Literatura Cristã: Entrevista com Wilma Rejane


Vamos tomar um cafezinho? Sente-se fique à vontade e conheça um pouco mais da autora de Às Margens do Quebar



Wilma Rejane Neri Moura, nasceu em Campina Grande Paraíba e reside em Teresina, Piauí. É educadora, jornalista, especialista em Religiões e cursa Filosofia na UFPI. Autora do livro "Às Margens do Quebar", edita o blog A Tenda na Rocha desde Dezembro de 2007. É casada com o Físico e Químico Franklin Moura e mãe de dois filhos: Joyce e Filipi. Congrega na Igreja Batista Cristo Vive.

A Palha -Qual o seu Nome?
Wilma Rejane Neri de Sousa Moura

A Palha - Quem é você? Defina-se.
Sou Teóloga, jornalista, educadora, blogueira, escritora, mãe, filha, esposa, parece muita coisa, mas sem Jesus tudo vira nada. Também sou filosofa (me formo para o ano) e através da filosofia digo que é possível sim me definir, mas impossível me conhecer através das definições porque o que sou vai além da aparência. Existe uma essência que se revela na convivência, por mais que eu diga quem sou, amigo Felipe, ficará muita coisa sem ser dita. Mas, se digo quem sou em Cristo, fica completo: “Sou nova criatura em Cristo Jesus” II Cor 5:17

A Palha - Como foi a sua conversão a Jesus?
Me converti no ano de 2003 após perder a visão do olho direito. Vivi muitas dúvidas e refleti profundamente sobre o significado da vida (e da morte), comecei a buscar respostas nos livros de diversas religiões, mas ainda me sentia infeliz e insatisfeita. Até que abri uma Bíblia antiga que guardava em casa e começando do Gênesis prossegui a leitura. Dormia mais tarde e acordava mais cedo porque tinha encontrado o Bálsamo para minha alma, as respostas que buscava . A leitura dos Evangelhos me fez ter a certeza da salvação e do novo nascimento porque me trouxe arrependimento e aceitação do senhorio de Cristo Jesus. Busquei O com todas as minhas forças, na certeza de que já O tinha encontrado e foi enquanto lia o livro de Atos que senti Deus falar fortemente ao meu coração: “Deixa tudo que estás fazendo porque tenho algo novo para ti”. Abandonei a carreira jornalística e o curso de Ciências Contábeis para viver as promessas de Deus. Ele me tem sido fiel, recompensando-me em porção dobrada. Recebi o dom de línguas enquanto orava em casa e uma capacitação para ministrar a Palavra que antes não tinha, daí nasceu a Wilma Rejane escritora cristã.

A Palha - E o interesse pela literatura, vem de quando?
É interessante Felipe, sempre gostei muito mais de escrever do que de ler. Sou um pouco impaciente para ler romances e ficções, prefiro histórias curtas e reais. Carrego esse hábito também para filmes: Prefiro os que têm no enredo atores pouco conhecidos e retratam histórias reais. O interesse pela literatura está presente em minha vida desde a infância quando lia os ilustrados livros de fábulas dos irmãos Grimm

A Palha - O que você gosta de lê?
Na adolescência fui apaixonada por Cecília Meireles e Clarice Lispector hoje me deleito com a Bíblia que é sem dúvida minha fonte maior de inspiração, mas também amo ler os filósofos medievais: Agostinho, Tomás de Aquino, Boécio e Anselmo de Cantuária. 

A Palha – Como surgiu à ideia de escrever um Livro?
Por volta dos meus quinze anos (não faz muito tempo risos) comecei a participar de concursos literários no Liceu Piauiense sendo sempre premiada e elogiada por professores, nessa época ganhei até bolsa de estudo integral. Na Universidade, prossegui com os poemas e prêmios e quando casei, meu esposo que durante o namoro leu todos os meus poemas (risos), me presenteou com uma escrivaninha cor de rosa , acompanhando o presente, um ultimato: “ Quero ver livros publicados”. Ih!!! Quando meus filhos nasceram, abandonei a escrivaninha para me dedicar a eles, o sonho adormeceu e foi despertado recentemente após a criação do Tenda na Rocha. Devo a realização desse sonho primeiramente a Deus que me encheu de amor, esperança, fé e coragem pelo ministério de Cristo e depois a todas as pessoas que constam nos agradecimentos do livro Ás Margens do Quebar.




