A Doença de Lula Na Consolação de Boécio



Wilma Rejane

Quando a imprensa anuncia que alguém está com câncer temo duas vezes : Pelo diagnóstico em si e pelo " bombardeio" de informações que segue traçando julgamentos por vezes cruéis. A mão que afaga é a mesma que faz cair e em busca de audiência a mídia se mostra impiedosa desconsiderando a dor e as reservas tão necessárias nesses casos. Isso não é uma regra, mas o difícil é ver a exceção.

Assim que ouvi a notícia que o ex-presidente Lula estava com câncer de laringe pensei: Que se ergam os profetas do caos! E eles já se revelam com o martelo da sentença em punho para  o veredicto:  " É castigo de Deus". É verdade, também fiquei escandalizada com as declarações de Lula em Julho desse ano: " O Novo Testamento é uma bobagem", mas como desejei que ele pensasse o contrário! E ao postar no twitter pedidos de oração pela vida do Lula, me horrorizei muito mais com as reações: "tomara que ele caia do palanque e morra" (esse é só um dos "carinhosos" recados que recebi).

Registro aqui meus sinceros votos de cura ao Presidente Lula, enfatizando que a espiritualidade deve prevalecer em nós para uma visão racional de mundo, onde o aspecto natural das coisas não deve ser menosprezado. O ex-presidente está no grupo de risco dos vitimados pelo câncer de laringe, quem é fumante dificilmente escapa das consequências do vício sobre a saúde.

Para finalizar reporto-me a uma obra fantástica do teólogo e filósofo romano chamado Boécio. Em seu livro  Consolações da Filosofia, ele define a vida como uma grande roda giratória chamada:"Roda da fortuna". Essa roda simbolicamente representa o curso natural da vida onde: ascendemos, descendemos, ora estamos no alto, ora prestes a sermos esmagados. Boécio falava em causa própria porque tendo sido um influente conselheiro de reis, foi preso e martirizado, esquecido dos que um dia o exaltaram.

Todos nós estamos nessa roda da fortuna, não sabemos o que haverá de ser daqui a alguns minutos. É claro que o ser cristão me dá certezas, mais que isso , da vida e da morte, contudo: Onde me encontro nessa roda giratória? Em que momento a rotina me surpreenderá?  Não julgarei o Lula, não sou capaz de afirmar ou desmentir sobre sua vida. E se tiver que extrair uma lição do fato, escolho a Consolação de Boécio em sua visão natural de mundo, mas se isso o escandalizar, descortino o Boécio teólogo reconceituando sua roda da vida com o verso de Eclesiastes.

" No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera: porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele" Ec 8:14

10 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, saudações fraternas!
Que Jeováh Rafá dê saúde ao ex-presidente e que Seu Espírito encontre guarida em seu coração. Amém!

Wilma Rejane disse...

Saudações Fratermaurício!

Obrigada por reservar um pouco de seu tempo para comentar por aqui.

Amém a essa oração.

Deus o abençoe.

pastor vanelli disse...

É nosso dever orar por todos, em especial atenção pelo ex-presidente Lula, para que Deus conceda-lhe o melhor do Seu intento.

Não cabe a nenhum de nós julgamento, antes que cada cristão interceda para que o ex-presidente que se fez conhecido de todos, também conheça aquele é o verdadeiro Soberano sobre todos, Jesus Cristo, Senhor das Nações.

Parabéns pela postagem mestra. Sábias palavras.

Unknown disse...

É amada irmã, é muito fácil encontrarmos pretextos para coisas inexplicáveis, sobretudo quando o inexplicável diz respeito alguém que de certa forma foi "marcante" para uma época; uma sociedade.
Baseada neste contexto, arrisco-me a dizer que tais pessoas que julgam, e logo dão um veredicto final de tal situação, jamais conheceram o amor de Deus. O amor ama, jamais julga. Deus não nos pune por castigo, nem nos abençoa por merecimento, isso é fato, pois nenhum de nós temos merecimento de nada. O Senhor misericordioso como ele é, nos guarda de tudo. Ele é SOBERANO!

rodrigo disse...

Parabéns pela postagem. Não fui eleitor do presidente em foco, todavia, sou um cidadão que tem apreço pelos brasileiros, principalmente pelos que nos presidiram.

Wilma Rejane disse...

Obrigada querido Pastor Venelli,

Me uno a ti em oração,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Olá Ser Humano em Construção,

Devemos amar e infelizmente essa palavra tem sido tão vulgarizada que quando falamos em "amar", muitos torcem o nariz por considerarem chavão ou demagogia, mas não é. Foi o que Jesus nos ensinou. A vontade de Deus é soberana, desconhecida e até incompreendida (na maioria das vezes), não importa Ele quer que façamos a nossa parte.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Obrigada Rodrigo,

Votei em Lula no primeiro mandato, depois disso "PT saudações".

Deus o abençoe.

Eduardo Medeiros disse...

dá pra entender esses cristãos? como se alguém não tivesse o direito de achar o novo testamento uma bobagem...
beijos

Wilma Rejane disse...

Ou Edu,

Se não é normal achar anormal o Lula chamar a Novo Testamento de bobagem, não seria também anormal se escandalizar com os cristãos que se escandalizam com Lula?

Desata esse nó (risos).

Deus o abençoe.