Não Sou Urubu




Essa semana, presenciei um bando de urubus diputando um pedaço de carniça. Bem ali, pertinho de mim. Em uma rua próxima ao meu trabalho. Parei um pouco para observá-los. Como eram desunidos os urubus. Cada um puxava o pedaço só para si. Se bicavam e davam sopapos nos outros, tudo, por um nojento pedaço de carniça. Como podem gostar disso? Era aproximadamente meio dia, o mau cheiro exalava, sob o sol de quase 40º da linda Teresina. Que momento! Eu ali, sob aquele calor, suando, presenciando a cena nada bela dos urubus bem no horário do almoço. O rango deles, tava garantido. Meu estomâgo roncava mas, depois do que vi, já não tinha tanta pressa para almoçar.

Peguei o ônibus, de volta para casa, e no trajeto de 20 minutos, o comportamento dos urubus não me saia da cabeça. Não pude deixar de compará-los com pessoas. É isso mesmo! Tem muita gente se comportando como urubu. Não pode sentir o cheiro de carniça, que dá um voo razante e começa a degustar aquilo ali como se fosse o maná mais gostoso da face da terra. Depois, vomita tudo em cima de quem encontrar pela frente. Não é assim que a ave de rapina faz? Para defender seu ninho, ela vomita em quem se aproximar. Ugh!! A defesa do urubu, é o ataque.

Já ouvi muitas pregações sobre urubus e águias e as diferenças entre os dois pássaros. Não é um assunto original. Mas, é interessante e atual. Qual o pássaro é considerado mais excelente? A àguia. E o mais vulgar? O urubu. Há quem diga: "Os urubus, são de grande utilidade para a natureza, são os faxineiros de Deus". É verdade, Deus em sua eterna sabedoria, criou todas as coisas, com um propósito, o urubu, não faz seu trabalho em vão. E nós, com que propósito Deus nos criou?

"Bendito O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, O Qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado" Ef 1: 3-6.

Como gosto destes versículos!! Me fazem sentir como uma Rainha. Uma herdeira excelente. Cujo perfume, agradável, exala Cristo Jesus. Nenhuma semelhança com urubus. Cristãos, jamais deveriam se assemelhar a eles. Nem mesmo sob o pretexto de "limpar o templo". Porque quando Jesus limpou o templo de Jerusalém, o Seu templo, que era o seu espírito, era puro. Ele tinha autoridade, Seu cheiro, era agradável: "Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, O Teu Deus, Te ungiu com oléo de alegria mas do que a teus companheiros. Todas as Tuas vestes cheiram a mirra e alóes e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram" Sl 45:7,8. Jesus, não mirrou na carniça, mas, nos urubus. Xô urubus!! "Minha casa será chamada casa de oração" Mt 21:13.

A maneira como aqueles urubus, disputavam o pedaço de carniça, me fez lembrar de contendas. O egoísmo prevalecia. Não devemos ser assim. Que possamos repartir com satisfação, o que nos chega às mãos e os outros necessitam. Dias atrás vi em alguns blogs, fotos comprometedoras de uma cantora gospel, jovem e famosa. Confesso, me surpreendi com as atitudes dela. Também com os irmãos em Cristo que se alegravam com "a carniça", o mau cheiro que aquilo tudo exalava. Pensei: Senhor, ela está precisando de ajuda. Não seríamos nós os que primeiro deveríamos ajudá-la? Agir como urubu gera morte. Porque um só pedaço de carniça, é dividido para um bando, a custo de que? De contenda: Sopapos, bicadas, vômitos.

Os urubus, levaram a mulher adúltera até Jesus. Um bando deles. E o que fez o Mestre? "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra" Jo 8:7. Jesus, tratou com amulher e lhe despediu com uma advertência: "Vai-te e não peques mais" Jo 8:11. Jesus, eliminou o mal cheiro. Não compartilhou da carniça. Os abutres, foram envergonhados.

Eu não sou urubu! Não sinto satisfação com a desgraça alheia. Não limito minha visão a terrenos baldios, onde as coisas, se chamam restos. Não voo em círculos. Mesmo porque, não sendo urubu, sentiria enorme fadiga. O cheiro de carniça, me dá náusea. Urubus não cantam, crocitam. Amo cantar, louvar, tornar as coisas belas, musicadas. Gosto de construir na Rocha, não em lugares secos espinhosos, como as fêmeas dos urubus fazem. Se tem alguma "carniça" me incomodando, não a degusto, nem me contamino. Lanço-a nas correntes do mar, para serem levadas para bem longe. É verdade, o mundo cheira mal, urubus e carniça por toda parte, mas Deus me deu o direito de escolha. Escolho viver como águia. Não sou urubu.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS QUERIDA IRMÃ EM CRISTO GOSTEI MUITO DESTA MENSAGEM ESTIVE PROCURANDO UMA MENSAGEM SOBRE AGUIA E URUBU.ACHEI VARIAS MAIS TODAS AS MENSAGENS TBM DE URUBUS MAIS A SUA DE UMA VERDADEIRA AGUIA,PARABENS QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE PASTOR EDSON AGUIAR.VISITE MEU BLOG PEÇO PERMISSÃO PARA PEGAR JA PEGANDO RSRS ESTA MENSAGEM NO MEU BLOG.ABRAÇÃO!!!!