Cuba Libera Cultos Nas Prisões





A próxima caravana de voluntários
de Missões Mundiais que estará em Cuba entre os dias 16 e 24 de novembro já poderá realizar cultos nas prisões. Pela primeira vez em 50 anos o governo cubano abriu um novo espaço para a fé religiosa na ilha de governo comunista.

O presidente do evangélico Conselho de Igrejas de Cuba, Marcial Miguel Hernández, disse que a decisão foi anunciada em um recente encontro com autoridades do Departamento de Assuntos Religiosos do Partido Comunista e do Ministério do Interior, em Setembro desse ano.

"De modo oficial e sistemático, as autoridades penitenciárias e de Cuba nos comunicaram que a partir de setembro podemos oferecer cultos de acordo com as solicitações nas diferentes prisões", afirmou Hernández."Para nós, é a expressão e o ato de boa vontade das autoridades cubanas à proclamação da fé cristã", acrescentou.

As igrejas e o governo cubano estão superando a mútua desconfiança que marcou suas relações por décadas depois da revolução do líder Fidel Castro, em 1959. Quando o caráter comunista da revolução se acentuou, a partir de 1961, houve perseguição sistemática a líderes religiosos, fechamento de igrejas, prisão e expulsão de religiosos e até a proibição da comemoração do Natal no país.

Nenhum comentário: