A Bandeira de Israel




Em 1948, depois de quase 2000 de exílio, o Estado de Israel foi reestabelecido como o Lar Nacional Judaico. A nova bandeira foi apresentada na ONU em 1949. A bandeira é símbolo do orgulho do retorno da Nação Judaica ao seu lar. Como a bandeira israelense foi escolhida? David Wolffsohn, que participou do Primeiro Congresso Sionista, em 1897, conta a história do nascimento da bandeira israelense:

"A convite de nosso líder, Herzl, vim à Basiléia para os preparativos do Congresso. Entre muitos outros problemas que me ocupavam, havia um que continha algo da essência do problema judaico. Que bandeira seria pendurada no Salão do Congresso? Então tive uma idéia. Temos uma bandeira, e é azul e branca. O talit (manto de orações), com o qual nos cobrimos quando rezamos: este é nosso símbolo.

Vamos tirar o talit de sua sacola e vamos desenrolá-lo perante os olhos de Israel e os de todas as nações. Então encomendei uma bandeira azul e branca com a Estrela de David pintada. Foi assim que a bandeira nacional de Israel, que esteve no Salão do Congresso, surgiu."

A Bandeira de Israel tem algum valor religioso?

Moisés instituiu estandartes para cada uma das tribos: "E falou o Senhor a Moisés e Arão dizendo: Os filhos de Israel armarão suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira segundo as insígneas da casa de seus pais. Cada um sob o seu estandarte, com as insígnias da casa de seus pais, acamparam os filhos de Israel" (Números, 2:1,2).

"Durante os anos de exílio, nos acostumamos a viver como um povo fraco e desprezado, sem nenhum indicador nacional. Por este motivo, às vezes nos esquecemos desta questão tão importante do nosso orgulho nacional. Vemos com clareza que a existência de uma bandeira para o povo de Israel é uma questão religiosa muito significativa. Hoje, quando temos o privilégio de retornar ao nosso país, devemos hastear novamente a nossa bandeira com alegria.

Não existe um símbolo judaico mais relevante do que o "Maguen David". Ele assinala sinagogas e cemitérios, ornamenta os livros da Torá e o cortinado da Arca Sagrada. O Maguen David simboliza que D'us reina acima, embaixo e nos quatro pontos cardeais. O símbolo recebeu o nome de David, que sempre confiou no Reino de D'us em todos os cantos do mundo e, por esta razão, não temia reis de carne e osso.

Não há dúvida que ao escolhermos a bandeira do povo judeu, colocaremos no centro dela o mais antigo símbolo nacional judaico. Dessa forma, expressaremos nossa crença de que confiamos não apenas no nosso exército mas, principalmente, na Fortaleza de Israel. "Israel, confia no Eterno, Ele é seu socorro e seu escudo" (Salmos, 115:9). "

Fonte: Webjudaica
Com citações de Rav. Moshe Bergman
Resumido.

Um comentário:

Cristian disse...

lá, Gostei Muito Do seu Blog. .. Parabéns pelo Post!

Prazer sou o Cristian, dono do Blog http://quemderaserpoeta.blogspot.com/

O Blog foi criado para a junção e a transmissão de idéias sobre um mesmo assunto: O AMOR DE DEUS!

Será que poderíamos fazer uma parceria? Eu divulgo seu link ou banner no meu blog e tu divulgas o meu?

Caso queira uma Parceria para poder levar o nome de Jesus Cristo mais além, entre em contato por email...

smoothrage@hotmail.com

Venha Nos Fazer uma Visita, e se gostar nos siga!

Obrigado! :D

Fique com DEUS!
A Paz!