Naamã é curado da lepra






Wilma Rejane

“Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne será restaurada, e ficará limpo” II Rs 5:10


O Jordão era um rio de águas barrentas e preterido por quem desejasse mergulhar e ficar limpo. Mas foi nesse rio que o profeta de Deus chamado Eliseu, ordenou que Naamã valoroso homem, capitão do exército do Rei da Síria, mergulhasse para ficar são da lepra. A passagem Bíblica sobre a cura da lepra de Naamã, nos fala também de orgulho e agir  de Deus através de coisas simples e quotidianas.

Situando a história no tempo, ela ocorre  quando Israel viveu turbulentos períodos de guerra que envolveu o reinado de Acazias e a queda da nação  para a Assíria em 722 a.C. Uma época, em que ser leproso era muito problemático porque o convívio do doente com a sociedade exigia muitas privações. Contrariando a ideia de abatimento, isolamento e discriminações causados pela doença, Naamã era líder de um exercito com transito livre no palácio e grande influência diante do Rei da Síria. 


Imaginem alguém com insensibilidade em toda a pele, sendo reconhecidamente um guerreiro. Esses indícios  revela um Naamã que não media esforços para vencer suas limitações. “Um homem valoroso diante do seu senhor” ( II Rs 5:1). Suas vestes facilmente se apegavam  à carne ferida, deixando as marcas de sangue e de outros corrimentos. A vida diária de Naamã despendia cuidados e sacrifícios.

A nobre roupa do capitão Naamã, era manchada diariamente. Por fora um elegante traje, por dentro desconforto e ferimentos. Sua esposa constantemente lamentava a situação do esposo. Uma menina escrava da terra de Israel, havia sido capturada pelo exercito de Naamã e estava servindo em sua casa, ela cuidava especialmente das roupas de seu senhor. Seu contato direto com as lágrimas da esposa do capitão a fez declarar: “ Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que esta em Samaria, ele o restauraria da sua lepra” II Rs 5:4.




O capitão escutou a fala da pequena escrava e se dirigiu com uma caravana para Samaria, na bagagem, muitas ofertas de valor para recompensar o profeta. Seu senhor, Rei  da Síria também enviou carta para que o rei de Israel o recebesse e intercedesse em seu encontro com Eliseu a fim de ser curado.. O encontro entre Eliseu e Naamã é frustante, decepcionante. O profeta sequer se levanta da mesa onde estava reunido com outros profetas e discípulos para receber Naamã.

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação."  II Reis 5:9-12


A causa do mal e o engano no culto.

Não fosse a decepção de Naamã  em relação a Eliseu,  não saberíamos ao certo quem ele era realmente: orgulhoso e murmurador. Ficaríamos com a recomendação do inicio da narrativa Bíblica que o descreveu como “valoroso diante de seu senhor”. E se era valoroso, certamente tinha muitos atributos de bondade , sua lepra portanto, seria uma incógnita: “como alguém tão bom poderia padecer de tão grande mal”? Diariamente fazemos interrogações desse tipo procurando justificativas para o mal. É como se ele tivesse uma razão de existir, fosse uma sentença. 

Os discípulos de Jesus, caminhavam com Ele, certa vez, quando encontraram um cego de nascença e a dúvida que lhes surgiu, também está presente na mente de muitos de nós: “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. " João 9:1-3

É impossível para nós desvendarmos as causas do sofrimento humano, contudo Jesus nos diz que todo sofrimento pode ser transformado em glória. Seria isso um ode ao sofrer? Nada disso! A Bíblia é a Palavra de vida e o que encontramos Nela, não encontramos em nenhum outro lugar. É através dela que ouvimos: “Eu te curo, te salvo, te consolo. Eu o Senhor não abandono, mas restauro, renovo, faço tudo melhor. Eu Sou o que uso as coisas frágeis, simples e imperfeitas para minha glória”. Em Cristo Jesus, todo sofrimento se desdobra em bençãos que excede a perda. Sim, isso não é ilusão, é vida, é Palavra que nunca e jamais muda. Olhemos para o  o sermão da montanha que é um oásis para os cansados e oprimidos de todas as eras: “Bem aventurados os que choram, sofrem, eles serão consolados, em Mim Jesus eles serão consolados” Mateus 5. E todo consolo em Cristo só é possível porque um dia Ele sofreu, foi crucificado.


Naamã foi esse homem consolado pela fé no Deus de Israel, o mesmo Deus que continua operando hoje e eternamente. Deus olhou para Naamã e viu sua fé. Ele tinha certeza de que ficaria curado. Ouviu sua pequenina escrava e partiu em direção ao profeta com muitas recompensas. Naamã, não faria tudo isso se não cresse.

Esse homem cheio de fé, tinha também muito orgulho dentro de si. Ele era acostumado a receber honras e achava que era merecedor de atenção especial pela posição social que ocupava. Naamã, apesar de leproso, vivia de forma confortável, pois nada lhe faltava financeiramente. Enfim, Naamã pode ser comparado a um nobre diplomata, politico de grande fama e prestígio. Parecido com muitos que vemos na TV, nos jornais e no congresso. Homens importantes para o povo e para a nação, dotados de poder de  persuasão, liderança e riquezas, mas inflexíveis diante de Deus, arrogantes nas ações. “Banhar no Jordão?  Quanta afronta cometida por Eliseu que sequer veio me cumprimentar”.

Naamã acreditou que veria trovões e fumaça quando de sua cura. Que Eliseu faria algum ritual, tocaria seu corpo e algo eletrizante percorreria seus sentidos enquanto a carne de seu corpo se transformaria. E quantos não estão nessa situação de ignorância para com o agir de Deus? Procurando movimentos que os façam cair, desacordar? Buscando tocar ou se apoiar em “homens e mulheres de poder”?  Deus se revela como quer  e faz maravilhas em todo e qualquer lugar. Pode ser através de terremotos (Paulo e Silas na prisão) , de luzes e visões ( Paulo na estrada de Damasco), mas esses fenômenos são exceções, algo raro e especifico. Se em algum lugar essa junção de coisas acontece diariamente e corriqueiramente é de se preocupar: tem algo errado. Somente o conhecimento da Palavra de Deus poderá limpar e curar os doentes presos a esses rituais.

Ele  ouviu falar no Deus de Israel, tinha fé que seria curado, mas desconhecia os caminhos que seriam usados para isso. Ele era acostumado a acompanhar o rei da Síria na adoração de falsos deuses e jamais havia participado de um culto ao Deus verdadeiro. Deus não leva em conta o tempo da ignorância e ensinou ao capitão que era preciso se humilhar, reconhecer sua insignificância para realmente se tornar grande e agradável a Deus. Essa é a cerne do verdadeiro adorador: humildade. É quando nos humilhamos que Deus nos exalta.


Abana e Farpar

"Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel?

Queremos banhar em Abana e Farpar, não nas águas barrentas do Jordão. Queremos o conforto, a comodidade a manutenção de nosso ego e de nossa vida mundana. Nada de se rebaixar, de se curvar perante Deus e os homens. Nada de reconhecer que somos barro e ao barro voltaremos. Mas é justamente quando descemos ao Jordão e mergulhamos em suas águas que nos tornamos valorosos para Deus, é quando nos curamos por dentro e por fora. O profeta João Batista pregava o arrependimento nas águas do Jordão, a imersão do velho homem e o surgimento de um novo. Era isso que Naamã precisava fazer. È isso que todos nós precisamos fazer para sermos herdeiros da graça e do Reino eterno com Jesus. “ Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes” Tiago 4:6.

Deus é longânimo


Estava tudo muito difícil para Naamã, impossível mesmo de acontecer por conta de seu orgulho, mas Deus envia mais uma Palavra pela boca de um de seus soldados: “Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. ” 2 Reis 5:13.

E quantas vezes Deus nos fala e nós nos negamos a ouvir. E quantas vezes Ele insiste e nós não reconhecemos Sua voz, porque estamos distantes, com o coração cheio de preocupações, incredulidade e soberba? Depois o culpamos por nossa infelicidade, assim como Naamã culpava a Eliseu. Jó 33:14: “Antes Deus fala uma a duas vezes, porém ninguém atenta para isso”.


A cura



“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. ”2 Reis 5:14


Pela segunda vez Deus enviou Sua Palavra pela boca de um servo de Naamã. Eis como devemos estar atentos a voz dos que nos rodeiam, dos que trabalham conosco, daqueles que tendemos a não darmos o devido valor. Nossos servos podem ser instrumentos de Deus para nos abençoar. Nisso o capitão demonstrou sabedoria. Como servo do rei da Síria, ele sabia que muitas vezes seu senhor estava errado, precisando de correção. Quantas vezes seus conselhos não ajudaram a vencer as guerras? Naamã sabia reconhecer o valor de um escravo.


Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel. 2 Reis 5:15

Naamã mergulhou sete vezes no Jordão e foi completamente curado! Em seguida, voltou até Eliseu para agradecer. Novo Naamã grato  e humilde. E nós estamos voltando para agradecer a Deus pela provisão diária, pelos livramentos e curas? Naamã ainda pediu permissão a Eliseu para levar um pouco de terra de Israel, ele estava acostumado a acompanhar o rei nos cultos e sacrifícios a Rinom (deus da chuva e do trovão) e estava determinado a não mais fazer aquilo. A terra era para memoria e parte dos sacrifícios futuros ao Deus de Eliseu, o Deus de Israel. O capitão e ex-leproso fora curado por dentro e por fora, sua presença poderia ainda ser comprovada nos palácio, nos cultos a Rinom, mas seu coração estava inteiro doado ao Deus de Israel.


Quantas lições aprendemos com a história de Naamã! Nós quanto cristãos, poderemos ser vistos com pecadores, mas nosso coração deve pertencer inteiro a Cristo, sem sombra de variação. Nosso chefe, patrão ainda que seja um descrente incrédulo e idolatra, pelo dom da graça estamos livres para sermos seus serviçais. Nossa conduta não pode nem deve ser corrompida pelos infiéis, antes pelo contrário, oremos para que eles sejam conduzidos a Cristo  através de nosso testemunho.


Na cura de Naamã encontramos certeza e esperança de que Deus trabalha diariamente para dar o melhor a cada um de nós. O Deus que realizou todas as maravilhas na vida de Naamã  nunca mudou e para Ele não existe impossibilidades. 

Amém.

21 comentários:

Mimi disse...

novo blog: http://brilhanteestreladamanha.blogspot.ch/
visite!
bjnh Wilma

Sarah Iwabuchi disse...

Com certeza um dos mais esclarecedores textos sobre a cura de Naamã, muito bom.Eu tenho estudado muito sobre essa cura que se deu de forma tão insólita. Muito bom.Obrigado!

Wilma Rejane disse...

Mimi, querida!!

Quanto tempo não a via!! Mas já fui espiar seus blogs e vi sua linda filha, a última vez que nos falamos estavas grávida!!

Bjnh amada,

Deus abençoa sua família!

Wilma Rejane disse...

Oi Sarah !

Imagino que a cura de Naamã ocasionou em outras conversões ao Deus de Israel: Soldados que o acompanhavam e viram de perto o milagre, entre outros.

Uma cura que continua falando até nossos dias...

Deus a abençoe Sarah.

Paulo César Alves disse...

A paz minha irmã é verdade Jesus cura as nossas feridas seja no corpo ou na alma. fica com Deus

ALBERTO disse...

A PAZ DO DENHOR JESUS IRMA WILMA, maravilhoso estudo, è muito rico essa passagem, e como nos ensina nao è mesmo? sabe irma Wilma, lendo este texto, alcançei pelo Espirito Santo uma coisa: naama è homem pecador cheio de seus proprios atributos, a menina que estava em sua casa, testemunha a respeito de um Deus vivo e tambèm de um Profeta, bem, essa menina somos nòs, a Igreja de Cristo, estamos neste mundo, mas nao somos dele, entao estamos em locais onde hà pecado, e toda sorte de pessoas que estao carecendo de ouvir a verdade, entao nòs anunciamos para o impio onde hà soluçao para a sua ALMA, falamos do Profeta( simboliza aqui o PAI), entao o Homem vem COM TODOS OS SEUS atributos, razao, religiosidades,etc..., querendo ver o Pai, porem ninguem vai ao PAI SE NAO FOR PELO FILHO ( JORDAO), porque o Jordao nao tinha aparencia e nem formosura, rejeitado por ser barrento, e Jesus veio assim, em forma de homem e sem formosura e aparencia, entao o Profeta( que è o PAI)envia um mensageiro( que è o ESPIRITO SANTO) apontando para Ohomem que primeiro ele deve reconhecer o FILHO COMO O UNICO SALVADOR, O MEDICO DE TODOS OS MEDICOS, O SENHOR DOS SENHORES, O CAMINHO QUE DA ACESSO AO PAI,A CURA, A ALEGRIA ETC..., aì sim, depois que submerge na agua da VIDA, ELISEU QUE è O SIMBOLO DO PAI, SAI AO ENCONTRO DO PECADOR COM A SUA ALMA REMIDA. ALBERTO

Marialda Barreto Costa disse...

Olá, passei por aqui e gostei muito do seu blog. Depois dê uma passadinha no meu espaço e vamos firmar uma parceira nesta luta pela evangelização??? Te espero lá!!
Abraços,

marialdabarreto.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Paz do Senhor irmão Paulo César!


"Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si." Isaías 53:4

Bálsamo para corpo e alma feridos.

Deus o abençoe, querido irmão.

Wilma Rejane disse...

A paz do Senhor Jesus irmão Alberto!

Obrigada por complementar o estudo!

A Palavra é fonte de água viva que jorra eternamente e por isso também, de uma mesma passagem, sai diferentes sermões.

Deus o abençoe,

Wilma Rejane disse...

Oi Marialda!

Já fui lá em seu blog e assinei como leitora. Que o Senhor a fortaleça no propósito de prosseguir testemunhando sobre as maravilhas de Jesus.

Deus a abençoe, amada.

Obs: procurei banner do blog para incluir nos parceiros, mas não vi. Quando tiver me envia, ok?

wilmarejane@yahoo.com.br

Marialda Barreto Costa disse...

Obrigada Wilma pelo carinho.. Assim que tiver o banner te envio...

beijos

João Carlos Lima disse...

Wilma, seu estudo foi fonte de referencia para meu Pg. juntos estudamos e fomos enriquecidos com a palavra de Deus.
Continue ativa a edificar para o SENHOR.

João Carlos Lima.

Wilma Rejane disse...



Olá João Carlos, graça e paz de Jesus!

Glória a Deus, não é mesmo?

Abençoado seja seu Pg.para salvação de muitas vidas.

Obrigada!

Unknown disse...

e muito interessante essa história de naama. aprendi muito com esse blog

Unknown disse...

È muito enriquecedo essa passagem porque nos mostra a fidelidade de Deus para nos.as vezes muitas pessoas por ter um poder aquisitivo alto acham que não previsão de Deus para nada mas a bíblia nos diz o que adianta o homem ter um mundo inteiro e perder a sua alma ?

Unknown disse...

jesus nos ama

jorge roberto rapé disse...

que palavra maravilhosa e esta vejo muintas gentes que vivem com s lepras de hoje só querem pisar nas pessoas mais humilde acham quem são a ultima bolacha do pacote mais aquele que procura oque jesus tem para ele este sim sabe o que procura para a vida dele e de sua família pois e meus irmãos jesus e a unica saida para aquele o procura

Unknown disse...

olá gostei muito desse estudo sobre naamã,e hoje irei pregar sobre essa cura!!obrigada irmã,Deus continue te abençoando!!

Julio cesar disse...

paz do senhor mimha amada realmente podemos aprender muitas coisas com a historia de Namã.ainda mais dessa maneira que foi explicado. Deus abençoe

giovanne lima disse...

Deus de maravilha

Unknown disse...

Brilhante explicação, que nos convida a refletir muito sobre nós mesmos. Muito grata.Deus o abençoe!