Descanse em Deus



”Olhai para os lírios do campo..." Mt 6:28

Essa passagem me causa conforto, pela sua essência, suavidade e todo o contexto em que foi transmitida. Fecho os olhos e me imagino com Jesus, naquele momento, sentada aos seus pés, ouvindo-o falar das coisas simples e de como a vida é bela e segura sob seus cuidados. Posso sentir o silêncio de vozes humanas e o pulsar da natureza orquestrado pelos céus. Jesus andando entre os discípulos, e sua mensagem penetrando como um bálsamo suave nos corações. : ...”Olhai para os lírios do campo como eles crescem, não trabalham nem fiam... se Deus assim veste a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós homens de pouca fé?” Mt 6:28-30.

Os Lírios em Israel

A palavra grega para "lírios" significa "flores silvestres". O biólogo Israelense Ori Fragman-Sapir, cientista chefe da Universidade de Jerusalém Botanical Gardens, escreveu um artigo intitulado "Wild Allium Espécie em Israel". Nele relata que existem 250 espécies de lírios  desde Israel, ao Irã e Turquia. Nos campos de Israel , especificamente, foram catalogados 39 tipos de allium florescendo pelos campos.

Jesus poderia esta se referindo a qualquer uma dessas espécies, ou a todas elas. Alguns tipos de lírios não possuem raiz, secam rapidamente. Dessa forma, era costume da época reunir as flores secas e usa-las para queimar nos fornos a fim de aquecer a temperatura. Talvez isto explique a fala de Jesus: "a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada ao forno" Mt 6:10

Provavelmente, ao proferir o sermão não houvesse lírio algum a sua volta, segundo pesquisadores, era  verão. Não importa. Creio que todos entenderam perfeitamente o que Jesus falou. Assim como penso que cada vez que um daqueles discípulos contemplava um lírio, a mensagem transbordava no coração.

Olhai os Lírios

Aqui estão apenas algumas das espécies de lirios que embelezam os campos de Israel. São perfeitos!

Que bordadeira conseguiria produzir pétalas tão harmoniosas? E as tonalidades da cor?

Olhai os lírios... Vejam como eles se unem em um mesmo ritmo. O cacho protege a unidade. Me faz lembrar da família, da igreja: "Quão bom e suave é a união...que perfume...


Jesus quer que paremos um pouco para contemplar os liríos, as hastes que os sustentam, as pétalas que abrem e fecham em tempo determinado (há tempo para todas as coisas), a textura, perfeita que dura enquanto vive a flor, transmitindo beleza ímpar. Um tecido que nenhuma sofisticada fábrica consegue imitar.

 Um inseto procurou comida em um Lirio, provavelmente a docura da flor o atraiu. Isso lhe diz algo? Lirios, além de beleza, também doam alimento. Olhai os lirios...

Lirios alvos como a neve, em diferentes fases: abertos, fechados, entreabertos...somos assim, como esse buquê, diferentes porém iguais.  Olhai os lirios...


Se você, assim como eu, foi edificado através da mensagem de Jesus sobre os lirios, guarde-a no mais intímo do coração. Quando estiver afadigado, resmungando ou se achando desprezivel, "olhai os lirios". Deus cuidou de cada detalhe dessas flores, com muito amor. Todas tem suas particularidades, suas estações. Ele não cuidaria de nós, feitos a Sua imagem e semelhança?

Deus os abençoe.

Fontes:

Por:Wilma Rejane

6 comentários:

Míryam Lobo disse...

Paz Wilma!!

Muito lindo o seu texto. Fui bastante tocada através dele. Estou passando por uma fase, onde preciso mesmo descansar em Deus, crendo que no tempo certo, as coisas irão acontecer...

Sei que Ele tem o melhor para todos nós, e estou aprendendo que, às vezes é necessário passarmos por algumas situações desconfortáveis para que o propósito de Deus possa se cumprir em nossa vida. Porque às vezes, não entendemos o que Ele está tentando nos mostrar sem a situação difícil. Aí vem o desconforto, para dele tirarmos a lição. As coisas acontecem, vão acontecer em minha vida, em nossa vida. BASTA DESCANSAR NÉ?!

OBRIGADA PELA MENSAGEM, MUITO ME EDIFICOU!!

PAZ PRO SEU CORAÇÃO DE AMOR ♥ !

Ana disse...

QUERO PODER ENTENDER QUE A TODO MOMENTO DEUS TEM CUIDADO DE MIM, E A TODO TEMPO DEVO DESCANSAR EM SEU AMOR E FIDELIDADE.SAIBA QUERIDA IRMÃ QUE DEUS É CONTIGO! QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE NO JARDIM DA ADORAÇÃO AO NOSSO CRIADOR. UM GRANDE BEIJO E FIQUE COM JESUS.

Luciano de Paula Lourenço disse...

Bela mensagem!E ainda tem pessoas(néscias) que dizem que não existe Deus. Davi tinha razão quando disse:"Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus..."(Sl 14:1.
Deus o abençoe, irmã Wilma!
Luciano Lourenço

Flavio Barreto disse...

Graça e Paz irmã Wilma e família.
Tenho aprendido muito não só com as suas mensagens que são inspiração de Deus como também nos comentários que são postados.
Deixo aqui uma passagem que tenho adotado como filosofia de vida:
Romanos 8:18 "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada".
Tudo aquilo que sofremos agora não pode ser comparado com as bênçãos que Deus tem para nós.
Às vezes nos sentimos como se estivéssemos em um deserto e que todos nos abandonaram. Mas Deus nunca nos abandona. Nesse momento de deserto é o tempo que Deus mais cuida de nós e nós ficamos mais dependentes Dele. Deserto é uma universidade onde aprendemos a depender e descansar em Deus.
Recomendo aos irmãos a leitura do livro: Há poder em suas palavras – autor Don Gossett – Editora Vida. Vale a pena ler.
Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus

Graça e Paz.

Tretswelt disse...

Wilma,a paz...
obrigada pelo texto.Bom fim de semana p vc.Bju.Luciene.

Wilma Rejane disse...

Leitores e irmãos;

Miryam
Ana
Luciano
Luciene
e Flávio!!!

Grande privilégio é para mim ter o carinho de vocês. Em oração sincera a Deus, rogo que sejam abençoados e que de seus lábios saiam firmes testemunhos do poder de Deus em suas vidas:

"Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração contarei todas as Suas maravilhas" Sl 9:1.

Bjs abençoadores!