Que História Mais Louca !!

 O tempo e a oportunidade ocorrem a todos Ec 9:11






Wilma Rejane



Aquele não era um sermão fácil de ser compreendido, nem bom de ser ouvido. Primeiro Jesus diz “Sou o Pão que desceu do céu”, depois “comam minha carne e bebam meu sangue, se quiserem ter vida eterna”.  Só poderia estar louco! Os judeus foram um a um se retirando, balançando negativamente as cabeças em sinal de reprovação: “Ora vamos, não era isto que queríamos escutar”. Apenas os doze discípulos restaram ocupando as cadeiras da sinagoga em Cafarnaum, mas eles também estavam decepcionados com a situação, e só para completar o mal estar do momento, Jesus fecha com “chave de ouro”: “Um de vocês é um diabo”.  Silêncio absoluto no recinto.



Quem procurou lógica nas palavras do Mestre, não encontrou.  Deus escolheu a loucura da pregação para resgatar os corações, e para compreender Sua mensagem é necessário ter um espírito humilde. Quando Deus chamou a Ezequiel para ser profeta das nações disse-lhe: “Filho do homem, pôe-te em pé e falarei contigo, e o Espírito do Senhor me pôs em pé, e ouvi o que me falava” Ez 2:1-3. Ezequiel tão logo ouviu obedeceu, deu lugar ao Espírito que o encheu de entendimento e certeza. Um coração humilde não resiste ao chamado do Senhor.


 
Coração de Pedra


Sementes não germinam em pedras porque estas são incapazes de absorve - las. Logo, logo o vento soprará espalhando-as para algum pedaço de terra. A Palavra de Deus jamais volta vazia, e se não apresentou resultado no instante de sua emissão, em algum lugar, tempo e espaço, aquelas sementes surgirão e brotarão. É interessante saber que o Semeador, não lança apenas uma semente, mas suas mãos estão sempre repletas, abundantes, por este motivo, seu trabalho não é vão. Se espinhos, ou pedras, atrapalham a colheita, ainda haverá esperança em outro destino: “Pela manhã semeia a tua semente, e a tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” Ec 11:6

O Bom Terreno


Os judeus não suportaram a mensagem de Jesus porque estavam cheios de soberba e o Reino é para os humildes de espírito (Mt 5:3). A palavra humilde em grego tapeinophrosune (Strong 5012) significa: Ausência de arrogância, vaidade, senso de insignificância.  A primeira reação de Adão ao pecar no Éden foi esconder-se. Seu coração estava tomado de soberba. Se antes, ele a exemplo de Ezequiel, se punha de pé diante do Senhor para ouvir Sua voz, após desobedecer se encontrou com a auto-suficiência. Agora ele era deus, e saberia o que fazer de sua vida. Teceu vestes para cobrir sua vergonha e prosseguiu como senhor de si mesmo.


Perdidos na Floresta


Bombeiros cariocas resgataram três jovens que se perderam na floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Eles tinham tantas opções de caminhos que acabaram por se confundir na imensidão de opções. É sempre isto que acontece com os que se perdem, eles não conseguem discernir entre a melhor e mais segura das ofertas. Eles chegam a algum lugar e ainda assim continuam perdidos.


Os judeus que ouviam Jesus naquele incomum sermão, estavam confortáveis com o lugar aonde tinham chegado. Na visão natural, estavam salvos pelas obras e já não precisavam de um Messias. Muito menos de um louco e pobre filho de carpinteiro que se dizia ser o Messias.  Optar pelas muitas tradições foi o caminho sem volta, a pior das escolhas em que se perderam aqueles endurecidos corações.



O Caminho


Jesus é o que resgata viajantes perdidos, para Ele não existe lugar tão distante ou difícil. Sua providência alcança tudo o que tenha sido julgado impossível.  Não importa se as escolhas feitas foram tão ruins que findaram em um abismo, Ele chega lá e transforma o rumo de tudo.  O melhor desse resgate é que Ele jamais culpa o perdido, mas de uma forma especial e única Ele o abraça dizendo: “Este é O caminho de volta, prossiga adiante, não olhes para trás”.  Tudo o que te fez chegar àquele terrível destino é lançado no mar do esquecimento (Is 43:25).


Aquele papo de ser “Pão, sangue e carne” que afastou os judeus, era a salvação deles! Era Jesus dizendo Eu Sou O Caminho, a Verdade e a Vida Jo 14:6. O caminho que conduz ao Pai, a Verdade sobre Deus e a Vida eterna e abundante.


Nessa loucura toda de acreditar no que não vê, carregar a cruz e nascer de novo, é que está a Salvação.

Biblia de Estudo Plenitude: Evangelho de João Cap 6;41-71

Um comentário:

Gabi disse...

Olá querida li o seu texto e achei de muita sabedoria, pois as coisas de Deus não se firmam em entender e sim crer mesmo que pareça absurdo, e muitas das coisas que desprezamos é o que nos salva do mal. bjinhus e fique na paz do Senhor.
http://www.coisademulhercrista.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...