Filosofia da Esperança



 Wilma Rejane
"E há esperanças, do derradeiro fim..." Jr 31:17

Gosto de falar sobre esperança. Não porque essa seja uma palavra bonita e que transmite melhores perspectivas de futuro, mas porque sei que Deus é um Deus que surpreende os esperançosos. A esperança em si já é algo de muito curioso porque ela existe quando aparentemente não tem motivos para existir: "A esperança é o ato de ser feliz sem a felicidade" (Berilo Neves). 


Ela não é o mesmo que fé porque na fé repousa a certeza do que se não vê Hb 11:1. Na esperança repousa a incerteza do presente e do futuro de modo a não se abater pela impossibilidade de vir a existir o que não existe. Não há certeza, mas ânimo. Dessa forma, quem apenas espera, é possível que não alcance, mas morra na esperança de alcançar. Triste, não? Como pode a esperança ser motivo de frustração? É por isso que é verdade o ditado popular: "A esperança é a última que morre". De certo é que ela morre, ainda que tarde para os que tão somente esperam sem fundamento firme. Como resolver essa terrível contradição sobre esperança e morte? A resposta, está na Bíblia. 

"Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência" Rm 4:18

E quando vi: "esperando contra a esperança" pensei: O que isso quer dizer? Como pode alguém ser contra a esperança e ainda assim esperar? Eis a resposta! É que Abraão não estava apoiado na esperança, mas na fé! Sem a fé, nada de milagres!É possível ter esperança e não alcançar, mas é impossível ter fé e fazer morrer a esperança! Sobretudo, é necessário ter fé em todo o tempo para permanecermos animados e amparados pela certeza do que é e do que há de vir.

E o que ainda se revela nessa filosofia sobre esperança é que ela precisa desesperadamente estar aliada a fé, como irmã gêmea, gerada no mesmo seio, parida de igual parto: " Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior desses é o amor" I Cor 13:13. Esperança sozinha é como passageiro em estação fantasma: O trem nunca chega, mas você está lá olhando para o além cheio de nuvem e neblina e sem bilhete de passagem porque não sabe para onde vai nem quando vai, mas o fato de viajar te anima, então você permanece lá e é possível que até o fim dos dias. Isso é muito desesperançoso, não? É um paradoxo: A esperança prolonga a espera e desespera se estiver desacompanhada da fé.

" Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverante" Rm 12:12

Calma não se desespere, não perca a esperança! Lembre-se ela é irmã gêmea da fé, da mesma família do amor e necessitamos ter esperança. A grande diferença está em não desistir da fé enquanto espera. Foi assim que Abraão alcançou a promessa de ter um filho e ser pai de nações.

" Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel" Hb 10:23 Aleluia!

Deus não esquece os que O buscam através da fé mantendo firme a esperança. Esperança é a Tiqvah, a corda pendurada da porta da meretriz Raabe que a salvou da morte com toda sua família. E o segredo: Não somos nós que seguramos a corda é Ela que nos sustenta. Esperança é a conversão de vale de Acor em Porta de Esperança. Esperança é Cristo Jesus nos fazendo esperar com alegria e certeza aquilo que não vemos.  Esperança e fé se traduz em milagre. Milagre rima com felicidade. Seja feliz!

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, Revista e corrigida. Almeida, J.F da SBB.

2 comentários:

HILARIO disse...

ALELUIA!!!!!!!!!!!!!ESPEREMOS POIS EM CRISTO POIS A ESPERANÇA NELE NUNCA MORRE POIS ELE ESTA VOLTANDO E A NOSSA FÉ NOS DA A CERTEZA AINDA QUE NÃO POSSAMOS VER QUE ELE VIRA.E O SEU AMOR NOS MOSTRA ISSO NOS FAZ ESPERAR(TER ESPERANÇA)CRER(TER FÉ)QUE ELE ESTA VINDO POIS A CADA DIA SENTIMOS O SEU TOQUE DE CARICIA EM NOSSOS ROSTOS COMO UM PAI QUE ACARICIA UM FILHO.DEUS É FIEL.E AINDA QUE POR VENTURA VENHAMOS A NÃO ESPERAR E A NÃO CRER PERMANECE O AMOR POIS ELE NOS AMA.ALELUIA!!!!!!!!!!

Wilma Rejane disse...

Oi Hilario!

Gostei de sua empolgação por Cristo.

Que esse amor cresça e frutifique pela graça que nos foi concedida.

Deus o abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...