Âncora da Alma




 Wilma Rejane


"Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 6:18-20).


Âncora  é um instrumento náutico pesado, geralmente de metal que permite fazer presa em fundos rochosos, lodosos ou arenosos, fixando temporariamente os navios na posição desejada. Esse instrumento, representa  segurança,  porque  estabiliza embarcações em alto mar em tempos de tempestades. O verso de Hebreus nos diz que temos uma “âncora da alma” , ela se chama esperança, mas não é uma esperança vazia, ela está posta em Cristo Jesus. Isso não é confortante?

Essa metáfora Bíblica ensina a não nos desesperarmos nos dias difíceis, mas a crermos que somos sustentados e não iremos naufragar. O interessante é que para compreendermos bem o valor de uma âncora, é necessário enfrentarmos a tempestade, nela, mobilizamos nossa fé.  Essa metáfora do livro de Hebreus, encontra lugar também no Evangelho de Mateus.  Apóstolo Pedro ao avistar Jesus andar sobre as águas em forte tempestade, disse: “ Senhor, se és tu  manda-me ir ter contigo por sobre as águas e Jesus disse vem” Mt 14:28,29. Pedro deu alguns passos por cima da água, mas tão logo sentiu a força do vento e o agitar das águas teve medo e afundou. Jesus o segurou dizendo: por que duvidaste?

Quando a dúvida invade nosso coração, a esperança se vai, a âncora fica presa em mil voltas de cordas. Quando olhamos assustados para a tempestade, ela parece ser maior que tudo. Ela é como o gigante Golias, diante do pequeno Davi, esbravejando palavras de maldição: “vem a mim e darei a tua carne às aves do céu e as feras do campo “ II Sm 17:44. O uivo da tempestade tinha cheiro de morte, mas o pequeno Davi não duvidou, nem se intimidou. Ele não olhou para si mesmo, nem se assombrou com a “grandeza” de Golias. Ele usou a âncora da alma, Davi manteve firme a fé pelo que não naufragou: “Hoje mesmo o Senhor te entregara nas minhas mãos” I Sm 17:46

O mundo é esse mar revolto, esse gigante a nos afrontar e nós somos bem pequenos, é verdade. Se nos vestimos com o vento e nos cobrimos com a sombra do gigante, estaremos frustados e infelizes como quem apenas sobrevive esperando mudanças que nunca chegam. Mas se mantemos nosso coração firmado em Jesus, Ele nos sustenta, haja o que houver. Não é por nossa própria força, mas como disse o profeta Habacuque e Davi, o matador de gigantes: O Senhor é a nossa força. Habacuque 3:19.

Deus nos abençoe.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gloria a Deus Irma Wilma,que Deus a sustente sempre assim,buscando alcance e conhecimento do Espirito Santo para ajudar a tantos nas horas das tormentas, talvez voce esteja nesse momento passando tambèm, mas as suas palavras revelam atravèz do Espirito Santo que tudo podemos naquele que nos fortalece.Alberto

Primavera disse...

Oi Wilma Rejane!

É tão bom meditar nas Escrituras, e esse artigo então, tem aroma suave e conforta como um bálsamo.

Obrigada Jesus!

Te desejo muitas primaveras escrevendo sobre Deus, amada.

rosana disse...

(¯`v´¯)
`·.¸.·´
☻/
/▌
/\♥ bjs...bom fim de semana...Deus abençõe sua casa e sua familia!!

Wilma Rejane disse...

Olá Alberto,

Nunca mais fui a mesma, desde que recebi Jesus em meu coração. Por isso, a Palavra de Deus me é Alimento constante. Sem Ela em meu coração, eu seria como uma navegante errante, devorada pela tempestade.

Em todo o tempo, amo-A. Ele revigora a fé e traz paz.

Obrigada pela oração em meu favor.

Retribuo, com votos de abundantes bençãos.

Wilma Rejane disse...

Oi Primavera!

Obrigada por distribuir "buquês de alegria".

Deus a abençoe,

e me inspire na escrita, né?

Bjs!

Wilma Rejane disse...

Ooii querida Rô,

Que assim seja para ti, amada!

Deus a abençoe.

Joao Cruzue disse...

Irmã Wilma,

Que Benção. Sempre melhorando... Eu sempre achei que um blog era uma oficina de escritores.Agora tenho certeza.

Que bom que isto se cumpriu na sua vida.

Wilma Rejane disse...

Olá querido irmão Cruzué

Sabes o quanto o admiro e agradeço por também me ajudar na caminhada de blogueira, obrigada.

Sobre a oficina de escritores, creio que quanto mais nos dedicamos, mais nos aperfeiçoamos. Ainda tenho muito a aprender, mas sou muito grata pelo que Deus me proporcionou até aqui.

Deus o abençoe, amado irmão.