Fenômeno Em Escola do Ceará



Escola Nazaré Guerra, em Itatira.

A notícia me interessou porque está inserida em ambiente escolar. Sou professora de Ensino Religioso e sei a curiosidade que os alunos têm em relação a fenômenos sobrenaturais. Procuro adverti-los sobre os perigos de envolverem-se com invocação de espíritos e coisas do tipo, percebo que poucos recebem orientação espiritual na família. Com convicção, digo que apenas 5% de cada turma de 40 alunos que leciono, trazem conhecimento Bíblico de casa, estes ainda são motivo de chacota dos demais.

Existe uma preocupação muito atuante sobre orientação sexual e uso de preservativos, as cartilhas do governo incluem de crianças a adolescentes. A orientação é justa, é claro, mas se houvesse maior valorização da Educação Religiosa, com ênfase nos valores Bíblicos, por parte da família, com continuidade da Escola, nossos jovens, não iniciariam a vida sexual promíscua tão precocemente. Conseqüentemente, os desastres sociais diminuiriam.

Os Fenômenos na Escola de Itatira: No inicio de Junho, dezenas de jovens passaram mal em uma escola, no interior do Ceará, após uma suposta visão do espírito de um colega morto. Os alunos, de salas diferentes, entraram em transe e foram levados ao hospital. O padre Hélio Correia de Freitas, que também é parapsicólogo foi chamado pela direção da escola para acompanhar o caso que definiu de "histeria coletiva". Histeria Coletiva: Explosão de sentimentos, vontades reprimidas que é disparada em várias pessoas ao mesmo tempo.

E a psicologia o que diz? O psicólogo clínico Julio Peres, doutor em neurociências pela USP, diz que é preciso levar em conta a possibilidade de os jovens terem sofrido um problema ligado à sua espiritualidade, e não transtorno psiquiátrico. Em suma: O religioso acha que é psicológico e o psicólogo acha que é espiritual.

Sem medo de errar no diagnóstico digo que o caso é espiritual. Surto psicótico não causa alteração de voz. Reconhecer que o fenômeno é de ordem espiritual requer, além de discernimento, coragem por parte da escola já que isto poderia causar ainda mais prejuízos. As aulas na escola de Itatira foram paralisadas por 10 dias, reiniciando no último dia 14 com uma missa. Um psicológo também foi contratado para acompanhar os alunos. E o pastor? Não sei se será lembrado, Itatira fica na microregião do Canindé, predominantemente católica, com forte reverência a Padre Cícero. Que Deus ajude a escola e os jovens.


Por:Wilma Rejane

3 comentários:

ESTUDANTES DE HISTÓRIA disse...

Graça e Paz;
Irmã Wilma,encontrei seu blog por acaso (cristocidência talvez)quando buscava mais informações sobre os recabitas!

Desde então sempre que posso visito o seu blog...aprendi a amar a irmã(digo isso com todo respeito)sua forma gostosa,clara e objetiva de escrever me cativou!

Parabéns,
Gostaria de vê-la pregar "um dia", a irmã deve pregar muitoooooooo!
Abraços fraternos e fique na Santa Paz do SENHOR.

Marcelo Pires-Teresópolis-RJ

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Marcelo!

Como soube que prego? Nunca disse para ninguém através do blog, você descobriu, irmão!!!

Meu esposo chora todas as vezes em que ministro do púlpito, mas ele é suspeito... (risos)

Irmão, gostoso é receber comentários como o seu, motivador. Fiquei muito feliz em tê-lo como leitor. Muito obrigada!

Deus o abençoe, abundantemente.

Em Cristo.

Van Ramos® disse...

Paz Querida, vi uma reportagem sobre este fenômeno... e de fato, como psicologa, afirmo que não é uma histeria coletiva, mas de ordem espiritual... Uma pessoa em estado de surto tem comportamento diferente de alguém possesso...
Que Deus ajude aquelas "crianças"...
Abraços,