Falsos Profetas Dos Últimos Dias




Wilma Rejane

Quando ainda morava em Campina Grande, Paraíba - minha terra natal - vi bem de perto o movimento messianico conhecido como "Borboletas Azuis". Era um grupo de pessoas que se vestia com batas azuis. Mulheres e crianças usavam um véu na cor branca, todos andavam de pés descalços. Lembro muito bem que vizinho a casa de minha avó, no Bairro Santo Antônio, morava uma família de "borboletas azuis". Era o meu caminho da escola, e não raramente, sem discrição alguma , eu parava para ver melhor aquelas pessoas que julgava estranhas, esquisitas: "Como podem acreditar em uma história dessas de messias e dilúvio pras bandas de cá?!". Eu tinha mesmo era dó de ver que toda aquela gente estava sendo enganada.

Não sei se vocês conhecem a história dessa seita fundada pelo então empresário algodoeiro, Roldão Mangueira de Figueiredo, no final da década de 1960. A seita “Os Borboletas Azuis”, tornou-se de fato famosa em 1977, quando seus integrantes começaram a se vestir de azul e branco e depois quando foi matéria de um jornal da Rede Globo na década de 80. Misturando várias práticas religiosas, como: Catolicismo, Espiritismo e Protestantismo, seu líder pregava que o mundo seria destruído num dilúvio que ocorreria em 13 de maio de 1980: “Uma enorme bola de fogo cruzará o céu, o Sol girará por três vezes consecutivas, um ensurdecedor trovão ecoará por toda a Serra da Borborema. Em seguida choverá ininterruptamente por 120 dias”, foi o que disse Roldão Mangueira a seus fiéis.



De fato choveu em Campina Grande em 13 de Maio de 1980. Recordo -  como se fosse hoje - do "rebuliço" que causou o inicio da chuva. Os vizinhos se aglomerando nas calçadas sob suas sombrinhas: "Será que vai ter dilúvio mesmo?!". Alarme falso. A chuva passou e todos dormiram tranquilamente, acordando com os raios de sol entrando pelas brechas das portas e janelas.


É incrivel, mas passados 21 anos, o movimento ainda resiste. Hoje são pouco mais de 20 adeptos e um novo lider chamado Antônio de França. Roldão morreu em 1982, poucos anos após falhar sua previsão. Entre os remanescentes; a vizinha de minha avó, que em pleno século 21 ainda se veste de bata azul, véu, pés descalços e aguarda o Messias voltar com exclusividade por solo campinense. - Tomara que ela se liberte dessa ilusão e conheça o Verdadeiro Messias - coisas da serra da Borborema que se alastra para outras partes do planeta. Triste, não?


Local de Reunião dos Borboletas, Bairro Quarenta, Campina Grande.

Movimentos como esse aparecem e desaparecem desde que mundo é mundo. Alguns, após "amargarem" decepção e frustração, ainda resistem sob "nova roupagem". O mais recente "disparate do Apocalipse",  aconteceu esses dias, prevendo o arrebatamento dos salvos para 21 de Maio de 2011 . O líder desse movimento já foi "desmascarado" uma vez quando previu a volta de Cristo para 1994.Vamos conhecer um pouco da trajetória do Harold Camping?

Harold Egbert Camping

Nasceu em 19 de Julho de 1921, é um apresentador de rádio e televisão dos Estados Unidos, famoso por suas interpretações pessoais da Bíblia e doutrinas "cristãs". É graduado em Engenharia Civil com bacharelado em ciência pela Universidade da Califórnia em Berkeley e proprietário de uma rede de rádios. Em 1992 publicou um livro chamado "1994?" o livro dizia que Jesus voltaria em setembro daquele ano. Segundo Harold em 21 de Maio de 2011 ocorreria o Arrebatamento. Minutos depois começaria o juizo final que duraria cinco meses. Após esses cinco meses o mundo seria destruido com fogo.

Outras Previsões de Harold:

  • Jesus voltaria em 6 de Setembro de 1994,diante do não ocorrido, o "profeta" admitiu "erro de cálculo"
  • 21 de maio de 1988, foi o último dia da Era da Igreja que começou com a crucificação de Jesus Cristo (olha Maio ai de novo!!!).
  • A grande tribulação começou em 21 de Maio de 1988, teria duração de 23 anos.
  •  Deus escolheu 200 milhões de pessoas para serem seus eleitos.
O mundo, é claro, não acabou em 21 de Maio de 2011 como previu Harold. Pelo menos para nós, não sei para ele que amarga vergonha pública.


Só para ilustrar ainda mais o artigo e alertar sobre o perigo das falsas profecias, relato outros casos de previsões messianicas que não se confirmaram:



William Miller- "Foi Um erro de Cálculo"

Em 1843, as pessoas venderam suas casas e empresas e percorreram o país pregando o iminente retorno de Cristo. Eles eram os seguidores de William Miller, um fazendeiro auto-didata estudioso da Bíblia a partir de Nova York. Miller entendeu que os 2300 dias de Daniel 8:14 para se referiam ao número de anos até o retorno de Cristo. Embora os estudiosos estivessem em acordo quase universal que a profecia se referia ao tempo de Antíoco Epifanias, Miller insistiu que era para o cumprimento de sua época.


Em 168 a.C, como Daniel havia profetizado, o rei Selêucida Antíoco Epifanias, entra em Jerusalém para castigar os judeus. Como prometido, ele coloca um fim aos sacrifícios no templo e o dedica a Zeus a quem oferece o sacrifício de um porco no altar de Deus. Desde o tempo de Antíoco entrando em Jerusalém até o templo ser purificado dos sacrifícios, foram contados cerca de 2300 dias. Na manhã e à noite sacrifícios reais impedido totalizaram cerca de 2300 dias.


William Miller acreditava que a purificação do templo em Daniel 8, não foi de um templo real, mas sim se refere à purificação da Terra pelo fogo na segunda vinda de Cristo. Porque os "setes" de Daniel 9 foi traduzido por "semanas" na Bíblia King James, Miller assumiu todas as profecias referentes ao dia como significando anos. Adicionando 2300 anos ao tempo da profecia de Daniel Miller deu uma data entre 21 de marco de 1843 e 21 de março de 1844. Ele começou a ensinar isso em todo o Nordeste e ganhou ampla aceitação. Apesar da grande emoção, 21 de março de 1844, entrou e saiu sem o retorno de Cristo.

Miller foi devastado, mas um dos seus seguidores voltou a  cálcular e descobriu  o que ele acreditava ser o erro: Miller teria feito os  cálculos com base no decreto de Artaxerxes do início de 457 a.C, mas o decreto não entrou em vigor imediatamente, essa foi a alegação para o erro dos cálculos. Uma nova data foi fixada: 22 de Outubro de 1844.

Ellen G. White - "Jesus Voltou Invisivelmente"

E 22 de Outubro de 1844 também não deu certo, alguns dos seguidores abandonaram o movimento. Muitos, porém tentaram encontrar uma nova explicação. Eles estavam com vergonha de admitir o seu erro. Haviam investido muito para estarem errados. Ellen G. White levou os Adventistas do Sétimo Dia à conclusão de que Jesus tinha voltado invisivelmente em 1844, e que ele iria em breve tornar sua presença conhecida. Outro grupo que tentou segurar a data de 1844 foi liderada por Jonas Swendahl e era conhecida como os Segundos adventistas. Eles acreditavam que 1844 não marcou a data de retorno de Jesus, mas o início da última geração. Swendahl ensinou que Jesus iria retornar, portanto, em 1874.

Um dos seguidores de Swendahl era um ex-presbiteriano chamado Charles Taze Russell. Quando 1874 chegou e passou, ele concluiu 30 anos não foi tempo suficiente. Então, ele acrescentou 70 anos a 1844 e concluiu que Jesus voltaria em 1914. Isso o levou a se separar da segunda adventistas e lançamento de A Sentinela de Sião e Arauto da Presença de Cristo. Seus seguidores ficaram conhecidos como os Estudantes Internacionais da Bíblia, e percorreu o país com a mensagem: "Milhões que agora vivem jamais morrerão!" Seguidores foram a deixar suas igrejas e comunhão juntos. Todas as igrejas foram considerados apóstatas, mas Deus havia providenciado um novo canal para a sua instrução, a Torre de Vigia de Sião Tract Society.

O que começou como Estudantes Internacionais da Bíblia tornou-se Testemunhas de Jeová. A data de 1914 foi alterado para 1925, 1941 e 1975. Muitos cristãos que foram chamados para fora de suas igrejas para se preparar para o retorno de Cristo, tornaram-se anti-cristãos.

A Biblia Alerta

"Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, mas unicamente o meu Pai. E, como no dia de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." Mt 24:36-39

"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor" Mt 24:42

"Então se alguém vos disser: eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhes deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodigios, que se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que vos tenho predito" 24:23,24.

Não é dificil identificar um falso profeta : Se marcar data para o fim do mundo, já sabe: é o fim do profeta e o mundo continua. Agora, o dificil é quando o falso profeta continua no mundo vestido de cordeiro, fazendo previsões previsiveis (perdoem a redundância)e sem marcar data para "tirar a máscara". Vigiemos e oremos.
 
Fontes: como links no artigo.

16 comentários:

Adoradores disse...

amem colherei sempre nesse pomar fica com Deus

Wilma Rejane disse...

Obrigada Roberto,

Serás sempre bem vindo.

Deus o abençoe.

