Parabéns Mestra Wilma Rejane Pelo Dia do Professor




Blog do Pastor Vanelli


Bem hoje é dia 15, deveria em primeira hora estar falando do grande evento de logo mais as 20h00, quando na Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu, igreja que pastoreei por 27 longos anos, acontece a festa do 27o.ano de implantação e funcionamento da Missão e também onde estarei pregando o meu Último Sermão como pastor titular da igreja, passando logo  seguir, juntamente com minha esposa, Pastora Sara, a Titularidade Pastoral para o ilustre casal EVANDRO E NOHEMY SILVA. Fica então, aqui apenas um registro, pois quero falar mesmo é do DIA DO PROFESSOR.

Comemorado sempre aos 15 dias do mês de outubro, o Professor é lembrado  nesta data em decorrência de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. Esta comemoração nasceu através do decreto federal 52.682/63.

Vi esta semana uma citação no Facebook do pastor Junior Lima no dia 13, OPERAÇÃO  RESPEITO AO PROFESSOR  - EU APOIO, achei interessante e também compartilhei. E por que? Precisamos mudar a ótica acerca do professor. Muitos apenas o veem como um profissional, mas é mais que isto, é um amigo que presta grande serviçol ajudando crianças, jovens e adultos na fase educacional profissional. No dia deste vocacionado ser, não podemos esquecer que os professores de forma geral são revestidos da sabedoria e bençãos que são permitidas por Deus que atuam em seu papel social com engajamento no exercício de sua profissão e com maior responsabilidade nos dias atuais.



Uma das mais antigas e importantes das profissões, considerando que todas as demais necessariamente dependem dela. Na sua função o professor tem o feliz dever de ministrar aulas em todos os níveis educacionais, quer seja infantil, fundamental, médio, superior e porque não dizer também hoje tão indispensável, o profissionalizante e técnico.

Como pastor titular da Missão Paz e Vida até hoje, sou diretor mantenedor de um colégio cristão  por princípios e tenho sonhado  que cada professor neste Brasil  não seja apenas o que ministra aulas, mas sim, um educador, preparando novas gerações. Tamanha é a importância do professor na formação de um cidadão, que no diálog República, escrito por Platáo, ja era feita a  menção desta indispensável profissão.


Dois quesitos são fundamentais para ser professor: chamado e vocação, mas estas qualidades clamam por mais uma para formar uma tríade perfeita: perseverança. Um professor que não se utileze da perseverança está equivocado com a escolha profissional. Gabriela Mistral, poetisa, educadora, diploma  e feminista chilena, falecida em 1957, deixou uma frase interessante sobre a perseverança:"Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço”.


Hoje, para render homenagens aos excepcionais profissionais da área da educação no Brasil, quero mencionar  como exemplo de perseverança na profissão, a Professora  Wilma Rejane Neri Moura, nascida em Campina Grande Paraíba, residente em Teresina, Piauí. É educadora, jornalista, especialista em Religiões e cursa Filosofia na UFPI. Autora do livro "Às Margens do Quebar". É casada com o Físico e Químico Franklin Moura e mãe de dois filhos: Joyce e Filipi, membro da  Igreja Batista Cristo Vive.

Wilma Rejane além excelente educadora é uma mulher de fibra e coragem. Passou oito anos vendo apenas com um olho, e domingo, dia 9 de outubro fez quase um mês que ela submeteu a um transplante de córnea e agora já está vendo com os dois olhos. (veja mais em  http://bit.ly/pZPKgz ) . É editora de um dos mais destacados blogs da blogosfera evangélica A TENDA NA ROCHA .


Seus escritos são muito motivadores e mostram  a garra, fibra e perseverança que ajudaram-na atravessar todo este difÍcil período sem a visão completa,  e vem escrevendo no A Tenda na Rocha desde Dezembro de 2007. Hoje, com esta simples homenagem, eu que sempre brinco nos comentários do seu blog posso dizer de verdade: PARABÉNS MESTRA WILMA PELO SEU DIA. Senhores professores recebam a homenagem do Dia do Professor prestado pelo blog do Pastor Vanelli, na pessoa da valorosa mestra Wilma Rejane. 



Professora Wilma Rejane, persistência, fé e carisma, e exemplo a ser seguido.
Que hoje, cada professor veja na Mestra Wilma Rejane um referencial de educadora que não se prendeu por limitações, e que façam desta tão significativa profissão, uma mola propulsora no avanço educacional e que apesar das lutas, dificuldades e falta de reconhecimento à classe, sempre lembrem que “os grandes navegadores devem sua reputação às tempestades”. Parabéns Professor. 

2 comentários:

pastor vanelli disse...

Shalom Mestra, porque será que a postagem ficou mais bonita no seu blog?
Isto me faz lembrar um velha história. Certo leiloeiro de antiguidades apanhou um velho violino de entres os itens a serem leiloados e dirigindo à plateia disse: Senhores, um velho violino, alguém se habilita a um lance. 50 dolares sr!, gritou alguém la do fundo.70 outra voz tentando superar. Passado o tempo e não havendo mais lances, um senhor alquebrado pela idade disse ao Leiloeiro: permita-me. Apanhou o violino, tirou o pó, afinou-o e finalmente deslizou suavamente a vara sobre as cordas do velho instrumento que emitiu harmoniosos acordes que além de arrancar aplausos da platéia, também tirou um grito de 2000 dolares senhor. O leiloeiro olhou bem para o velhinho e disse o que o sr.faz? E ele respondeu fui regente de orquesta sinfonica 50 anos. E o leiloeiro arrematou: entendido a valorização do instrumento, FOI O TOQUE DA MÃO DO MESTRE.
Abraço.

Wilma Rejane disse...

Querido Pastor Vanelli,


Creio que cometi um grave pecado, fiquei envaidecida, que Deus me perdoe. Fiquei toda boba com esse artigo que descreveu tão bem o papel do professor e ainda fazendo um "passeio" na história para explicar a origem da data.

Recebo com carinho a homenagem e até com emoção porque por um chamado ingressei nessa missão. Larguei a carreira de jornalista, o curso de Ciências Contábeis e deixei Deus conduzir minha vida segundo Seus planos.

Ser professor, como falaste é vocação, é missão, é paixão. Tenho a grata satisfação de ministrar a crianças, jovens e adolescentes e com o sonho de também ingressar como mestra no Ensino Superior. Sei bem o que é uma sala de aula e as dificuldades que a classe enfrenta hoje: Não é fácil!

Obrigada ao bom Deus pelos professores que amam seus alunos e o ofício.

A Jesus, nosso Mestre Maior,

A você especial Pr. Vanelli que tem muita história pra contar com tantos anos de profissão.

Deus nos abençoe.