Orissa, o ataque dos "elefantes cristãos"



Esta notícia está publicada em centenas de sites e blogs na Índia e em outras partes do mundo. O texto é praticamente o mesmo em todas as publicações. Cheguei a pensar que se tratava de mais uma lenda dessas que aparecem com frequência na Internet, contudo, após pesquisas em grande quantidade de páginas não encontrei nada que desmentisse o ocorrido, ou que o caracterizasse como uma farsa. Encontrei sim, muitos comentários afirmando não ser uma atitude cristã atribuir os ataques a providência Divina, mas à coincidência ou um fator de desequilíbrio da natureza. O fato é que os elefantes, realmente invadiram aldeias em Orissa causando destruição em muitas casas. Eis o relato:

“Em 2008, uma severa perseguição irrompeu no estado indiano de Orissa. O resultado final fez mais de 500 cristãos mortos e milhares de outros feridos e desabrigados após suas casas serem reduzidas a cinzas. Recentemente, um evento estranho e dramático ocorreu em Orissa, muitas pessoas estão a comentar.

Nos últimos meses, as manadas de elefantes selvagens começaram a atacar aldeias com a força de uma tempestade, onde fica o lar dos perseguidores de cristãos. Em uma aldeia, onde, em Agosto de 2008, os cristãos tiveram que fugir para salvar suas vidas, enquanto suas casas eram destruídas pelos manifestantes, uma manada de elefantes surgiu da floresta circundante exatamente um ano depois, na mesma hora e
dia do ataque.


Vilarejo após passagem dos elefantes

Estes elefantes atacaram primeiro uma máquina de trituradores de propriedade de um dos principais líderes do movimento de perseguição aos cristãos, em seguida, passaram a destruir casas e fazendas. Ganhando impulso, invadiram casas de famílias cristãs, porém, sem causar danos, deixando seus lares intocáveis. Enquanto isso, as casas dos perseguidores eram destruídas. As pessoas correram para a delegacia relatando as notícias desastrosas.

Estes ataques estranhos se espalharam, e de acordo com o Relatório Kusanath Pradhan, os elefantes já destruíram mais de 700 casas em 30 aldeias, matando cinco pessoas. "Não são elefantes normais, eles parecem estar em uma missão".


O parceiro de ministério Renovação Para a Índia, afirmou: “Os ataques podem ter algo com vingar o sangue dos mártires. De fato, o temor de Deus caiu sobre o povo local, que tem marcado estes elefantes como "elefantes cristãos"

Em um site cristão -aqui- encontrei a seguinte publicação: "Foram estes elefantes chamados por Deus? Um milagre de Deus está acontecendo em Kandhamal agora. Os corações das pessoas estão mudando para o nosso Deus. É o momento da colheita".

Com pouca ajuda vinda da administração, os moradores passaram a bloquear estradas: "Os elefantes destruiram plantações e casas, não há habitat permanente para eles em Sundargarh. Eles vem de Bihar, Chatisgarh e Jharkhand, onde seus habitats encolheram. Mas não está claro como e porque esses elefantes atingiram Orissa.

Tradução : Wilma Rejane


Um comentário:

André Severiano disse...

Se D'us usou já uma mula, por que não elefantes?