Natal, Jesus é Maior que a Tradição




Wilma Rejane


Ano após ano são feitos os mesmos apelos para que não se comemore o Natal por se tratar de uma festa de origem pagã, sem respaldo Bíblico. Através desse artigo, quero dizer por quais razões não faço ode a tal ideologia. Ouso portanto, ser de opinião  contrária a pastores famosos e lideres renomados que conseguem através de seus discursos, convencer e proibir o uso de alguns símbolos, bem como da ceia e reuniões familiares.

Natal na  igreja primitiva


As epístolas e os Evangelhos, foram escritos aproximadamente a  partir de 50 d.c e não fazem  menção de festividade natalina. A única vez que é descrita uma festa de aniversário, diz respeito a Herodes, o ambiente no palácio naquele dia de festa era tão pecaminoso que ocasionou na morte de João Batista: " Festejando-se porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele e agradou a Herodes pelo que prometeu, com juramento em dar-lhe o que pedisse: e ela, instruída pela mãe, disse: dá-me a cabeça de João Batista" Mt 14:6,7,8.


Portanto, com base nesse relato Bíblico, é possível presumir que havia na época o costume de se festejar o nascimento ou aniversário. Costume esse, que perdura até nossos dias.

O aniversário de Jesus não foi comemorado pela Igreja Primitiva e nem consta na Bíblia, por um motivo óbvio: " Jesus, assim como Deus e o Espírito Santo, é eterno não tendo começo, nem meio, nem fim de dias. Ele nasceu de Maria, morreu e ressuscitou, sendo  elevado ao céu para retornar como Rei a fim de julgar as nações" Atos 1:9-11.Ap 14:14. Sim, Ele veio como um de nós, em carne e espírito, mas ao ressuscitar e ser elevado ao céu, retornou para direita de Deus Pai a interceder pelos povos. Jesus não necessita de aniversário porque se encontra entre nós e em nós em Espírito e em Verdade. Isso é motivo de comemoração eterna e não apenas de um dia.

O que essa data 25 de Dezembro tem a ver com o nascimento de Jesus?

Vamos fazer um "passeio" pela tradição:


Essa data teve inicio com a festa de adoração do sol chamada solstício de inverno. Os pagãos supersticiosos observaram que o sol se movia para o sul e os dias estavam reduzindo. Eles achavam que um dia o sol iria embora de vez, para nunca mais voltar. Então, como forma de impedir essa tragédia e agradar o deus sol, eles promoviam rituais e cerimônias.

  • No mundo Babilônico, o 25 de Dezembro era comemorado como "vitória do deus sol".
  • No antigo império romano a data e a festa ficaram conhecida como Saturnalia festival romano ou Natalis Solis Invicti ( aniversário do sol invencível)
  • Quem popularizou a data como sendo comemoração cristã, foi a Igreja Católica Apostólica Romana em 375 d.C, sob o papado de Júlio I. Os símbolos usados nas comemorações eram praticamente os mesmos dos cultos pagãos. Com a evolução dos anos, outros elementos foram inseridos a festividade natalina que atualmente tem forte apelo comercial.

Santa Claus ou "Papai Noel"- é uma modificação do holandês "Nikolaas Sant." Foi o quarto bispo católico de Myra, na Ásia Menor, que trabalhava com crianças. Foi canonizado pela Igreja Católica Romana. A cor vermelha da veste é usada por bispos e cardeais da igreja romana e significa: Santa Claus protetor das crianças. Santa Claus também era conhecido como "Kriss Kringle" o mesmo que "Cristo Kindl"  ou "menino cristo".


Conhecer essa face histórica do natal, nos daria subsídios suficientes e convincentes de que é impossível para um cristão aceitar o natal com todos os elementos que se vê hoje. Papai Noel é uma blasfêmia declarada sendo responsável por grande parte da corrupção da data. O saco cheio de presentes nos diz: Ele é tão bonzinho, nos dá tudo que queremos. O saco vazio nos diz: Compre, compre!! Ele quer roubar a cena a todo custo, ser o centro das atenções. Papai Noel é sem dúvida, um símbolo bem diabólico.


O Cristão e o Natal


Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Ao dizer que como cristã comemoro o Natal, não implica dizer que concorde ou faça uso de todos os elementos natalinos da atualidade, tão pouco da antiguidade. Não me conformo com Noel, nem com a comercialização exagerada, nem com os contrastes sociais que se evidenciam ainda mais. Não me conformo com muita coisa que acontece no Natal , inclusive com não concordar com o Natal.

