Os Filhos de Ana em Ramá




Wilma Rejane

Existia no antigo Israel, uma região chamada de Rematoim-Zofim, na montanha de Efraim. Esse lugar, na atualidade, recebe o nome de Ramá localizado a 10 Km ao Norte de Jerusalém. Lá morava uma mulher chamada Ana, ela era estéril. Por esta causa, seu marido Elcana havia tomado uma segunda esposa chamada Penina . A Bíblia relata que existia uma rivalidade acirrada entre as duas mulheres Ana e Penina: “E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer” I Sm 1:6. Ana se sentia incomodada com a situação, não apenas isso, a amargura havia tomado o coração de Ana que já não dormia, nem comia normalmente.

Olhando para a vida de Ana, encontro semelhança com muitas outras vidas que são humilhadas pela não realização de seus ideais, seus sonhos. Ana tinha duas opções: Se entregar a derrota ou lutar pela vitória. No antigo Israel, esterilidade era sinônimo de maldição, então imagino que as pessoas apontavam para Ana e cochichavam : “Ela não tem  filhos e seu marido já arranjou  outra mulher”. Ana não sofria apenas as investidas da rival, mas a baixa auto estima, a dúvida de ser ou não amada, de não ser compreendida.

As pessoas nem sempre percebem nossa necessidade de cura, mas sabem reconhecer os sinais da dor e da derrota. Essa é uma tendência natural do mundo. A sobrenatural é a encontrada em Jesus que percebe o que está oculto, escondido e ama incondicionalmente nos estendendo a mão na solidão do quarto quando as lágrimas e os gemidos falam no lugar das palavras. O mundo é voraz em julgar, Jesus em socorrer.  Ana estava oprimida e aquela situação exigia uma reação: Entregar os pontos ou lutar pela felicidade. Ela morava em Ramá e sabem qual o significado desse nome? Esperança!

Ana precisava de fé e esperança. Quando somos pressionados pelos inimigos, podemos escolher fugir por vários caminhos tortuosos ou acreditar que o mar vai se abrir e nós vamos passar, aleluia! Ana, escolheu o caminho do milagre. A bíblia diz: “Então, Ana se levantou “ I Sm 1:9. A partir daquele dia a vida de Ana mudaria. O sorriso voltaria a sua face e seus inimigos seriam envergonhados. Ana buscou ao Senhor com todas as suas forças: “ Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente” I Sm 1:18.  Enquanto Penina zombava da esterilidade de Ana, ela buscava ao Senhor. A recompensa foi Samuel, um menino profeta. E não parou por ai Ana teve ainda mais cinco filhos!

Caro leitor, aquele que confia no Senhor e O busca de coração, jamais será envergonhado. O Senhor Deus, é a força de seu povo! Somente Ele se compadece de nós verdadeiramente! A nós não pertence a vingança, nem as contendas, nem a desistência, nem o medo. A nós pertence a vitória, as promessas e os milagres. O livro onde a história de Ana é contada na Bíblia chama-se I Samuel. Para mim isso significa muito. Quando Ana ainda sofria e chorava sua miséria, Deus em Sua providência já havia gerado Samuel que em hebraico significa: Chamado pelo Senhor.

Após Ana ter se derramado aos pés do Senhor, Deus chamou a existência o que estava adormecido; “ Eu te gero Samuel, pela fé de Ana, pelo meu amor pelos oprimidos”! Aleluia!

A vida de Ana nos ensina que os inimigos dos homens não devem  lhe ser motivo de morte, derrota. Pelo contrário: Daquilo que nos oprime, Deus suscita vitória. Não temamos, nas adversidades.

“Preparas uma mesa perante mim, na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, meu cálice transborda. Certamente que bondade e misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias” Sl 23:5,6

Pela fé, Ana gerou filhos. Que em nossas vidas esses filhos, quer sejam em significado literal ou figurado, sejam gerados. Busquemos a Deus, sem desanimar porque Ele é a nossa paz.

Amém.

2 comentários:

rosana disse...

oi minha querida...como é bom ler um texto assim cheio de fé e esperança.
Eu sou esta Ana nos dias de hoje,
não é por menos que me chamo de
...(ros -ana...Rosana rsrsrs).
Mas me vejo assim,envergonhada daquilo que ainda não consegui,tantos por amigos quanto pela minha familia.Meu sonho é ser mãe...mas pela misericórdia de Deus estou de pé e em fé tenho esperança de que um dia o Senhor se lembre de mim,como se lembrou de Ana.Dia 30 agora tenho uma consulta muito importante sobre infertilidade...por favor ore por mim sobre este favor...creio num Deus de milagres...bjinhos querida...fik na paz de Cristo.

Wilma Rejane disse...

Querida Rosana,

Como é bom ouvir sobre sua fé depositada em um sonho tão sublime: ser mãe.

Oro ao Senhor para que assim como Ana, recebas teu "Samuel": Chamado do Senhor. E quando Deus chama, tudo torna a existência!

Grande e afetuoso abraço!

Na paz e no amor de Jesus.