Vencendo a Ansiedade Com Ajuda de Jesus


Wilma Rejane


Manter-se tranqüilo diante das adversidades é um desafio para todos os homens. Lembro-me das tantas vezes em que estive ansiosa, preocupada, com situações que se resolveram posteriormente na mais perfeita paz. Sofri a toa. Poderia ter escolhido confiar e permanecer em repouso, como um belo pardal saltitando no telhado, entoando um cântico de louvor ao céu. Jesus disse que nenhum desses pequeninos pássaros está distante de seus olhos. Ele tem a conta de cada um. Por que não teria de mim?

Foi quando me preparava para ministrar uma aula sobre o capitulo seis de Mateus (cuidados e inquietações) que recebi de Deus a instrução: “Ansiedade é pecado”. Que descoberta! Não tinha esse item em minha lista de pecados. Mas foi só observar atentamente os versículos para constatar que eu era uma pecadora em potencial, precisava imediatamente me corrigir. Pequenas coisas costumavam tirar meu sossego. Se eu queria tanto agradar a Deus e ser ouvida de forma eficaz em minha caminhada com Cristo, algo tinha que ser feito.



 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso, vos digo: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida...” Mt 6:24, 25.

Mamon é um sinônimo de “deus do dinheiro”, também indica um sistema de materialismo. Esse verso é bem conhecido e citado individualmente para designar idolatria. Mas ao prosseguir na leitura, Jesus complementa: “Por isso, não andeis cuidadosos”. Ou seja: “Por este motivo, por esta causa, não andeis cuidadosos quanto a vossa vida”. A ansiedade é uma conseqüência do abandono de Deus. Ela acontece quando supervalorizamos o material em detrimento do espiritual.

A tradução para “andeis cuidadosos” é “merimnao” de “merizo”, que quer dizer “dividir em partes”. A palavra sugere uma distração, uma preocupação. Ao ficar ansioso, eu divido minha mente, minha força, minha adoração com outros que não Deus Único e Verdadeiro. Ao dividir a mente, entrego a vida na mão de “outros senhores”. Uma desobediência, um agravo ao senhorio de Cristo. Porque, se Ele reina em mim, devo ser absolutamente Dele. Se Ele me satisfaz, não há necessidade de estar insatisfeita. Se Ele é tudo para mim, por que vivo como se me faltasse paz?

Alguém diria: Impossível não ficar ansioso! Também já pensei e agi dessa forma, carregando um pesado fardo de coisas que julgava serem pedras, quando não passavam de penas. Mas também, já carreguei pedras que não caberiam em um fardo. Seria necessário um guindaste para removê-las. Graças a Deus e por sua eterna misericórdia, aprendi que não preciso agir como se estivesse sozinha no mundo. Jesus é o que nos dá descanso, e fortalece. Nele é possível encontrar calmaria em meio à tempestade.

É só olhar para Cristo. Em Seu ministério terreno, teve todos os motivos do mundo para estar ansioso e não esteve: Perseguido, caluniado, com a missão de resgatar a humanidade, tendo conhecimento de sua morte e ainda assim, nunca, jamais perdeu a fé e a tranqüilidade. Retirava-se para os montes em longas horas de oração. Poucas horas antes de ser capturado pelo exército romano, Jesus retira-se para o jardim Getsêmani na companhia de seus discípulos e diz para eles: “Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar” Mt 26:36.

Ele nos dá a mais preciosa receita contra a ansiedade: “Vou orar”. Na oração, Jesus encontrou refúgio e força para os dias de angustia Ele passava horas em conversa com o Pai. Nada, absolutamente nada, foi capaz de fazer com que Jesus ficase ansioso. Bem, é verdade que Ele ficou um pouco furioso com uns mercadores no templo e derrubou mercadorias com uma espécie de cordão. Mas isso não constitui ansiedade. Porque esse sentimento maquina a respeito de "impossibilidades" ou de abundantes possibilidades. A atitude de Jesus tem a ver com justiça, pleno dominio de si. Certeza da vontade de Deus. Um servo inteiramente sob o dominio do Senhor.

E por ter vencido todas as imposições do materialismo é que Jesus se oferece como solução para ajudar aqueles que não conseguem se livrar dos fardos, da ansiedade. Ele venceu, até mesmo a morte. O mais angustiante sentimento existente no Universo. Dor para quem vai e para quem fica. Ele venceu e ressurgiu para glória do Deus Pai, e abrigo para os perdidos. Ele mesmo é quem diz: "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11:28,29.

Não precisamos estar ansiosos. Esse mal tem remédio. Não é um paleativo apenas, é um bálsamo diário para todas as situações. Entremos no jardim do Getsêmani. Oremos sem reservas. Confiando toda nossa mente a Deus. Sem dividir com nada, nem ninguém. Lembram-se do que Jesus falou a Marta? "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas mas uma só é necessária. Precisas imitar Maria, que escolheu a boa parte" Lc 10:41,42. Enquanto a mente e a presença de Marta se dividia entre a sala, cozinha e outras partes da casa, Maria repousava aos pés de Jesus. Marta correndo afadigada e Maria ouvindo o Mestre, confessando seus medos, aprendendo, sendo edificada, recebendo refrigério.

Marta ansiosa, ainda perguntou; "mestre, não te importas comigo"? A ansiedade sempre procura um culpado. Ela se move na direção dos problemas, não das soluções. O ansioso considera que pensar demais no problema lhe trará a solução. Mas não. Isso só faz com que moinhos de vento se transformem em monstos. Você conhece essa lição contida na obra de Miguel de Cervantes? A fim de proteger a donzela por quem estava apaixonado, Dom Quixote se atira em um moinho de vento, acreditando tratar-se de um monstro de garras destruidoras.

Assim acontece conosco. transformamos moinhos de vento, em monstros e sofremos desesperadamente tentando destruí-los . Deus olha para nós e diz: "Filho, não temas, olha para mim, tenho o controle do moinho, sei a direção do vento, descansa". Em silêncioso clamor respondo: " Preenche-me Senhor, fortalece-me e guarda-me de servir a Mamon".


Sobre o grego: Biblia de Estudo Plenitude.

23 comentários:

Elaine disse...

Puxa!

Há quanto tempo não venho aqui nesse oásis...

Por algum motivo (provavelmente minhas limpezinhas de rotina) eu perdi o seu endereço do meu rol de links abençoadores (juntamente com o de outras bênçãos), e já não me lembrava de quão límpidas águas fluem desse cantinho tão lindo e especial!

Amada Wilma, seu texto sobre a ansiedade é algo que vem de encontro ao meu coração pra me reanimar e fazer rever alguns valores em minha vida (pode acreditar: você alcançou o objetivo ao escrevê-lo).

Já estarei recolocando o link para não mais me esquecer de passar sempre por aqui e alimentar meu espírito com alimento de excelência.

Obrigada por sua adorável visita, e que o Eterno continue te ensinando coisas tão preciosas e te motivando a compartilhá-las conosco.

Beijo no seu coração adorador.

Elaine Cândida

§º_º§
§ §

Wilma Rejane disse...

Querida irmã,

Que alegria recebê-la aqui. Saibas que moras em meu coração e serás sempre bem vinda.

Grande e fraterno abraço, serva de Deus.

Rô Moreira disse...

Que prazer conhecer mais este cantinho maravilhoso. Muito bom seu texto. Paz!

T.a.t.h.i.a.n.a L.u.c.e.n.a disse...

Eu sigo glorificando ao Eterno por sua vida, querida Wilma.

Os últimos meses não têm sido fáceis. A correria. As preocupações. O medo do que não posso ver. A ansiedade. Nossa! Estar aqui é um privilégio imenso, pois este tema foi preparado para o meu coração.
Confesso que a manicure riria se eu fosse ao salão e me perguntaria: "Onde você deixou suas unhas?" (rsrsrs) Tudo fruto da minha dolorosa e perturbadora ansiedade.
Também acabo de me descobrir uma pecadora em potencial. Tenho perdido o sono por várias vezes nas últimas semanas. Ando de um lado para o outro nas madrugadas, até corro para a geladeira (tbm devo confessar que já conquistei uns indesejados 6kg), ou me agarro à internet na esperança de me distrair e não pensar mais no motivo da minha ansiedade.
Eu estou emocionada, porque é o terceiro Blog que visito e sinto Deus falando ao meu coração...

- É preciso somente correr para o braços do Pai - dizia o primeiro.
- Dois momentos do lembrar de Deus: primeiro, quando Ele desperta para agir; o segundo está na compreensão do "não lembrar", ou seja, Ele tem a capacidade de esquecer nossos pecados confessados e nunca mais trazê-los à tona. - dizia o segundo.

E aqui estou... recebendo do Senhor mais um banho de refrigério. Não tenho pra onde ir, senão para Seus braços. Não posso prever o futuro, mas posso descansar certa de que Ele cuida de mim e da minha família.

Glórias ao Senhor por sua vida!!
Ah! Mais uma vez, gostaria de homenageá-la com o Selo Gerando Mentes Esclarecidas.

Um abraço fraterno,

Tathiana Lucena.

www.tathicomvc.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Amém Tathi. Deus é maravilhoso e como Pai amoroso cuida do nosso coração, renovando nossas forças.

Obrigada pelo carinho de sempre.

Um grande e afetuoso abraço,

Em Cristo.

Valéria Monteiro disse...

Que maravilha!!! Fiquei encantada com tantos estudos biblicos, com verdadeiras revelações da bíblia sagrada, oque nos enriquece muito.
Sou aluna do curso de Teologia aqui no Rio Grande do Sul, parabéns por este trabalho.
Faça uma visita no meu blog: maesdejoelhosfilhosempe.blogspot.com
Que Deus abençoe!

mario disse...

m
mario disse
wilma exelente
trouxe muita paz para mim
estava precisando
que apaz de jesus esteje conosco

Mari Goulart disse...

Olá,Pra.Wilma Rejane achei teu blog pelo da Pra.Queila,suas mensagens são muito edificantes,já estou seguindo e ele estará nos preferidos,com certeza sempre que puder virei aqui,saciar minha fome...
É uma enorme alegria para mim,conheçer mais uma mulher de Deus...
Um abraço...
No amor de CRISTO

Ramon Gidalte disse...

Minha amada,
só tenho a agradecer a DEUS por ter descoberto ontem esse seu blog.
Que Ele continue te abençoando, minha querida.
Ramon Gidalte
de Casimiro de Abreu-RJs

Unknown disse...

Q puxão de orelha recebi agora lendo este Post! 2hs da madrugada e eu questionando c/ o Senhor sobre minha vida... O Senhor me trouxe até aqui e c/ amor de Pai me disse: ansiedade é pecado!
Obrigada irmã Wila por ser este instrumento de Deus p/ nossas vidas.

Anônimo disse...

abencoada msagem,que deus,te inspire sempre.

Anônimo disse...

Foi uma benção a Palavra, realmente um balsamos para nossas almas...Só queria fazer uma pequena observação, a Palavra de Deus nos fala para não andarmos ansiosos, a ansiedade por si mesma é normal, mas andar anciosos que é o verdadeiro pecado...
Que venhamos colocar nossas vidas completamente nas mãos do Senhor, descansando Nele.

Sarah Iwabuchi disse...

Que lindo irmã é a primeira vez que venho aqui, conheci por um acaso pesquisando sobre o profeta Elias, pois estou passando por luta semelhante a dele.Então, mas o que motivou o meu comentário, foi perceber que a ansiedade 's realmente um pecado Aleluia, eu mesmo sendo cristã , muitas vezes cedia a ansiedade mas agora sabendo que é pecado não me deixarei vencer por ela. Analisando é bem verdade irmã, a ansiedade prejudica o corpo, já me trouxe doenças, e se o nosso corpo é o templo do Espirito Santo que direito temos de destruí-lo com a ansiedade, não é mesmo? Que o Senhor continue te usando muito para que possamos ser iluminados também. A Paz.

