Rio, Olimpíadas 2016


Favela no Rio, foto reproduzida para documentário internacional falando sobre "a violência no Rio"

Não recebi com alegria o fato do Rio de Janeiro sediar as olimpíadas 2016. Sei que politicamente, é um avanço. O Brasil, tem conquistado espaço no cenário mundial. O presidente Lula, é diplomata, e sua capacidade de negociação tem proporcionado acordos internacionais importantes. Sediar, uma olimpíada, é ter os holofotes do mundo, focados no País sediador do evento. Uma campanha turística que começa bem antes da abertura oficial.

Até que ponto, isto é benefíco, para o Rio? ou melhor, para o Brasil? Em declaração à imprensa, o Presidente afirmou: "Vai surgir uma nova cidade no Rio, sonho em ver as favelas brasileiras transformadas em Bairro". Por que, os investimentos para tornar esse sonho em realidade só estão sendo divulgados agora? É o segundo mandato presidencial, e as favelas, do Rio, continuam com os mesmos problemas, ou ainda piores.

"Agora, o governo brasileiro pode se preparar para colocar a mão no bolso. O projeto é estimado em R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na história do esporte nacional."

Fico imaginando se esses bilhões fossem investidos em educação. Em melhores salários para os professores, que teem que se desdobrar, lecionando em várias escolas para poderem ter uma vida mais digna. As promessas de bolsas de financiamento para atletas e professores já estão em alta: "poderemos prover bolsas escolares para alunos e professores, no Rio 2016, nosso legado será Real", disse Presidente Lula. Legado Real, seria uma Educação de qualidade, durante o ano inteiro, e não como campanha politíca.

É... já estão querendo vender o sonho "Rio 2016": "o Rio de Janeiro continua lindo, sem violência, sem favelas, sem tráfico, sem escolas depredadas, professores aterrorizados".... os problemas do Brasil acabaram, afinal vamos sediar uma olimpíada. Viva o Rio 2016!!"

Esse foi o clip da campanha "Rio 2016". Aonde estão as favelas? Elas não aparecem.


Clique na imagem para assistir


Fontes:esporte uol
esportes terra
janchipchase

Nenhum comentário: