Alerta Amber - O Brasil Precisa Implantar





As investigações sobre crianças desaparecidas no Brasil não avançam. Em reportagem veiculada no Domingo Espetacular do último domingo, um repórter, com câmera escondida fez uma denúncia de desaparecimento em uma das delegacias de São Paulo. O que se viu foi no mínimo revoltante. Nenhum interesse, nenhuma compaixão ou plano diretivo, imediato de busca. Disseram que o repórter teria que esperar 24 horas para registrar a queixa, enquanto isso deveria percorrer hospitais, ruas e até o IML. Este não seria um trabalho para a polícia? O fato é que 24 horas é tempo decisivo o que torna as buscas ainda mais difíceis. A mesma reportagem disse que o Brasil está modificando as leis para que o registro do desaparecimento seja feito imediatamente. Pelo menos na internet não existe orientações sobre esta mudança. Nem mesmo nos sites oficiais sobre desaparecimentos.

Os Estados Unidos implantou um plano de buscas denominado Alerta AMBER , através dele, muitas crianças foram resgatadas com vida das armadilhas dos raptores. A implantação do AMBER no Brasil seria uma alternativa na prevenção e resolução de casos de desaparecimentos.


O que é o Alerta AMBER?
Desde sua criação em 1996 o programa já ajudou a recuperar com segurança 495 crianças.É um programa de parceria voluntária entre as empresas de radiodifusão, agência de transportes e da indústria para ativar um boletim urgente. O objetivo do Alerta Amber é mobilizar toda a comunidade para ajudar na busca e recuperação da criança.

Como surgiu o Alerta AMBER?

Amber Hargeman tinha somente nove anos de idade quando desapareceu. Foi raptada enquanto andava de bicicleta nas proximidades de sua casa. Seu corpo foi encontrado quatro dias mais tarde flutuando em um riacho, com o pescoço cortado. A tragédia comoveu a comunidade de Arlignton. A cidade juntamente com os pais de Amber começou uma mobilização para mudar as leis sobre crianças desaparecidas. Estava claro que encontrar rapidamente uma criança desaparecida era de fundamental importância.

“Entre as crianças que são mortas pelo raptor 74% são mortas nas três primeiras horas após o rapto. Uma mobilização rápida aumenta a probabilidade de salvamento".

Alerta AMBER se transformou em Lei nos EUA

Em Janeiro de 2003 o Ato Nacional da Rede de Alerta Amber foi aprovado pelos legisladores dos Estados Unidos. O ato determina um coordenador do Alerta Amber dentro do departamento de Justiça Americana e dos fundos governamentais para treinamento e equipamento dos usuários do Plano nos níveis locais e estatais. Nos Estados Unidos e em muitos outros países o Plano de Alerta AMBER está salvando vidas.

O Sucesso do Plano AMBER

Em apenas seis meses de implantação na Califórnia o Alerta Amber salvou 20 crianças de seus raptores. Ao que uma senadora californiana destacou:

“No mundo todo, o legado da menina Amber Hagerman está ajudando a recuperar crianças raptadas, retornar jovens fugidos a suas famílias, e a localizar pacientes com a doença de Alzheimer (dementes) que estejam perdidos. Para muitas crianças, o Plano significa a diferença entre a vida e a morte. O AMBER veio muito tarde para a menina Amber, mas felizmente não veio tarde demais para as crianças raptadas hoje e no futuro.”


Amber Hagerman

No Brasil, não existe sequer um plano conjunto das policias: Municipal, Estadual e Federal. Movimentos em defesa da flora e da faúna são bem mais organizados que o sistema de buscas por pessoas desaparecidas . Quando o governo brasileiro despertará para essa causa?

Fontes: amberalert.gov
espacoacademico.com.br
diganaoaerotizacaoinfantil

Por:Wilma Rejane

2 comentários:

Unknown disse...

quem assistir o filme dessa garotinha ira se sensibilizar com a historia dela e da mae dela que luta ate hoje pra ajudar outras maes a recuperar seus filhos sumidos.O nome do filme é grito de alerta

sidinéia disse...

parabéns pelo post, é gratificador saber que tem pessoas neste mundo que ainda tiram seu tempo para anunciar projetos que salvam vidas como o alerta amber, se tivesse no brasil tenho certeza que iria salvar muitas vidas, hoje muitas crianças morrem nas mãos dos sequestradores porque da ignorancia das nossas autoridades da famosa desculpa de que a criança não está desaparecida se não completar as 48 horas, isso é um absurdo pois em dois dias a criança normalmente já está morta, tem que implantar SIM o alerta amber no Brasil, as pessoas que não concordam e não se sensibilizam em implantar este projeto URGENTE no brasil é porque nunca sentiu a dor de um parto e a dor de perder um filho, pois, esta dor é a maior das dores que exise no mundo, a dor física o tempo consegue apagar mais a dor de perder um filho o tempo nunca apaga, pode passar mil anos que a mãe lembrara do seu filho morto por toda a eternidade.