A Palha - Qual é o título do seu Livro?
Chama-se Ás Margens do Quebar, foi lançado inicialmente pela Editora Oxigênio e recentemente pela Editora Ágape. Esse título foi retirado do capitulo primeiro do livro do profeta Ezequiel. Quebar era um antigo canal de irrigação situado na Mesopotâmia. Ezequiel estava orando nesse lugar quando teve visões de Deus dizendo que Israel seria restaurado do cativeiro, da dor, da morte. O livro é um convite: “Enxugue suas lágrimas junto ao rio Quebar porque Deus mudará sua sorte”. Esse título tem a ver com minha própria experiência de vida junto a Deus, quando Ele restaurou minha vida, me fazendo ver o presente e o futuro com os olhos da fé e isso depois de muitas lágrimas.

A Palha - Do que se trata o livro.
O livro é uma compilação dos estudos Bíblicos publicados em meu blog A Tenda na Rocha. Selecionei 54 estudos, dentre os mais de 400 publicados. Os estudos que Deus me tem dado, têm uma característica peculiar: São contextualizados para o dia a dia e de linguagem simples, estão ao alcance do entendimento tanto de crianças como de adultos. 

A Palha-Quais as maiores dificuldades que sentiu ao começar a escrever?
A luta contra minhas limitações é constante e servir corretamente às exigências da língua e da gramática, é sempre um desafio. Não achava que agradaria tanto como escritora, até receber o retorno positivo dos leitores, mas sei que necessito diariamente ter consciência de que preciso melhorar para continuar crescendo. No dia em que eu achar que sei tudo, estarei perdida.

A Palha - Que dicas daria para quem quer inicia uma carreira como escritor(a).
Sabe , recebo alguns e-mails de pessoas pedindo orientação sobre isso: “Como faço para escrever bem, quero escrever e não sei por onde começar, me indique algum livro com dicas de escrita” e por ai vai. Não me considero tão genial a ponto de dar conselhos de como alcançar sucesso escrevendo, mas a partir de minha experiência pessoal, me sinto segura para dizer: não há melhor meio de se aprender a escrever, a não ser escrevendo. A leitura auxilia e muito no processo, contudo é necessário persistir e praticar para aperfeiçoar. Aliado a isso, vem a paixão pelo que se escreve: escritor apaixonado, conquista leitores.


A Palha - Fale de seus projetos.
Eles não cabem aqui! (risos). Estou escrevendo mais dois livros: Um romance cristão e uma ficção cristã. Não vou dizer ainda os títulos dos livros, porque já mudei várias vezes , mas posso comentar um pouco sobre eles.

A ficção se passa inicialmente na cidade de Bolonha, na Itália e tem como personagem principal Matteo, um professor de Filosofia curioso, inteligente e carismático que sai em viagem de férias , você não sabe o que o aguarda ! Descobri coisas incríveis fazendo o roteiro de viagem do Matteo, o lugar para onde ele vai é real, existe de verdade, fica no Oriente médio. Esconde segredos ainda inexplorados pela mídia e tem uma relação incrível com a história do Antigo e do Novo Testamento! Ô não vou dizer onde fica porque podem copiar minha ideia ou correrem em caravana para lá (risos) 

O romance (que pretendo lançar em 2012) fala sobre fé, especialmente sobre Sara e Abraão e de como Deus agiu na vida deles e quer agir também na nossa, tornando realidade o que clamamos em oração. 

O blog vai bem, graças a Deus e só tenho que prosseguir no que compreendo como missão e chamado. Bem, se eu parar algum dia, o que escrevi ficará valendo por muitos anos, porque é Palavra de Deus, Eterna e Eficaz. 

