Um Simples Meditar Sobre Frutos do Amor


I Pedro 4:8: Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados




Wilma Rejane


Sem fé é impossível agradar a Deus, mas é possível ter fé e não ter amor? O apóstolo Paulo nos afirma que sim: “...e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria" I Cor 13:2. A fé nos faz alcançar o impossível, o amor nos faz fazer o impossível em nome da fé: amar os que nos odeiam e perdoar os “imperdoáveis”.  

Esse estágio de amar se torna real quando o Divino habita em nós.  Quando o que é  Perfeito habita no que é imperfeito, daí têm-se a graça, abundante, cobrindo uma multidão de pecados. Somente ela, é capaz de gerar em nós os frutos do Espírito. Fruto não é para apodrecer na árvore, mas  servir de alimento aos famintos.

Meu esposo costuma dizer que não sabe se uma laranja é realmente gostosa até descascá-la. Algumas são grandes e vistosas, mas basta abrir para descobrir que estão estragadas. Será que isso acontece conosco? Oh, como somos espirituais em casa e na igreja, belos frutos! Até que... Alguém nos decepcione. Daí conhece-se “o sabor da laranja”.


“Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” Mt 7:18.  Árvores más também dão frutos. Como saber se o fruto é bom ou ruim? Arrancando da árvore e provando, isso é uma metáfora que se traduz em  “tirar da zona de conforto, pôr à prova”.  Árvores choram a perda dos frutos, derramam seiva, como lágrimas. O fruto, contudo, precisa sair da árvore! Na prova revelará sua qualidade: sabor, textura, propriedades.


Não estou dizendo para provocarmos nossos irmãos a fim de sabermos se são ou não cristãos. O testemunho, começa em nós. Precisamos revelar ao mundo que  agimos diferente. Precisamos surpreender para convencer.  É fácil amar quem nos ama, sentir gozo quando tudo vai bem. Encontrar paz quando nada nos falta. É fácil Perdoar coisas simples e pequenas como uma pisada em nosso pé, um bom dia não respondido. É confortável ter fé em meio a bonança e prosperidade, também ser bom e manso com os que nos tratam bem. 

Tudo isso é humano e mesmo parecendo fácil, ainda falhamos. Mas, os que vivem em Cristo Jesus, contudo,  agem na medida do impossível, porque o espírito frutifica do que é celestial. Eis os mistérios do Reino de Deus, da graça que nos é dada por meio do sacrifício da cruz: mas o fruto do espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" Gl 5:22.  O cristão é assim como uma árvore que todos se achegam para receber sombra e ser alimentado. Cristão frutifica amor, mesmo quando o adubam com ódio.


Meu esposo tem razão: "não podemos saber se uma laranja é realmente boa, até prová-la". E laranjas, uma vez estragadas, devem ser descartadas. A boa notícia é que em Cristo, as pessoas são transformadas e capacitadas. Frutos podres, são recolhidos e tratados, transformando-se em árvores frondosas, a beira de mananciais.


 O amor de Deus é puro e Seus caminhos são fartos de alegria


Que em nós floresçam abundantes e saudáveis frutos, resultado de árvores plantadas em Cristo, regadas por Deus. Que através de nós, muitas  vidas sejam alimentadas, para multiplicar em sementes e frutos de amor, sabendo isso: Jesus é o nosso ajudador, e se Ele diz que  "o amor nunca falha" I Cor 13:8,  nos fará vencer.

2 comentários:

Jamisson Neri disse...

Irmã Wilma Rejane!
Meu nome é Jamisson Neri e moro no municipio de Placido de Castro-Acre. Leio muitos livros do mesmo genero do seu. Indo a uma livraria em Rio Branco na semana passada, encontrei seu livro sem procurá-lo, até porque eu não o conhecia. Mas quando eu passei meus olhos nas primeiras páginas nao tive duvidas de que era um livro que eu queria. Gostei muito do seu livro, estou divulgando na minha igreja. além disso fiquei sabendo do seu blog pelo livro. vc ta de parabens pelo livro. Um livro para ser lido e saboreado devagar para se extrair seus ensinamentos.
Um abraço
Jamisson Neri

Wilma Rejane disse...

Oi Jamisson!

Temos o mesmo sobrenome: Neri.

O livro Às Margens do Quebar" está indo longe, para glória de Deus! Contudo, para mim é surpresa que ele esteja à venda em formato físico em alguns estados do Brasil, como Acre.

Fico feliz e agradecida, amado irmão. Rogo a Deus para que sejas abençoado em sua vida espiritual e material e que assim seja com sua igreja.

Obrigada,

No amor de Jesus: Wilma Rejane.