A Sociedade Ambulante






O Marco da luta anti-racista deu-se em Montgomery, capital do Alabama onde os primeiros assentos dos bancos de ônibus coletivos, eram por lei, reservados aos passageiros brancos

Quando utilizo o transporte coletivo para ir a Universidade, ou ao centro da cidade, fico a observar os passageiros durante o percurso. Na verdade eles são muito mais interessantes para mim que a paisagem urbana. Como os coletivos em Teresina estão sempre lotados, ninguém nunca reclamou das minhas observações. Pelo contrário, eu é que reclamo de vez em quanto: Por colocarem sacolas nos assentos enquanto pessoas estão em pé, por não concederem lugar às gestantes, por ficarem bem na passagem da porta quando ainda não é sua hora de desembarcar... Por favor, não me julguem uma ranzinza...Apenas observo as leis, usando o bom senso e a consciência cristã.

Dia desses, uma jovem saudável sentou tranquilamente em uma cadeira reservada para idosos. Pasmem! Tinha uma senhora idosa em pé. Imediatamente me dirigi à moça: "Acho que quem merece o lugar é aquela senhora ali". Ela levantou e a senhora alegremente se acomodou. Já me imaginei fazendo um documentário sobre os fatos que presencio todos os dias, qual seria o título? "Coisas que não se devem fazer no coletivo", "O mundo cão dos coletivos" ou coisa parecida... Que absurdo!

Já vi de tudo- ou quase tudo- a cada dia me surpreendo com "o amor ao próximo" que irradia nos corações de alguns passageiros. E é pensando em uma sociedade mais justa que transformo minha vivência diária nos ônibus em temas de aula no Ensino Religioso. Algumas alunas já me confessaram: "Professora, tenho sido mais atenciosa com as pessoas no ônibus". Na verdade, os coletivos, são uma pequena amostra da consciência coletiva nas disputas sociais : Cada qual quer se dar bem e se acomodar no melhor lugar, nem que para isso alguém que realmente mereça o melhor lugar fique de fora... Injustiças.

"A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça." (Aristóteles)

Eu nem acreditei que aquilo estava acontecendo bem ali, do meu lado. Uma jovem grávida, carregando livros, embarcou. Como as cadeiras destinadas a ela estavam ocupadas, ficou em pé. Uma outra jovem confortavelmente acomodada lhe dirigiu a palavra: “pode deixar que levo seus livros" Arghhhh! Mundo cão! Os livros eram mais importantes que a mãe e o bebê?! Coisas são mais importantes que pessoas? É por isso então que se mata por um par de tênis, um celular, um carro?!! Pessoas que valorizam mais coisas que pessoas, são miseráveis, pobres, como as próprias coisas que idolatram.

"A sociedade é, em todos os lugares, uma conspiração contra a personalidade de seus componentes." (Ralph Waldo Emerson)

Talvez eu aprenda a olhar mais através das janelas contemplando um mundo rápido e passageiro que se vai a cada minuto. Assim, como mero espectador da vida, que não percebe seu semelhante e apenas vive, sobrevive, valorizando coisas e menosprezando pessoas. Será a minha morte.

Wilma Rejane.

Nenhum comentário: