Deus te Abençoe!




"E Simeão os abençoou no templo" Lc 2:34

Abençoar... o que exatamente significa isso? Quais são as dimensões de abençoar e as conseqüências de tal ato? Isto restringe-se apenas a esfera material - que significa acrescentar um bem a alguém - ou tem este ato implicações que para nós são desconhecidas à primeira vista?Necessitamos compreender melhor o que é e como funciona o ato de abençoar e suas conseqüências - bênçãos visíveis e invisíveis - para que possamos então, recebermos os benefícios advindos de tal ato divino.

Para isso examinaremos e buscaremos nas Escrituras as respostas às nossas dúvidas sobre o assunto. Porém, não pretendemos somente adquirir conhecimento sobre este assunto, algo que seja "mágico" e que funcione quando mais necessitarmos, nos facilitando assim recebermos as bênçãos de Deus, mas que através deste conhecimento possamos aprofundar nossas relações com a Divindade, e como conseqüência desta intimidade com Deus, possamos então ser abençoados, e por extensão, abençoarmos àqueles que estão à nossa volta em nome de Jesus!

Abençoar vem do grego EULOGEO, que significa "falar bem de", "louvar", "abençoar" e do hebraico BARAK, que basicamente significa "dotar de um poder benéfico". Este significado abrange tanto o processo de dotar como a condição de ser dotado. Sendo assim, o abençoar originalmente significava uma força benéfica que uma pessoa podia transmitir a outra, e que ficava em contraste com o poder destrutivo de amaldiçoar.

Através de sua origem podemos então entender que "abençoar" não consiste apenas no ato de dirigir-se à alguém de forma positiva, ministrando-lhe a Palavra de Deus, mas a interação de fatos que interagem entre si a ponto de serem comunicados por Deus à alguém que somente os repassa ao seu (ou seus) interlocutor(es), para que os mesmos possam, através da atitude deste que está ministrando a Palavra de Deus, crer e receber o ato abençoador de Deus. Através dele, traz-se assim à existência coisas e situações que até então existiam somente na mente e no coração daquele que ouve, pois até aquele momento não havia um veículo que pudesse fazer com que ele(s) cresse(m), e, consequentemente, trazer à luz e a existência o que estava em sua mente e coração.

O veículo usado então foi a Palavra de Deus que gerou a fé, e a fé sendo aplicada de forma correta - respeitando-se a soberania de Deus - traz o cumprimento da Palavra que está em Hebreus 11.1, que é justamente de trazer à existência aquilo que até então somente existia no coração daquele que ouvia, mas que agora, por causa da Palavra de Deus e da fé, passam a existir. Por isso dissemos que o abençoar não se limita a uma atitude, mas é uma interação entre Deus e o homem, que tem por objetivo alcançar o coração daquele que crê, para trazer o que nele reside às vistas do mundo incrédulo, de tal forma que o resultado do "ser abençoado" seja a glória de Deus! Amém.

Deus te abençoe!!

Fonte: Bíblia em Bytes

Nenhum comentário: