Feliz Natal Nação Indígena!!



Encontrei no Indios On Line

"A renovação do nosso espírito, e a satisfação da vida material, se dá com o nascer do sol: com uma planta que nasce, com o brotar da flor, com o aparecimento do fruto, com cada folha que renova, com o canto dos pássaros, com as matas povoadas de animais, com o encanto das florestas, com os rios, lagos, ou lagoas cheios de peixes, com o barulho das cachoeiras, com a água pura que mata a nossa sede, e que nos banha, com as nossas roças produzindo alimentos, para saciar nossa necessidade de perpetuação, com o entardecer, com a lua que surge para nos encantar, com as estrelas, que servem para nos guiar, com o novo amanhecer, com o nascer de uma criança, com o respeito e, o cuidado com os nossos semelhantes, com o direito de viver, e, com a nossa partida para o mundo espiritual. Enfim, com o amor e a proteção que nos relacionamos com a Mãe Natureza. Somos parte da Terra, pedaços de torrões!

Não queremos um Natal e Próspero Ano Novo, que é medido de ano em ano, onde as pessoas são levadas a acreditarem que é só nesses momentos, que o espírito precisa de renovação e paz, que se redime de todos os tipos de atrocidades cometidos ao longo de um ano, que deve se colocar a melhor roupa, o melhor sapato, ter o melhor alimento, amar, sonhar, tolerar, perdoar, presentear, reunir os membros da família, e que depois de passado surgem as incertezas, o desespero, o egoísmo, o orgulho, a prepotência, a vaidade, o rancor, o ódio, a desesperança, a ganância, a sede do poder, a cegueira, a desilusão etc..;. Que transforma o homem, em um ser avilte.


Não queremos um Feliz Natal, e um Próspero Ano Novo de quem faz parte de um sistema, ou aceita ser dominado por conveniência, e que deixa seus próprios irmãos: com fome, com sede, sem teto, sem pátria, sem direito a uma boa educação, à saúde, a um trabalho digno, sem acesso ao conhecimento dos direitos e deveres de cidadania, sem rosto e sem voz, que fomentam a guerra (a disputa e a discórdia),

Queremos sim, comungar sempre, com aqueles, que enxergam a humanidade como um todo, que não precisam de retórica, e nem se dizem intelectuais para seduzir e enganar seus irmãos, que não possuem olhos vendados, e que tem a plena consciência de que somos todos iguais perante a Natureza. A diferença é unicamente cultural. E, acima de tudo possuem a consciência de que precisamos preservar e cuidar do meio em que vivemos, se deseja para nossas futuras gerações uma vida digna!"

Yakuy Tupinambá

Auere!
Yakuy Tupinambá


**A mensagem de Natal dos Índios Nordestinos, revela um espírito altruísta. De gratidão pela vida e de consciência humanitária. Bem distante do materialismo empregado nos centros urbanos. A cada passeio no shopping, olhada nas belas vitrines, promoções de panetones e de vinhos... fico a refletir: E os campos de refugiados? As aldeias? Os sertões de sequidão?

A mensagem de Yakuy Tupinambá me trouxe alegria. Por saber que a vivência do Natal está ao alcance de todos. Mesmo com as diferenças de ordem social, cultural e religiosa. Que o amor de Cristo Jesus, verdadeiro significado do natal, encontre morada em cada tribo, língua e nação.


Feliz Natal Nação Indígena!

Wilma Rejane

4 comentários:

Marcelo disse...

Que a nação indígena e todas as nações do mundo saibam que, embora não tenhamos plena certeza da data certa do nascimento do nosso Salvador, mas que em 25 de dezembro comemoramos o nascimento daquele que trará salvação a todo o que se arrepender de seus pecados e crer no seu nome. Jesus nasceu para nos salvar a nós, de todas as tribos, povos, nações e línguas. Todos nós!

Marcelo Hagah
João Pessoa-PB

Wilma Rejane disse...

Oi Marcelo!

Somos conterrâneos duas vezes: Paraibanos e irmãos em Cristo.

Gosto demais do clima de Natal, as cidades ficam mais bonitas, famílias, amigos, igreja se reúnem em confraternizações, as crianças aguardam presentes, e os adultos também (rsrs)...

Mas, de nada adianta se Jesus não estiver presente nos corações, como merecedor de toda nossa alegria e gratidão, como Salvador.


Boas festas para você Marcelo!E viva o Natal, porque Ele é para todos!

Ai que saudades da minha Paraíba...

Deus abençoe. Volta sempre, viu?

Alex Makuxi disse...

Car@,
Sou Alex Makuxi, do Povo Makuxi de Roraima-Norte do Brasil,atual gestor do grupo indios on line e vim aqui por dois motivos, primeiro para lhe parabenizar pelo Blog e segundo para agradecer por divulgar o portal indios on line.

Saudações Indígenas.

Wilma Rejane disse...

Saudações indígenas Marcelo!

É uma alegria imensa recebê-lo aqui! Faz tempo que conheço o indíos on line e parabenizo-lhe pela iniciativa.

Obrigada, grande abraço ao povo Makuxi de Roraima!

Deus os abençoe e volte sempre, tá?