O amor de Oséias por Gomer

Volta Ó Israel para o Teu Deus Os 14:1




Wilma Rejane


Essa história me leva às lágrimas. Como pode alguém insistir tanto em um amor não correspondido? É isso, o amor insiste quando aparentemente, não há motivos para existir. Assim é a história do profeta Oséias que recebe de Deus o conselho de casar-se com uma prostituta. Uma mulher infiel. É um relato verdadeiro, com personagens reais situados em Israel, no reinado de Jeroboão, em 750 a.C. A nação estava em declínio econômico, moral e espiritual. Embaixo de toda e qualquer sombra as pessoas prestavam culto a Baal e Astarote deuses da colheita e da fertilidade: “Eles porém não reconhecem que lhes dei o grão, o mosto, o oléo e lhe multipliquei a prata e o ouro que eles usaram para Baal” Os 2:8

Deus prosperava e sustentava Israel, mas eles não reconheciam, atribuíam o sustento a Baal. A palavra hebraica ba'al significa marido. Esse termo era usado para designar literalmente maridos e proprietários de terras. Israel, portanto, ao cultuar esses deuses, estava dizendo ser casada com eles, Israel e Baal em aliança pagã.

Através da vida do profeta Oséias, Deus estabelece uma alegoria para a nação. Israel representava a prostituta e Oséias a graça Redentora:“Vai toma uma mulher de prostituição e filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” Os 1:2.

Oséias casou com a prostituta Gomer, em um tempo que as prostitutas eram apedrejadas, discriminadas. O primeiro filho de Gomer foi gerado por Oséias, os outros, foram frutos de relacionamentos extraconjugais. Esse não é um bom exemplo para se seguir, podemos achar a história absurda, mas é justamente o que acontece conosco espiritualmente!

Diga-me: Você teria coragem de revelar em voz alta todos os seus pensamentos? Todas as suas obras? Não sei o que seria de mim se não fosse a graça Divina. Para ser mais precisa, o que seria de nós, sem a graça?

Oséias compra a própria esposa

Gomer passou pouco tempo casada com Oséias até que resolve voltar a sua antiga vida de muitos amantes e recompensas materiais:“Porque sua mãe se prostituiu , aquela que os concebeu houve-se torpemente porque diz: Irei atrás de meus namorados , que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu vinho, o meu óleo e as minhas bebidas “ Os 2:5.

Gomer estava caminhando para destruição, buscando paz e conforto onde não havia. Assim era Israel se prostituindo com Baal em troca de riqueza e paz, mas tudo que lhe sobrevinha era aflição e pobreza. O fim de Gomer poderia ser trágico, desprezada pelos muitos amantes, ela coloca-se a venda em um mercado de escravos. Quem aparece para comprá-la? Oséias! Aquele que nunca deixou de amá-la, que cuidou dos filhos e dos bens enquanto ela esteve ausente. Aquele que chorou e orou pela restauração de Gomer.


Cristo nos resgatou

Que linda história de amor! Gomer representa todos nós que desconhecendo  a alegria da Salvação, nos voltamos para deuses e deuses em busca de felicidade, sem contudo, obter paz.  Oséias, representa Cristo que através do sacrifício expiatório, nos resgatou do mercado de escravos para uma vida abundante.“Bem como o filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” Mt 20:28 Quando nos voltamos para esse amor, aliançamos nosso coração com Deus, em vínculo eterno.

Imagino Gomer abatida: suja e pobre naquele mercado, infeliz. Até que chega seu marido, paga o melhor preço que alguém poderia pagar por um escravo na época e coloca de volta a aliança no dedo de Gomer. Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus e a obra salvadora em Jesus.

A Restauração de Gomer

Mais maravilhosa ainda se tornou para mim estudar sobre o amor de Oséias por Gomer, ao descobrir o significado do nome da esposa do profeta. Deus cuidadosamente providenciou cada detalhe dessa narrativa para transmitir o quanto nos ama, apesar de nossa rebeldia. Sim, mas esse amor, que transcende o compreensível, anseia por nos transformar a ponto de O amarmos acima de tudo e todos. Oséias deve ter sido zombado, humilhado por quem era incapaz de amar como ele, ainda assim amou.

Gomer significa “completo”, cuja raiz é “gamar” ou seja: aperfeiçoar, terminar. Aleluia! Deus amou Gomer de tal maneira que não sossegou enquanto não completou sua obra, comprando-a do mercado de escravos para os braços de Oséias restaurando sua vida e família. Oséias, significa: salvação, libertação.

“Eu a atrairei, a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração. Lhe darei as suas vinhas e o Vale de Acor por porta de esperança e ela será como nos dias da mocidade, como no dia em que subiu da terra do Egito. Naquele dia, ela me chamará : Meu marido e não mais:Meu Baal” Os 2:14-16.

Deus não desiste de nós, fomos comprados com sangue, do mercado de escravos que é o pecado e a morte eterna. Essa é a obra que nos completa, que nos faz retornar e restaurar o espírito. Deus nos busca diligentemente, até que Sua obra se complete em nós. 

A completude sob perdão e arrependimento

O final do livro reserva uma promessa, reservada aos que voltam para os braços do Marido que é Deus: "Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano. Quem é sábio que entenda estas coisas, quem é prudente que. as saiba, porque os caminhos do senhor são retos e os justos andarão neles". Os 14:7,9.

Em Cristo, O que nos resgata.

Bíblia de Estudo Plenitude, revista e corrigida, SBB -São Paulo-1995.

11 comentários:

rosana disse...

que amor lindo....

.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
____SAIBA
♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
____DESDE JÁ
♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
____QUE VC
♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
____MORA AKI....feliz natal
♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
—– *♥*♥*♥*
—– *♥*♥*♥*
—– *♥*♥*♥*
—– *♥*♥*♥*
—-*♥*♥*♥*♥*♥*
—–*♥*♥*♥*♥
——-*♥*♥*
——–*♥*tenha um lindo ano novo!!bjinhos

Wilma Rejane disse...

Oi Rosana!!

Esse seu comentário também está repleto de amor, não é mesmo? Corações e corações...

Faço votos de um ano de boas festas para ti e de um ano novo repleto de novidades, vindas das bondosas mãos do Senhor Jesus.

Grande e afetuoso abraço!

Deus a abençoe.

Unknown disse...

Olá Wilma que a paz de nosso Senhor Jesus esteja sobre você!
Tenho um propósito de visitar todos os blog's que assim como o meu receberam a homenagem "Melhores de 2011" concedido pelo blog "Sei que Deus existe".
Já estou seguindo o seu blog e também colei seu banner no meu blog.
Sou administrador de 02 blog's:
http://cantinho-disciplina.blogspot.com/
http://sos-tst.blogspot.com/

Andressa Silva disse...

Amor mais que lindo...

DANIELLE GARCIA MOREIRA disse...

UM AMOR INCONDICIONAL. È COMPARÁVEL AO AMOR DE DEUS PELA NOSSAS VIDAS .

Emily de Palma Silva disse...

É impressionante como Deus é capaz de nos amar e nos aceitar como Seu povo nos pessoas pecadoras....
Deus obrigada por me aceitar da maneira que sou.😇

oziel disse...

Isso q é amor incomparável

Unknown disse...

Infelizmente as pessoas se afastam cada dia mais da ideia de amor ao proximo. Esquecem da obra de redenção que Jesus passou por nós, no preço que ele pagou.

Unknown disse...

Amem O amor de Deus é incoparavel

Unknown disse...

Quero deixar aqui meu comentário, eu sou a prova viva de que Deus nos ensina a amar assim como Ele nos ama incondicionalmente, meu relacionamento durou 4 anos, terminou a 1 mês e meio, tive que suportar coisas e coisas pra poder viver a amar minha esposa pra sempre, com exatos 1 ano de casamento ela me deixou, se afastou dos caminhos de Deus, se envolveu com outro homem e engravidou do mesmo, uma dor imensurável sinto aqui no peito pois eu amo com amor verdadeiro, muitos hj me vêem logicamente como um homem humilhado, mas ate assim Deus me fez compreender o que Ele sente por nois quando o abandonamos e nos envolvemos com os prazeres do mundo, hoje eu sinto uma falta enorme da mulher que eu amo, nao sei como vai ser daqui pra frente, mas eu sei que o que eu sinto por ela é "parecido" com o que Deus sente por nois, eu a amo muito e por ela faço o impossível, hoje eu ler a história de Oséias sinto a dor que Deus sente por nois, amar alguém que nos abandona, trai, deturpa, mas ainda assim Ele prefere nos amar, estou passando por uma fase sem explicação, mas eu ainda amo a minha mulher e mesmo que me julguem, me chamem de mane, eu sei que o que tem aqui dentro é capaz de perdoa-la e restaurar um casamento aliançado por Deus no altar, orem por mim.

Unknown disse...

Olá, parece que a história de Oseias se repete em minha vida, mas, diferente de Oseias eu estou em um conflito enorme, buscar a restauração e cura das feridas do adultério, ou pular fora do barco. A mentira se tornou um hábito na vida dela, "namorado" liga todo dia, tenho passado por dias de ira, dias de clamor por misericórdia para a vida dela, dias de tristeza, como disse antes, tem sido um conflito interno, não quero separar, mas, também nao quero fingir que não está acontecendo nada, já confrontei uma vez e mentiu dizendo que não estava fazendo nada. Vou continuando até onde der.