Wilma Rejane disse...

A paz Sarah Iwabuchi!

Bom é descansar no Senhor em todo o tempo, quer seja brisa ou tempestade, não é mesmo? "Nossa alma espera no Senhor" Sl 33:20

Sua companhia aqui no blog, é motivo de satisfação, amada irmã. Seja bem vinda!


Obrigada, Deus a abençoe.

Conceição Franchin disse...

A paz, minha querida!!!

Há tempos sigo o seu blog, mas hoje tive um momento de leitura no mesmo. E essa postagem, veio de encontro à minha vida, como um oásis, abrindo os meus olhos, por que me senti uma pecadora, por que aprendi hj que ansiedade é pecado. Estou passando uma fase muito difícil, ansiosa, mas com problemas dos outros e isso está me fazendo um mal terrível, por que? Por que não consigo resolvê-los, e resolvi fazer o seguinte : "orar", apenas. E deixar que o Todo-Poderoso, faça o que apenas Ele, pode fazer.
Obrigada por essa postagem e que Deus continue te abençoando e te fazendo mais e mais um vaso, usado por Ele.
Um abraço em Cristo Jesus!!!

Wilma Rejane disse...

A paz do Senhor Conceição!

Que amanhã possas olhar para trás e fortalecida, seguir em frente por recordar quão fiel e bom é Deus para nos envolver com Sua providência quando descansamos Nele.

Deus a abençoe, querida irmã.

Abraço, em Cristo.

paula disse...

Estou início da minha caminhada e já passo , pelo q considero ser as "provações" q todos nós temos q passar e pensei: Preciso me agarrar em Deus! e então comecei a horar e a pedir todos os dias para Deus me entregar o q queria,contudo também comecei a estudar um pouco mais e descobri q tentando acertar, estava errando totalmente, pecando e indo contra os mandamentos de Deus.
Estou neste momento tentando relaxar e não é fácil, e aprendendo a esperar no tempo de Deus pq acredito q Ele faz tudo certo, no momento certo.
Paula

Hiolanda disse...

Deus é mesmo maravilhoso! Encontrei esse blog por acaso; por acaso, não, acredito que Deus me mostrou, pois eu estava mesmo precisando dessas palavras sobre a ansiedade, mas não tinha ânimo p/ procurar um livro, e até na igreja eu parei de ir. E realmente fico martelando algo e fazendo disso um problema, achando que ele será resolvido de tanto que eu penso nele! Mas tenho fé que irei superar essa ansiedade que me corrói! Um abraço, e fique com Deus!

Anônimo disse...

Que benção do Senhor! Que Deus te fortaleça nessa caminhada.
Lilian

Construindo Minha Casa Clean disse...

Bem verdade!!!
Nesse mundo materialista e consumista, a ansiedade tem sido constante na vida da maioria das pessoas! E só Jesus para nos libertar desse mal ou se afundar em antidepressivos.
Fique na doce paz do Senhor!
Beijos!

"Construindo Minha Casa Clean"

Anônimo disse...

Que benção! Estava muito ansioso há minutos atrás. Mas Jesus me levou a este BLOG abençoado e falou a meu coração. Deus abençoe minha irmã!

Toda vez que minhas inseguranças relativas às ansiedades que tenho baterem em mim, lembrarei dessas palavras.

milene colares teofilo otone mg disse...

Oi minha linda irmam vilma regina. Este blog e o meu oasis no deserto ' sempre passa para mergulhar nestas aguas. Sempre saio curada renovada e edificada. Bjs milene. Colares. Teofilo oto i mg

edvaldo jose(jaboatao-PE) disse...

Linda mensagem,Deus esta no controle de tudo tudo mesmo,amem!
Glorias a Deus!