Aleluia, Amém!




Você já ouviu alguém pronunciar "Aleluias"? Eu já. E pessoas famosas no mundo cristão, tanto evangélico como católico romano e até mesmo de outras denominações. Uma cantora gospel, muito conhecida veio a Teresina, em uma cruzada evangelistíca e no decorrer de sua apresentação musical repetia "aleluias", "aleluias". Aleluias, remete a politeísmo. A intenção da cantora era boa, contudo, equivocada.


Aleluia - A palavra hebraica "halleluyah" é composta da forma imperativa do verbo "halal" – louvar, e do substantivo "Javé" ou Jeová". Por tanto o significado lógico da palavra em hebraico e mantido em Português é - louvai a Jeová ou a Deus.

No Velho Testamento, onde é muito mais usada, especialmente no livro de Salmos, havendo alguns até conhecidos pelo nome de "aleluiáticos", ou do "Grande Halel", pelo fato da palavra ser muito freqüente (104-109).

Em 15 Salmos a expressão aleluia aparece tanto no início no fim (Sal. 106, 113, 135; 146-150); em outros apenas no início (Sal. 112); e ainda em alguns, somente no fim (Sal. 104, 105; 115-117). A nota tônica dos Salmos era esta: louvai a Deus, desde que Davi e outros autores dos Salmos viam em todas as circunstâncias vida, favoráveis ou desfavoráveis motivos para louvar a Deus.

No Novo Testamento:Nesta parte da Bíblia ela aparece apenas 4 vezes em Apoc. 19, versos 1, 3, 4 e 6. Nestes versos ela indica o canto de júbilo dos Salvos no Céu, pelo privilégio da salvação.

"Aleluias", no plural, remete louvar a "deuses", o que é contraditório para um cristão.

Outra palavra, que costuma ser usava de forma inadequada em nossas igrejas é o "Amém". Já ouvi depoimentos que se tornaram cômicos, em consequeência dos "améns" e "aleluias", pronunciados no momento errado.

Amém - É uma palavra mais rica de significados no original. Vem do verbo hebraico amén, que significa: amparar, suportar, confiar, ser verdadeiro, o que permanece firme, verídico, seguro, eterno.

Sendo uma palavra tão rica em significações ela é usada:

  • Para confirmação de um compromisso que se toma, como pode ser visto em I Reis 1:36 e Jer. 11: 5; ou para a pessoa declarar que aceita a maldição ou castigo caso não cumpra o compromisso. Um exemplo frisante se encontra em Deut. 27:15-26, onde os doze versículos culminam com um enfático "amém".

  • Como um título para Cristo em Apoc. 3:14. Esta é a única vez no Novo Testamento que Amém é usada como um nome próprio. Ele é aqui chamado – o Deus do Amém, porque ele é a autenticação e a segurança pessoais da verdade de Deus entre os homens.

Os comentaristas veem nesta expressão uma influência de Isaías 65:16 que chama a Deus, como o Deus que dirá Amém. Nesta passagem de Isaías Deus é chamado duas vezes de Eloim Amém = Deus do Amém, cuja expressão também pode ser traduzida como o Deus da verdade, isto é, o Deus que garante o que promete com a verdade de suas palavras.

A identificação de Deus que diz Amém, em Isaías 65:15, com Cristo, o Amém de Ap. 3:14 é uma prova irrecusável da divindade do nosso Salvador. Cristo, ao declarar-se como o Amém, deseja transmitir-nos a idéia de que Ele é a verdade de Deus aos homens, e que podemos crer em suas promessas. Ele é a segurança e o testemunho fiel e veraz da revelação divina.

Sempre pensamos no amém como uma palavra usada para concluir uma frase ou oração, mas na Bíblia, muitas vezes, ela é usada no início de uma frase para indicar que o que se segue é importante. Se o seu uso indica a importância da declaração seguinte, a sua repetição no início da sentença denota que o que será dito é muito importante e solene. Por isso Jesus começou muitas das suas afirmações desta maneira, sendo relatadas 25 no evangelho de João. Elas são traduzidas por: verdadeiramente; em verdade, em verdade ou outras expressões equivalentes. Confira João 1:51; 3:3.

Fonte:programamomentocomjesus
Resumido e adaptado

Um comentário:

SOLUS CHRISTUS disse...

Olá graça e paz.

Parabéns por este estudo edificante. Entre em contato para trocarmos banner. Será um prazer rebecer sua visita.

Rev. Ronaldo Mendes