saddam, possuia uma moeda com sua efigie em uma das faces e na outra a efigie de Nabucodonosor.

Invasão Americana Destruindo o sonho de Saddam:Sobre os tetos e paredes do palácio de Saddam, 360 murais de cenas da antiga Babilônia, Ur, e a Torre de Babel. Um enorme lustre pendurado a partir de um teto de madeira esculpida assemelha-se a uma palmeira. Nos banheiros, as canalizações e luminárias têm detalhes banhados em ouro. Quando as tropas americanas entraram abril de 2003, as janelas de vidro fumado haviam sido quebradas, o mobiliário removido, e detalhes arquitetônicos – interruptores de luz para torneiras – haviam sido arrancadas. Tornou-se então a morada dos militares da 7ª Divisão de Blindados do Exército britânico.

Profecias Cumpridas Para a Babilônia de Saddam Russein:Já estava profetizado pelo profeta Jeremias (cap 50 v 9), a 2600 anos atrás: "Eis que eu suscitarei e farei subir contra Babilônia (O Iraque) uma congregação de grandes nações da terra do norte e se prepararão contra ela". No mesmo versiculo e nos seguintes, o profeta deu o vaticínio do final da guerra, que se cumpriu: "dali será tomada, nenhuma das armas utilizadas contra ela será sem efeito, o Iraque servirá de presa. Já se submeteu, caíram os que a sustentavam, estão derrubadas as suas fortalezas. Ser lhe há pago conforme tudo quanto ela fez aos outros" .

Governo Americano Contribui Para Reconstruir Atual Babilônia:Um fato significativo tem sido pouco comentado pela imprensa ocidental : o governo do Iraque está avançando com seus planos para proteger os remanescentes arqueológicos da antiga Cidade da Babilônia, em preparação para construir a moderna cidade da Babilônia. O projeto, originalmente iniciado por Saddam Hussein, tem o objetivo de atrair "turistas culturais" do mundo inteiro para verem a glória da cidade mais famosa da Mesopotâmia. E mais: o governo norte-americano, na atual administração , está contribuindo com US$ 700.000,00 para o projeto "O Futuro da Babilônia", com orçamento do Departamento de Estado.

A agência de notícias Reuters reporta que "oficiais esperam que a Babilônia possa ser revivida e concluída como um rico destino turístico, com a ajuda de especialistas do Fundo de Monumentos Mundial (WMF - World Monuments Fund) e a Embaixada Americana. O projeto "O Futuro da Babilônia", deflagrado em fevereiro de 2009, busca "mapear as condições da Babilônia e desenvolver um plano-mestre para a sua conservação, estudo e turismo", afirma o WMF. "Não sabemos quanto tempo levará para ser reaberta para o turismo", declara Mariam Omran Musa, chefe de uma equipe de inspeção governamentel baseada no local. "Depende dos fundos. Espero que a Babilônia possa renascer com uma imagem melhor". Será o Presidente Americano o novo rei da Babilônia?

Ilustração de Portão Babilônica Época de Nabucodonosor


Replica Portão de Ishtar Atual Babilônia

Tropas Americanas Na Babilônia Durante a Guerra de 2003


Palácio de Saddam Hussein


Interior Palácio


"Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino" Dn 4:30,31


Fontes:www.globalsecurity.org
www.apocalipse.org.br
olavosaldanha.wordpress.com
preciosaesperanca.blogspot.com
www.passeiweb.com
www.tempodofim.com

Nenhum comentário: