Deus Quer Você


"Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: "Vá, profetize a Israel, o Meu povo" (Amós 7:14 e 15)


Amós era um simples homem do campo cujo nome significa “aquele que suporta o jugo”. Nascido em Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16Km a Sul de Jerusalém, se torna o primeiro dos assim chamados “profetas escritores” do século VII a.C. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel.

A declaração de Amós no versículo que inicia o texto, é uma resposta ao sacerdote de Betel por nome Amazias. Este estava corrompido pelo poder e a serviço do alto clero, confortável em seu ambiente de luxo, o sacerdote viu no boiadeiro um “tropeço”: “Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá e lá profetizas” Am 7:15. Consciente do seu chamado, da vontade de Deus para o povo e de Sua direção, Amós declara em alto e bom tom que pode não significar muito em aparência ou classe social, mas fora escolhido com a mais nobre de todas as missões. Leigo, humilde, estava a serviço de ninguém menos que o próprio Deus.


Essa narrativa me emociona. Saber que Deus escolhe as coisas loucas, para confundir os que se dizem sábios I Cor 1:27.  Amós, o boiadeiro estava profetizando a um povo próspero. A época era de grande progresso  para Israel que havia conquistado o controle das rotas internacionais do comércio, o rei Jeroboão estava se deleitando em riquezas e contemplando a nação crescer. Daí chega um “pobre” camponês, dizendo-se mensageiro de Deus, anunciando arrependimento [...] Quem deu crédito? Foi expulso, proibido de freqüentar os pátios da realeza.

Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Empolga-me o fato de saber que Deus nos formou únicos, nunca haverá outro Amós,  por bilhões de gerações. Isso é fantástico! Esse mesmo Deus, que fez obra tão grandiosa, reserva um plano diferenciado para os que O buscam em Espírito e em Verdade. Ele anseia, por usar a mim e a você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você. Amós era Amós. Alguém que cultivava frutas, cuidava de rebanhos e tinha problemas como qualquer pessoa. Ele rejeitou o título de profeta porque o status não lhe valia mais que a missão.

Deus quer você. Como quis os pescadores da Galiléia, Pedro e André.  Ele quer o Rei e também o camponês, Ele quer os que a exemplo do profeta Isaías dizem: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6:8.  Há um chamado para cada um de nós, também dons para o serviço, somos amados e mui aguardados diante do alto e sublime trono de glória, com amor eterno Deus nos diz: Quero você.

Wilma Rejane.

Biblia de Estudo Plenitude -Livro do Profeta Amós.

3 comentários:

Ana disse...

POSSO CHAMA LA DE REJANE? SINTO ME MUITO BEM QUANDO POSSO LER AS MENSAGENS QUE DEUS LHE INSPIRA A ESCREVER. MAIS HOJE GOSTARIA DE LHE FAZER UM PEDIDO ESPECIAL, TENHO 36 ANOS, NUNCA ME CASEI E SOFRO HOJE POR TER ALIMENTADO ,PROJETADO, E IMAGINADO ME CASAR COM UM HOMEM MEMBRO DA MESMA IGREJA QUE EU, QUE DEIXOU DURANTE 2 ANOS EU ACREDITAR QUE ISSO FOSSE ACONTECER. SEI QUE NADA ACONTECE POR ACASO, QUE DEUS TEM O MELHOR PRA MIM, QUE O CORAÇÃO É ENGANOSO, MAIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO REAGIR,VOU A IGREJA , EXERÇO MEU MINISTÉRIO MAIS MEU INTERIOR ESTÁ MUIDO, NO SABADO ELE FICOU NOIVO, A MOÇA É 9 ANOS MAIS JOVEM QUE EU, ME SINTO FEIA E RIDICULARIZADA POIS TODOS NO BAIRRO COMENTAREM QUE EU FUI TAO BOBA DURANTE TANTO TEMPO, A MOÇA MORA EM UMA RUA AO LADO DA MINHA JÁ DECLAREI COM MEUS LABIOS QUE OS PERDOEI, MAIS NÃO ENTENDO SE PERDOEI DE VERDADE, POR QUE SOFRO TANTO AO VE LO COM ELA? QUERO CONTINUAR A SER FIEL AO MEU DEUS ATÉ O FIM, POREM MINHAS FORÇAS ESTÃO SENDO MINADAS, ORE POR MESMO SEM ME CONHECER ME AJUDE NESTE MOMENTO TÃO DIFICIL DE MINHA VIDA. PODE PARECER UMA TOLICE TANTO SOFRIMENTO POR CAUSA DE UM HOMEM, MAIS É ASSIM QUE ME SINTO, E SENTI VONTADE DE ABRIR MEU CORAÇÃO PRA VC. A PAZ

Wilma Rejane disse...

Oi Ana!

Querida irmã, recebo emails de muitas irmãs que abrem o coração para mim, confiando-me suas causas. Procuro responder segundo a Palavra de Deus, e a vivência que tenho no Evangelho, sei contudo que é necessário conhecer bem mais as pessoas e os fatos que não cabem nas linhas que me chegam.

O que posso dizer-te nesse momento é que compreendo sua dor. Não pense que é tolice seu sofrimento, porque depositaste tempo, sonhos e amor a este homem.

Sei que é dificil Ana, mas o melhor a fazer é prosseguir na certeza de que és muito amada por Deus e Ele certamente tem coisas melhores para você. Procure na Palavra de Deus conforto e refrigério, apegue-se as promessas guardando-as em seu coração, isto irá te fortalecer, aos poucos e sem que percebas terás vencido a dor.

Pense: Ele não te merece, e você merece alguém que perceba seu valor. Ele te traiu antes de firmares um compromisso maior, e se isto acontecesse após o casamento? Sofrerias do mesmo modo, ou ainda mais.

Querida irmã, não há nada que o tempo não revele, prossiga sem amarras ao passado e vencerás. Procure preencher seu tempo com estudo, trabalhos, atividades que te dê satisfação. Ouse aprender algo para preencher as horas...

“Salmo 27:14 Espera no SENHOR, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.”

Grande abraço!

Com os braços calorosos de Jesus.

Anônimo disse...

a paz de Deus irma...so vim agradecer por trazer essas maravilhas aqui..estou aprendendo muito...Deus abençoe vc!! Amém