A Conjuração dos Povos e a Voz de Deus



“Não chameis conjuração a tudo quanto esse povo chama conjuração, não temais o que ele teme...” Isaías 8:12


Wilma Rejane

Há muito que essa palavra me desperta. O profeta Jeremias estava sendo orientado por Deus a andar, pensar e falar diferente das pessoas de sua época. O ano  era 626 a.C quando Judá estava mergulhada em idolatria e os reis andavam temerosos quanto a invasão de inimigos. Apesar das advertências e também conforto do Senhor, a nação estava como cega e surda. A linguagem do medo  predominava e Jeremias, mensageiro da esperança era ignorado. Isso me desperta a crer que existirá algo de muito errado com os cristãos se o mundo se agradar deles, se não houverem lutas, perseguições, rejeições e desprezo. A voz de Deus é contrária a voz do mundo é uma linguagem que soa estranho e até mesmo ridícula para os ouvintes.

Dessa forma, enquanto todos ao seu redor estiverem falando e vivendo trevas lembre-se: “Não chameis conjuração a tudo quanto esse povo chama conjuração, não temais o que ele teme”. Seja o nosso viver como a luz em meio a escuridão,  o sal sobre o insosso, a água no deserto. Traduzo esse verso em viver por fé, ter esperança e cumprir a vontade de Deus mesmo que haja uma turba em sua direção. Vejam, Jeremias era uma voz solitária ele poderia pensar: Tem algo errado comigo. Não foi o que aconteceu porque quando Deus envia Ele cuida e firma propósitos no coração. Enfim, Deus jamais abandona os que se dispõem a viver para Ele.

Conjuração significa conspirar, causar dano.


Existe um entusiasmo do mundo para o mal. Os noticiários diários falam de corrupção de sistemas, pessoas, acidentes de toda sorte, traições. Durante todo o seu dia as notícias chegam  por boca de muitos: No ambiente de trabalho estão a contar com riqueza de detalhes sobre o último escândalo,  a julgar a queda de conhecidos e desconhecidos, a se lamentar dos governantes, a vibrar com as cenas da novela da globo e ao pronunciarmos “Jesus é o Caminho” é como se já não existisse caminho porque os olhos estão vendados e os ouvidos selados pela conjuração  dos povos.

“Retirai-vos porque não está morta a menina, mas dorme e riam-se Dele” Mt 9:24

Jesus se recusou a chamar de conjuração o que todos chamavam. A morte conspirava na casa de Jairo e a multidão já pranteava quando Ele disse: Ela dorme. O mundo riu Dele porque a destruição impera no reino das trevas, e é disso que falam e vivem  os que não têm Deus no coração. Que em nós habite esse Espírito de vida concedido por Cristo Jesus a todos os salvos, para que façamos a diferença entre as gentes. Não chamemos conjuração a tudo que  chamam conjuração, não temamos o que todos temem.

2 comentários:

Unknown disse...

Amada Wilma Rejane, lendo seu artigo em quando me preparo para Pregar no mesmo Texto Bíblico, informo a sua pessoa que encontrei um erro devido você citar o Profeta Jeremias, sendo que não é ele, nem o texto dele, mas sim Isaías 8.12 confira la. Deus te abençoe.

Wilma Rejane disse...


Oi Teófilo!

Havia trocado Isaías por Jeremias, já concertei.

Muito obrigada!

Deus o abençoe.