Qual o Seu Nome?!




Wilma Rejane

Em uma de suas publicações, o jornal virtual Correio da Manhã relatou que cerca de 650 pessoas mudam de nome todos os anos em Portugal. São homens e mulheres insatisfeitos que recorrem às conservatórias em busca de nova identidade e realização pessoal.

Também li uma história curiosa sobre mudança de nome entre os índios Miskitos de Honduras. Eles têm por costume, mudar o nome para simbolizar uma nova vida, a morte do passado. O Instituto Indígena de Honduras afirma que essa tradição é ancestral e que é uma forma dos índios tornarem-se isentos do que aconteceu antes.

Os Miskitos adoravam o deus-sol chamado Mapapak e seus lideres espirituais, chamados de Sukia ainda acreditam ter poder de curar e fazer mediação entre o homem e o mundo espiritual. Atualmente alguns missionários trabalham nessas tribos propagando o Evangelho, chamado de "yamni Sturka" (Boas Novas). A primeira Bíblia completa no idioma Miskito foi concluída em 1999.

Tanto os portugueses como os Miskitos procuram mais que uma mudança externa, eles acreditam que tudo o mais em suas vidas mudará a partir do novo nome.

Na Bíblia também encontramos relatos de mudanças de nomes (não poucos). Já no livro de Gênesis, Deus muda o nome do casal Sarai a Abrão.


Abraão = Pai de muitas nações

Sara= Princesa

Jesus, ao escolher os doze discípulos, muda o nome de todos eles.

Quando Deus muda os nomes de Sara e Abraão é com o propósito de que ambos tenham uma mudança interior. Isso não significa que todos que mudarem de nome também mudarão de vida, mas que é necessária uma mudança interior para que o exterior seja transformado.

Jesus ao renomear os discípulos, estava convidando-os para uma nova vida. A partir dali, não poderiam continuar com os mesmos pensamentos e atitudes. Uma mudança real, só aconteceu na vida dos 12, anos após terem ouvido os novos nomes serem proferidos pelos lábios do Mestre. Pedro, por exemplo, converteu-se após a ressurreição de Jesus.

Parece óbvio a lição de que mudar o nome nem sempre implica mudança de atitude. Sim, uma criança de 11 anos pode perceber isso tão bem quanto um adulto. Ao ensinar para meus alunos do ensino fundamental sobre os índios Miskitos questionei:

 - Será que ao trocar de nome, os índios tiveram nova vida?
 Muitos me responderam:
- Não professora, é preciso bem mais que isso para mudar de vida. Acho que eles tinham que mudar dentro deles.

Por algum tempo, durante a adolescência,  tive problemas em gostar do meu primeiro nome por associá-lo a ser vil e má. Sinônimo de maldade. Preferia que me chamassem de Rejane. Depois descobri que Wilma significava “protetora”. Melhorou, não?  Sim, grande avanço! Mas minha felicidade, ou a felicidade de qualquer pessoa não está no nome que possui e sim no relacionamento que ela tem com Deus!

È possível, que alguém tenha um nome considerado estranho, feio e ainda assim  o conserve pela consciência de que seu sucesso ou fracasso não dependerá do nome que possui, mas de sua atitude diante da vida. O inverso, é verdadeiro: muitos trocam de nome, acresentam letras, diminuem, na esperança de que algo mude a partir dali. Em todas essas coisas, aprendo que a busca pela felicidade sempre inclui o próprio homem, seu pensar e agir. Ninguém progride ou regride sem plantar ou  desperdiçar suas sementes.

Um Nome, Um Mistério, O Mistério.

Descobrir quem somos em Cristo Jesus e a herança que possuímos Nele é a maior de todas as riquezas!  Isso restituí traumas, incertezas, vazios. O nome Jesus, preenche o ser de tal forma que não deixa espaços para rejeição.

“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto a seus santos. Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória desse ministério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança da glória” Cl 1:26, 27

-Como você se chama?
- Sou Mefibosete. Filho de Deus, herdeiro da graça.

E ainda que se não diga sobre a graça, ela estará encravada em você e em algum momento, todos irão perceber: Mefibosete? Ele é bem aventurado!

“Bem aventurado o homem que serve ao Senhor, pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão e tudo quanto fizer prosperará” Sl 1: 1-3.


E essa é a grande lição que está disponível para todos os homens. A de que existe um Nome que é sobre todo o Nome e que a Ele se dobrará todo joelho Fp. 2:9, 10 e que nossa vida, salvação e felicidade consistem em estarmos Nele e Ele em nós. Grande é esse mistério!

Pergunto: Qual o seu nome? É com ou sem mistério?

Fontes como links no artigo.
E ainda: Correia A., Shinedrs A.
Ensini Inter Religioso, pg.130.

6 comentários:

pastor vanelli disse...

Gloria a Deus.Este blog me restaura uma pá de disfunções,Vil-má, não dá para crer, apesar que protetora é bem melhor, mas vil má pensei que fosse um uma prigunta que quando chegava o interiorano em casa que tinha ido para a praia e logo a familia ia dizendo: e aí vil má? É grandão memo?

Muito oportuno este post.Eu deveria chamar Armando Vanelli Filho, mas cidade do interior, primeiro passava no vigario que mandava na cidade, batizava e pegava o boletim da eucaristia e ia ao cartório. Meu pai me vai dia 19 de março no paroco, que logo perguntou qual o nome do menino? Armando Vanelli Filho, disse papai.O padre disse: Hoje é dia de são José e não tem Santo Armando. Eu batizo em nome de José Armando. Aí quando alguém pergunta: Qual o seu nome? Eu digo, Vanelli.
Abraço mestra.

Wilma Rejane disse...

Ai, ai Pr. Vanelli....

Essa de ver o mar foi boa: Cê vil má?! Homem do céu, me fazes rir e chorar! (risos)

O nome José é bonito, Vanelli, mas as circunstâncias em que foi recebido não te deixam boas lembranças. Acredito que muitas pessoas vivem dilemas parecidos ou até piores. Bebês não teem poder de decisão, não é?

Mais vale se alegrar pelo que é, do que se lamentar pelo que poderia ser, penso.

E para embelezar ainda mais seu nome, veio o oficio de pastor, já pensou? Pr. Vanelli! aaaêê

Jesus é bom demais, Ele torna tudo lindo e especial!

Obrigada, Deus o abençoe.

pastor vanelli disse...

Ah.Só para informação. Nos broguinhos meus, www.pastorvanelli.blogspot.com e www.blogdovanelli.blogspot.com tem um tabuleta lá A TENDA DA ROCHA, viu?

Nem percisa publicar, e só pra Veneranda Mestra, ter ciência. abraço. do servo, vanelli

REDE DE MULHERES NO PENIEL disse...

A PAZ DO SENHOR! VIM TE DIZER QUE TEM UM SELINHO PARA VC LÁ NO BLOG, SELINHO BLOG FERA. DEUS TE ABENÇOE!

Wilma Rejane disse...

Oiii Vanelli !

Publiquei rsrsr e te agradeço imensamente os links, nos seus abençoados blogs. Vou até aproveitar para convidar os leitores do Tenda: Conheçam os blogs do Vanelli !!!

Obrigada irmão-amigo-companheiro nos "caminhos" da net e mestre.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Olá Rede de Mulheres Peniel!!

Muito obrigada pelo selinho e pelo carinho, amadas.

Deus as abençoe.