É verdade que a Bíblia não cita essa festa, mas se faz necessário uma exegese do texto Bíblico a fim de compreender o papel da Igreja de Jesus nesse contexto. Ora, se o apóstolo Paulo, em meio aos templos pagãos da cidade de Atenas, encontrou meios de evangelizar o povo, não seria sábio usarmos tal estratégia?

"E enquanto Paulo os esperava em Atenas o seu espírito se comovia a si mesmo, vendo a cidade tão entregue a idolatria. Porque passando eu e vendo os vossos santuários, achei um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Este pois que vós honrais, não o conhecendo é o que vos anuncio" At 18: 16 em diante.

A idolatria e o esquecimento do Real sentido de Natal, comovem o coração dos cristãos, mas não seria esse um bom momento para se refletir e fazer refletir sobre Jesus? Não seria o momento de pegar esse "templo dedicado ao sol" e fazer uma pregação sobre a Luz do mundo?

Fazendo a diferença

Nem sei quantas pessoas poderíamos alcançar nessa época do ano e por todos os demais dias, se tão somente pregássemos o Evangelho Puro e Simples, aproveitando os acontecimentos bons e maus que a vida oferece para fazer um sermão vindo de um coração cheio de amor e piedade pelos perdidos.

Jesus disse: "não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal"  Jo 17: 15.

Ora, acho formidável que essa data hoje seja dedicada a Jesus ao invés de ao "deus sol"! Acho maravilhoso nós cristãos podermos festejar em todo o mundo a importância do nascimento de Jesus! É claro que há muita hipocrisia no mundo, mas que não seja assim conosco.

O grande pastor Martin Luther King, realizou um sermão intitulado:" Natal e Paz", era 24 de dezembro de 1967 quando subiu ao púlpito da igreja Batista Ebenezer . Ele usou todo o tempo para explicar porque não comemorava o natal e que a data era de origem pagã, certo? Errado! Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo pela paz:




" Nosso mundo está doente com a guerra, por todos os lados vemos suas possibilidades sinistras. Ainda assim, meus amigos, a esperança de um Natal de paz e boa vontade para com todos os homens não pode ser descartada como uma espécie de sonho utópico de alguns devotos. Se não temos boa vontade para com os homens neste mundo, vamos nos destruir pelo mau uso de nossos próprios instrumentos e nosso próprio poder"

Diga-me sinceramente: o que teria impactado mais profundamente os corações? o sermão da origem pagã do Natal ou esse apelo pela paz que entrou para história?!

Faça seu sermão entrar para história nesse Natal e em todos os outros! Uma igreja que volta os olhos para as tradições ao invés de enfatizar Jesus, não vai a lugar algum! A tradição não pode, nem deve ser maior do que a mensagem da cruz! Porque nós cristãos temos que calar nossa boca em todo Natal?! por que temos que nos igualar as religiões que não acreditam em Natal, por não aceitarem que Jesus é o Messias?!


Natal é Jesus em nós

Ateus, satanistas, budistas, hinduístas, muçulmanos não comemoram o Natal! deixe-me repetir: Eles não comemoram o Natal, porque para eles o Salvador nunca nasceu e se nasceu alguém a quem chamamos de salvador, esse Alguém para eles não existe!

Eles não comemoram o Natal !!


Eu comemoro o Natal, porque nasceu Jesus! Nenhum símbolo,  tradição ou religião poderá me tirar essa alegria de ver o mundo reconhecer que em 25 de Dezembro ou qualquer outra data do ano, nasceu Jesus, Filho de Deus, Salvador da humanidade.

Uma árvore de Natal, na casa de um não salvo pode ser um elemento que remonta ao culto do deus sol. Em minha casa, que aceitei Jesus como Salvador tendo sido liberta e remida pelo seu sangue, uma árvore de Natal representa  a Luz vencendo as trevas. Cada vez que olho para uma linda árvore de Natal posso dizer: A comemoração do nascimento de Jesus é a época mais linda ! Em que outro tempo, encontramos ruas tão iluminadas e tantos enfeites coloridos? 

