Um Milagre na Educação





"Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais" Is 41:18

Amados leitores, tenho estado muito atarefada nesses últimos meses do ano. Muitos projetos, sonhados, estão se realizando. Não reclamo da correria, sabem? Mesmo quando o corpo doí por inteiro, como se eu estivesse disputado uma maratona com algum corredor nigeriano. É! Esforço, além da capacidade natural! Bem, é sinal que estou viva! Prosseguindo e crescendo! Graças! Tenho experimentado a renovação de forças, através da graça Divina: "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" Is 40:31. É, ao acordar, deixo o corredor nigeriano "comendo poeira". Força total! Final do dia: "Meu Deus! Onde foram parar meus óculos? Um furacão passou por mim a mil por hora, parecia ele, o tal corredor, nenhuma chance de alcança-lo.

Um dos motivos, de tamanha "força tarefa", é uma especialização (intensiva) em docência do Ensino Religioso. Ela é resultado, de uma luta dos profissionais do Ensino religioso no Estado do Piauí. A aproximadamente dois anos, nos unimos, para solicitar concurso público para efetivação desses profissionais que trabalham como professores substitutos. O Estado, nunca havia realizado concurso nessa área. Somos cerca de 100 professores, na capital (Teresina) e aproximadamente 50 nos municípios.


Secretario de Educação Antonio José Medeiros (camisa vinho) e assessores, em uma de nossas reuniões. O Diogo (de barba), discutindo a LDB: "Baharéis em Teologia, não estão aptos a lecionar"!

Uma de nossas primeiras reuniões.

A LDB, é bem clara, para atuar no magistério, é necessário curso de Licenciatura. No Piauí, não existe Licenciatura na área religiosa, isto, abriu precedente para contratação dos Bachareis em Teologia. Porém, a Secretária de Educação e Cultura, já articulava a exclusão desses profissionais, por estarem fora das exigencias legais. Reuniões e mais reuniões. Até que, o atual secretário de Educação (Antônio José Medeiros), apontou uma saída: Capacitar professores para atuar na disciplina. Quem seriam os contemplados? Professores de qualquer área, desde que licenciados. E nós, bacharéis?

Eu e mais três colegas, formamos um grupo de oração, para que o "impossível acontecesse": "Professores substitutos (cujos contratos vencem a cada final de ano) , bacharéis em teologia, fossem contemplados com a capacitação". Dessa forma, estaríamos prontos, dentro "dos conformes", para prestarmos concurso publico. É parecia mesmo impossível. Substitutos, nunca, são incluídos nas regalias que com efeito de lei, sempre privilegiam professores efetivos.

Vilcelanny (Assembléia de Deus), Eu ( Batista), Rolands (Pr. Presbiteriano),Valdeniza (Católica Romana). O grupo que batalhou em orações(aqui, em sala de aula). Gente, por favor, não reparem o cabelo assanhado, o corredor nigeriano tinha acabado de passar por mim (risos).


Ô Deus maravilhoso! Tremendo! Quando Ele ordena, se cumpre! Vimos Deus, abrindo as portas, de maneira sobrenatural! E cá estamos! Somos, uma turma histórica no Piauí: A primeira turma, de Especialização em Ensino Religioso Para a Educação Básica. Capacitada presencialmente, custeada pelo Estado. Somos os primeiros substitutos contemplados. O edital do concurso, acabou de sair, nos foi totalmente favoráveis. Agora, é estudarmos para aprovação.



O Diogo, em nossa aula inaugural! Bacharéis, agora podem.Obrigada, Diogo!

Acreditamos, que isto é o começo. Queremos, contribuir muito para a Educação de Jovens e adultos no nosso Estado, quebrando tabus seculares sobre o Ensino Religioso nas escolas. A Deus, nossa gratidão. A Ele, toda a glória!

Olha nós aqui! Desfrutando a benção de Deus!

2 comentários:

Anderson Muller disse...

Eita Deus!!
Sempre nos surpreende, por mais que confiemos nele, sempre ficamos com um pezinho atraz não é mesmo?
Mas nosso pai cuida de nós, e não deixa sem resposta a oração feita por seus filhos.
A Ele todo o louvor.
Parabens por esta conquista, pela fé em Deus, pela busca.
Que Deus lhe use para levar a sua palavra para dentro das escolas a cada dia mais!

Grande abraço.
Paz!

Wilma Rejane disse...

Amém, Muller!

Deus te abençoe.