Chilenos se Refugiam nos Montes



Constituicion- Chile, fuga para os montes.

Nesta manhã notícias sobre réplicas de tremores no Chile me fizeram refletir sobre algo que há muito tempo o Espírito Santo fala ao meu coração: "Aos montes, aos lugares altos". Vejamos as manchetes:

"CONSTITUICIÓN - Duas fortes réplicas de magnitude 5,9 e 6,0 atingiram nesta quarta-feira a região centro-sul do Chile, a mais afetada por um forte terremoto no fim de semana, espalhando pânico entre moradores. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o primeiro movimento ocorreu na região de Bío Bío a uma profundidade de 35 quilômetros. O segundo sismo ocorreu na região de Maule a uma profundidade de 33 quilômetros. Autoridades informaram que não há risco de tsunami na região mas moradores em pânico buscaram refúgio em locais mais altos, segundo testemunhas da Reuters". Fonte: estadão.com

"Dezenas de pessoas se refugiaram nesta quinta-feira em morros da cidade de Constitución, no sul do Chile, depois que duas fortes réplicas do terremoto do mês passado deixaram em alerta as áreas mais afetadas pelos tremores e tsunamis que provocaram centenas de mortes.Militares e policiais coordenavam o tráfego para os morros da cidade litorânea, localizada a 360 quilômetros ao sul de Santiago, onde o terremoto de magnitude 8,8 do dia 27 de Fevereiro derrubou quatro de cada cinco casas e os tsunamis seguintes deixaram centenas de desaparecidos"
Fonte: 123achei.com

Por ocasião do tsunami na Indonésia em 2004, um morador da província de Aceh conseguiu salvar muitas pessoas se refugiando nos altos montes. Entrevistado, ele disse que havia lido que quando elefantes correm assustados em muito barulho seria sinal de tsunami, a providência urgente seria refugiar-se nos montes. Assim fez e foi salvo.

No Chile tão logo os sinais de alerta são acionados, os moradores já se dirigem para os lugares altos.

De todos estes fatos, que lições podemos aplicar em nossas vidas,
tão logo soem os sinais de perigo? "Fuga para os montes, os lugares altos". A Bíblia nos ensina em Romanos 12:2: "Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Somos transformados na medida em que nosso entendimento se renova. Renovar entendimento implica andar acima, nos lugares altos, buscando a vontade Divina.

Quando tentam me desanimar: "Você não vai conseguir, é impossível", eu fujo para os montes, me elevo para as alturas repetindo em minha mente as promessas de Deus : "Conseguirei porque o Senhor É o meu Pastor, nunca jamais me abandonara". Subo ao monte de Deus, diariamente para transformar as vontades humanas, para me alegrar, mesmo na tristeza.

"Subo ao monte, aos lugares altos", todas as vezes que tentam roubar minha fé, quando alertas de fracasso e "tremores" ameaçam destruir-me: "Ao monte, aos lugares altos"!! Me refugio no Senhor, Ele é o meu lugar secreto.


O final da notícia dos moradores da cidade Chilena de Constituicion é surpreendente:

"No morro Castillo, dezenas de pessoas olhavam o rio, diante da ilha que ficou arrasada pelo tsunami, esperando por sinais de uma onda gigante, mas o Rio Maule estava aparentemente tranquilo." Aleluia!!

O rio estava tranquilo. Havia destruição, morte, mas do monte "eles olhavam o rio tranquilo".

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" Jo16:33
Ô glória!

É possível ter bom ânimo em meios as aflições? Aos "alertas de tremores"? Sim, é possível. "Suba ao monte, aos lugares altos", se refugie em Deus, Ele transformara sua mente seu entendimento e você contemplara o "tranquilo Rio Maule". Amém.

Wilma Rejane.

Um comentário:

AuriStela disse...

Achei muito interressante a sua reflexão sobre os montes e lugares altos trazendo pra nossa realidade espiritual.