A Fé do Pequeno Samuel



Tenho dois sobrinhos, lindos, lindos! Juan, de 6 anos, moreno jambo, cabelos e olhos pretos bem expressivos, parece com o pai. Seu irmão Samuel, de 4 anos, já se parece com a mãe: É alvo, de cabelos castanho claro e bem encaracolados (são os cachos mais lindos que já vi!).

Têm personalidades opostas: Juan, introspectivo e distraído. Samuel, extrovertido e "antenado", com tudo a sua volta. Juan, conserva uma inocência comum à idade. Samuel, está à frente de seu tempo. A professora nos disse: "As vezes esqueço que o Samuel é uma criança, ele fala como gente grande". È... um dia na companhia do Samuel é garantia de cansaço e boas risadas.

É sobre o Samuel que quero relatar: Sua pouca idade e maneira de se relacionar com Deus. Os pais dele não pertencem a nenhuma religião. A meu convite, estiveram várias vezes na igreja evangélica. Tempo precioso para as crianças, elas aprenderam lições que lhes servirão para toda a vida. Sementes, que creio: germinarão, crescerão e darão frutos.


Se os pais soubessem a importância de ensinar os filhos no caminho do Senhor, jamais negligenciariam esse chamado. Oro para que minha irmã e seu esposo descubram a riqueza escondida em Cristo Jesus e assim, ensinem os filhos. Samuel, aprendeu rápido o valor da oração. Já presenteou a família, muitas vezes, com pedidos engraçados, por exemplo, ao ver sua mãe chorar : "Mãe, fala com papai do céu pra Ele te deixar em paz". Traduzindo, seria: "Para Ele lhe dar paz". A mãe, logo começou a sorrir.

Em uma noite, ele estava sendo ninado por minha mãe, quando despertou: "Vó, preciso falar agora com papai do céu, pedir para Ele tirar essas manchas pretas do meu coração, não tô conseguindo dormir, meu coração tá doente". Ele e o irmãozinho haviam brigado. Minha mãe disse: "tá bom, você ora e eu fico calada, só escutando". "Papai do céu, limpa meu coração, preciso dormir". Pronto vó, Ele já escutou e já limpou, e em poucos minutos dormiu. A simples oração foi respondida.

A história Bíblica preferida do Samuel é Davi e Golias. Ele não se cansa de ouvir. Mal termino de contar...: "Tia, só mais uma vez". Já cheguei a interpretar Davi e Golias três vezes seguidas.  Como Deus se alegra em ver a fé do pequeno Samuel... Na maneira simples em que ela é desenvolvida, ensinada, praticada. Nos deixa uma grande lição. Lição, ensinada pelo próprio mestre Jesus: "Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como criança de maneira nenhuma entrará nele" Mc 10:15.

As crianças, nos ensinam que na pureza, dependência e sinceridade, residem o milagre. Samuel, tão pequeno, já demonstra que assim como Davi, Deus o ajuda a vencer gigantes.

10 comentários:

Carmen Ferreira disse...

lindo post, eu estava tentando me distrair na net e li esse post delicioso principalmente porque se trata de crianças e justamente essa semana quase perdi meu sobrinho querido na tragédia da escola de realengo, aquele louco mirou na cabeça dele e deu 3 tiros mas só pegou 2 no braço e 1 no peito de raspão. louvo a Deus pela vida dos seus sobrinhos e do meu também...
bjo graça e paz

Robertto Andrey disse...

Graça e paz Irmã em Cristo. Meu coração se alegrou muito em ler este poste do pequeno Samuel. Que sentimento mais legítimo e puro Samuel compartilhou. Tenho dois presentes de Deus, Nicole 4 anos e Gustavo 2 anos, como crianças adoram louvar ao Senhor, eles assim como David se alegram na presença de Deus, pegam o microfone e louvam juntamente com o Ministério de Louvor (minha esposa é líder de Louvor). Que o tempo seja este, do pequeno Samuel com seu pequenino testemunho, quebrante e traga a vida Deus para dentro de sua casa. Js 24.15.
Deus abençoe.

Wilma Rejane disse...

Oi Andrey!

Nicole, Gustavo e a mamãe louvando a Deus...hum já vejo sua casa cheia de música e alegria.

È certo que crianças necessitam serem ensinadas quanto ao caminho do Senhor Pv 22:6, mas como aprendemos ao observarmos a forma simples desses pequeninos se relacionarem com Deus, não é mesmo?

Deus o abençoe irmão e a toda sua casa. Obrigada por enriquecer esse post.

Em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Irmã Carmem,

Me alegro por seu depoimento ao tempo em que me entristeço pelas vidas que se foram.

Fui lá no seu blog e vi que trabalhas com ministério infantil, Deus a abençoe nessa missão de cuidar dos pequeninos, tá?

Obrigada pela companhia. Grande abraço em você e no sobrinho!

Em Cristo.

Eduardo Medeiros disse...

oi wilma, beleza?

muito legal o relato do seu sobrinho. da boca das crianças sai o perfeito louvor...

mas cá prá nós. davi e golias não é uma história muito pesada para uma criança de 4 anos? guerras, luta, davi decapitando a cabeça de golias, sangue escorrendo a baldes...

rsssss, desculpa, amiga, não consegui não fazer esse piadinha de mau gosto...rss

abraços e paz

Wilma Rejane disse...

Beleza Eduardo !

A piada foi boa, me fez sorrir! Sabe que o momento mais emocionante da narrativa é o de Davi atirando as pedras com uma funda na cabeça do gigante ? "Tia e o gigante morreu mesmo, ele não volta não"?

Essa de "gigantes voltarem" ele só entenderá mesmo quando tiver crescidinho, nê?

Obrigada Eduardo!

Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Paz,querida.
Quando li seu post,o Senhor me trouxe a menória 2samuel 23.5 onde diz,ainda que minha casa não seja tal para com DEUS contudo estabeleceu comigo um concerto eterno,que em tudo será ordenado e guardado.Pois toda minha salvação estão nele e todo o meu prazer estão nele ,apesar de que ainda não o faz brotar.Nisto cremos,que nossa família será alcançada,por este grande amor que se manifesta através de nós e de nossos pequeninos e alcaçará nossa família.
Graça e Paz andreza

Michelle Martins disse...

Ainda hoje eu andava triste e abatida...e este post me fez chorar de emoção ! Lindo mesmo! Todos os dias eu visito este blog e busco uma palavra de conforto...louvo a Deus...estou buscando SUA PRESENÇA única...e sei que no momento certo tudo vai melhorar ! Que o Senhor continue te abençoando grandemente...e que possamos ser como criancinhas !

Wilma Rejane disse...

Oi Andreza!

Que promessa maravilhosa essa, nê? Só mesmo o amor de Deus para nos encher de fé e esperança em meio a tatos murmurinhos do mundo.

Enquanto o mundo nos diz que é impossível, Ele dizima as incertezas pelo seu poder :

"Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" Jo 11:40

Deus a abençoe e muito obrigada por compartilhar sua fé.

Wilma Rejane disse...

Oi Michelle!

"Enxugue suas lágrimas às margens do rio Quebar". O Quebar era um Rio, próximo ao Eufrates, no mediterrâneo. Era lá que estava o profeta Ezequiel, rodeado de cativos, gente doente, ferida, triste abatida. Mas, Ezequiel olhou para o alto, buscou a Deus e não se entregou às circunstâncias e viu visões de Deus ! Dias de paz, esperança e prosperidade!

Querida, Deus a abençoe e nunca esqueça: Tem restauração às margens do Quebar, tem dias de restituição.

Em Cristo, no amor Dele.