Eduardo Medeiros disse...

wilma, os movimentos messiânicos são coisa comum na história da humanidade. os judeus do século I esperaram em vão que o messias profetizado pelos profetas viessem reger as nações com cetro de ferro e onde israel seria o centro do mundo.

isso sem falar nos outros vários messias que a palestina viu surgir naqueles tempos.

o nosso mais famoso messias sem dúvida foi o antônio conselheiro, o profeta de canudos.

sabe, se agente for pensar bem e sem preconceito, todos os cristãos que esperam a vinda de jesus quando enfim eles subirão com ele para as nuvens não fica muito atrás de todos os outros.

os cristãos pelo menos viram a decepção que é marcar o dia e a hora, por isso, deixaram para deus somente o conhecimento do arrebatamento.

o autor dos atos dos apóstolos colocou na boca de jesus a famosa frase:

"nem o filho sabe..."

Unknown disse...

Caríssima, boa tarde. Não sei por que falsos profetas teimam em marcar dia e hora para o retorno de Jesus ou o fim do mundo. Porventura não sabem eles que o mesmo jesus disse: "Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, mas unicamente o meu Pai..." Quereriam eles passar a perna em jesus? Ora seja! E o que mais me deixa intrigado, é que eles realmente sabem disso! Saudações fraternas em Cristo!

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo!

Amigo, os judeus não esperaram em vão. O Messias profetizado no Antigo testamento veio reger as nações com amor e justiça, o problema é que muitos não compreenderam, ou creram.

Israel, queria um governo militar. Jesus veio governar o ser, a alma, o espírito e dar ao homem a capacidade de ordenar a desordem (interior e exterior)

"O Meu reino não é deste mundo." João 18:36.

“Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, respondeu-lhes: o Reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: hei-lo aqui! Ou hei-lo ali! Pois o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:20-21).

A meta do cristão não é descobrir o dia e a hora do arrebatamento ou fim dos tempos, mas está preparado a todo e qualquer instante para esses eventos.

Obrigada Edu!

Deus o abençoe.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, não sei o que aconteceu: deveria levar meu nome e não "Paulo" no comentário acima! ???

Wilma Rejane disse...

Estranho Fratermauricio,

Não sei explicar o motivo. Achei a fala familiar, mas quando fui conferir: "Perfil não disponivel".

Arrebataram seu perfil e te deram um novo nome e de apóstolo! (risos). É mistério!

Obrigada irmão. Vamos torcer para não acontecer mais, né?

Deus abençoe.

Maurício de Souza Lino disse...

Não se preocupe; estou com todos os sistemas de segurança ativados!

Intercessão e oração disse...

estejamos alertas evigilantes sempre prontos para vinda de cristo deus te abençõe wilma
fica na paz do senhor

pastor vanelli disse...

Amada Mestra, que discorrer histórico sobre as falsas predições do fim do mundo, ou arrebatamento, "parousia", etc.

Estou deveras encantado com o conteúdo da matéria. Aprendi mais hoje nesta postagem na área escatológica do que meus 4 anos de teologia. Parabéns. Foi clara e conheceu os borboletas azuis, naquela época pastoreava a Igreja Presbiteriana um pastor de Campina Grande, e eu chamava o de "borboleta azul".

Só faltou o Miranda Leal, que destribuiu o calendário de 1999 demarcando em amarelo o "arrebatamento" entre 25 e 31 de dezembro.

E lembrando que para 2012 tem a turma que "maias" sobre o fim do mundo.

Rica postagem, estou aprendendo sempre contiga.
Abraço.

Wilma Rejane disse...

Orando e intercedendo,

Em todo o tempo, né não?


Obrigada irmãos!

Deus abençoe todos vocês.

Wilma Rejane disse...

Uai, não conheci esse Miranda Leal Pr. Vanelli. Ele foi assim "profeta do arrisca",já pensou?! "Eis que te digo: O mundo vai acabar entre 25 e 31 de Dezembro" (risos)Seis dias de suspense, Aff !

Ihhh Vanelli, daqui pro fim tem muita "presepada" ainda pra aparecer - e desaparecer rsrs.

Deus o abençoe e muito obrigada pelo carinho!

rosana disse...

oi minha querida...ja te enviei meu enderço viu...obrigado pelo seucarinho de sempre....adorei este post...td que temos que fazer é vigiar sempre....bjs linda fik na paz.

Wilma Rejane disse...

Oi Rô!

Enviei hoje, acredito que daqui a uns três dias chega.

Deus a abençoe, querida.

Bjs!

Alexandra Freire disse...

Nem sempre os falsos profetas avançam com datas.
Alguns são sofisticados e até demonstram ter algum conhecimento.

Por aqui temos uma Senhora de nome Alexandra Solnado que afirma ter visto Jesus nas suas meditações,e que recebe Suas mensagens diárias.

Agora na Igreja Católica,já é permitido o batismo de pessoas trans.Tudo isso em nome da " inclusão". Confesso que fiquei de queixo caído.

Assim vai o mundo.

Wilma Rejane disse...


Relendo meus comentários em posts antigos do blog, percebo o quanto tenho sido transformada por meu Senhor e Salvador Jesus. Hoje mais consciente de que como filha de Deus devo ter moderação e discrição ao dialogar com leitores.