A Palha – Dê seu parecer sobre a importância da literatura Evangélica.
O mercado editorial evangélico tem crescido muito, temos excelentes editoras divulgando e comercializando livros de autores nacionais, mas ainda estamos bem distantes de se igualar ao que acontece na literatura secular. Vejo que existe um público evangélico grande para autores internacionais e suas obras traduzidas, é só observar as vitrines e prateleiras das livrarias cristãs para verificar que o que falo é verdade. A literatura evangélica é importante porque através dela, nasce e renascem corações mais justos e dispostos a servir a Deus. Isso implica: sociedade melhor, país melhor. 

A Palha – Como Fazer para adquirir o(s) livro(s)?
O livro está à venda em todo o Brasil através das seguintes livrarias: Livraria Cultura / Vitrola / Cia. dos Livros / Lojas Gospel  / Livraria Curitiba / Tenda Gospel / Livraria Saraiva

A Palha - Suas conclusões finais, por favor.

Quero agradecer pela entrevista, te parabenizar e desejar sucesso com o trabalho que realizas de evangelizar através da arte. Agradeço pela oportunidade de falar sobre minhas realizações: sem Deus, nada do que vivo haveria se cumprido, a Ele toda honra, toda glória! Finalizo com um versículo que tenho por meta em meu ministério de escrever :“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, O Deus de toda consolação que nos consola em toda tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados” II Cor 1:3,4.Que os leitores do livro Ás Margens do Quebar, recebam essa consolação do Senhor. Estendo os votos aos leitores do seu blog, Felipe. E a tantos quantos Deus nos enviar. Amém.

Entrevista realizada pelo jovem artista cristão, Felipe Nascimento. Editor dos blogs: Vida Profética Adoração com Arte  e o recém criado A Palha com ótimo conteúdo e entrevistas. 

Esse é o Felipe.

8 comentários:

Lane disse...

Linda sua história Wilma, que Deus continue derramando essa unção sobre a sua vida; que tem abençoado a de muitas outras. Querida, nesse momento estou precisando muito das suas orações. Minha filhinha de 8 anos, está com um problema de saúde que vai afetar toda a vida dela. Preciso muito de um milagre!!! Ore por nós.

Wilma Rejane disse...

Oi Lane!


Obrigada por seus comentários sempre tão motivadores.

"Em Ti Senhor me refugio, não seja eu jamais envergonhado, livra-me por Tua justiça" Sl 31:1. Guarde essa Palavra no coração, querida irmã.

Estarei orando por sua filha e já creio na cura.

Deus a abençoe.

Lane disse...

Amém!!! Eu creio irmã. Deus te abençõe por tudo.

Tretswelt disse...

bom dia minha irma abencoada!Que Deus continue te mostrando esse caminho viu?Eu to daqui vendo e lendo...:)Oh gloria(diria Mattos Nascimento)!Bju daqui do frio alemao(com sol).Lu.

Wilma Rejane disse...

Oiii,
Bom dia Luciene!!

Obrigada pela companhia no cafezinho com literatura, tá?

Dia frio e com sol? Hummm, coisas da chic Alemanha!

Deus a abençoe, amada irmã..

Wallysou disse...

apz, amada.

parabéns pela entrevista, gostei de sua espontaneidade e objetividade ao falar de sua fé: sem medo e sem "arrodeios".

é um prazer para mim tê-la como amiga e irmã em Cristo.

obg por tudo (palavras de conforto, fé, motivação e, pcpmente, pelas orações).

gde abço de seu irmão em Cristo e admirador Wallace.

abs,

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima! Parabéns! Sempre te conhecendo um pouco mais! Continue sendo essa mulher de Deus, que o Senhor Jesus anda retratando nos blogs e na literatura. Outra vez, parabéns! Que a bênção do Senhor continue em você e na sua familia. Saudações fraternas.

Sammis Reachers disse...

Olá minha querida irmã! Fico feliz em ler mais sobre ti, e saber dos novos projetos. Já estou curioso!
Iniciei o rascunho de um romance de ação (cristão), mas tenho fugido a vida inteira de escrever em prosa... qual é o segredo? rsrsrs

Deus lhe abençoe e inspire sempre mais minha amiga!