Quando criança, eu sempre pedia a meu pai para dar uma volta de carro pela cidade e pelo centro Industrial de Campina Grande para contemplar a decoração natalina. E meu coraçãozinho de criança pulsava mais forte com tanta beleza. Para mim, tudo aquilo era muito especial porque era por Jesus! Nem papai Noel, nem deus sol, nem festa pagã. Essas coisas teriam certamente me tirado o fascínio da data. Cresci sabendo que tinha nascido um Salvador. É verdade, eu vim conhecê-Lo adulta, mas o Natal ser dedicado a Jesus teve efeito em minha vida, e continuará tendo sobre o mundo!


Comemoro o Natal, porque o Jesus do Natal é Maior que a tradição.

10 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima irmã Wilma, Paz e Bem, da parte de nosso Deus e Salvador
Quero lhe desejar um feliz natal junto aos seus! Que o Senhor da Alegria e Paz invada seu lar e toda sua familia. Que dia gostoso! Não deveriam ser todos iguais? Deus abençoe prontamente!

Wilma Rejane disse...

Paz e bem Fratermaurício!

Muito obrigada amado irmão!

Que assim seja para você e toda sua família!

Deus o abençoe e boas festas!

Tio Fausto - Apascentar os Pequeninos disse...

Editores... Graça e Paz! Gostei muito do blog e já se tornei seguidor. Estava a algum tempo procurando um devocional legal sobre a mulher adúltera e encontrei aqui. Tenho um site de evangelismo infantil (Apascentar os Pequeninos) e junto as lições as vezes coloco um devocional e no caso gostaria de postar o de vc's, se não houver nenhuma restrição, é lógico que farei as devidas citações e créditos!

Cíntia Kaneshigue disse...

Feliz Natal Wilma!!!

Paulo Silas disse...

Amada irmã em Cristo Jesus,eu creio que pregar o evangelho da Graça,deva ser prsgado'A tempo e fora de tempo"....;Entretanto em 1Co.11:26"anunciais a morte do Senhor,até que ele venha".em Rm.11:16 E, se forem santas as pr´mícias da massa,igualmente o será a sua totalidade;se for santa a raíz,também os ramos o serão.Convenhamos que nossa referencia seja as Escrituras e não homem algum,não desmerecendo os feitos atrvés da vida do Rev.Martin luther king.E muito menos sermos cumplices de espíri de natal,só devemos ter comunhão e submissão ao Espírito Santo de Deus.Tal tolerancia travestida de ser uma oportunidade de pregar o evangelho ou glorificar O nome de Jesus Cristo,Creio que O Senhor não tenha ou necessite de tal ou qualquer ajuda,pois o véu rasgou de cima para baixo.(obs:tenho sido grandiosamente abençoado e revestido com seu blog.Um grd abrç e a Paz...)

Wilma Rejane disse...

Oi Fausto!

Está autorizado, pode republicar o que quiser, é só citar a fonte, ok?

Obrigada,

Deus o abençoe e ao seu ministério com os pequeninos.

Wilma Rejane disse...

Feliz Natal Cíntia!!!

Wilma Rejane disse...

Olá irmão Paulo!

Disseste bem: Jesus não precisa de ajuda. Contudo, designou aos homens que apregoassem a mensagem da Salvação e usando suas próprias palavras: "A tempo e fora de tempo, anunciando Jesus até que Ele volte"

Estás somente a confirmar o que digo. Se prego a Salvação nos demais dias do ano, não é justo que faça isso também no Natal? Ou devo me esconder em casa e falar a todos quantos encontrar que o Natal não pertence a Jesus, mas a deuses estranhos?

Fui convidada a transmitir uma mensagem Bíblica, na noite de ontem quando todos os parentes se reuniram para ceia. Gente que veio de longe e que não vejo em outra épocas do ano. Fiz missão, falei sobre o motivo do nascimento de Jesus.

É isso, amado.

Deus o abençoe. Obrigada pela companhia.

Patricia Leite!! disse...

Ola wilma, te desejo a paz do Senhor Jesus!
esse post dissertou sobre exatamente o que sei e creio a respeito do natal, parabens,com certeza não foi apenas um texto e sim vc sendo usada a esclarecer as que ainda não sabem qual a diferença d a tradição e do verdadeiro nascimento de jesus!
uma bjk santa srrs!
Patricia leite

CEDJV - Centro Ed. Des. Júlio Virgínio disse...

Muito boa essa palavra sobre o natal,Deus te abençoe a cada dia minha irmã.