O que fazer para ser transformado?




Wilma Rejane

Essa pergunta me foi enviada através do formulário "Fale conosco" que fica no menu superior do blog.


"Oi Wilma, gostei muito do estudo "Concerto de Amor". Estou em fase de recomeço, pois havia desistido de viver, ou seja, tentado suicídio. Quero modificar meu ser e se vocês puderem me orientar, ficarei muito agradecida." Amanda Reis ( fato real, nome fictício)

O artigo que se segue foi criado a partir da pergunta da leitora e pensado como forma de auxilio para os que por ventura atravessam situação semelhante.

O que fazer para ser transformado? 

A vontade de transformação em si já externa certa mudança no ser. É quando nos inquietamos com a vida que surgem as indagações e a necessidade de respostas a nos desvendar novos caminhos. A transformação verdadeira ocorre de dentro para fora, ela faz uma reviravolta na alma que percorre lugares antes desconhecidos. E essa novidade que chega por vias espirituais só renasce quando ocorre o arrependimento, simbolizado tão perfeitamente no batismo por imersão e emersão: mergulhar e ressurgir nas águas. 

A etimologia da palavra Batismo comporta também a inteira simbologia da ação de sepultar um morto "baptizein" = mergulhar, imergir. Sepultado na imersão (mergulho nas águas) e renascido na emersão ( retornar à vida). 

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:3-5 

O novo nascimento, simbolizado no batismo, é o encontro da alma com o Criador com Aquele que nos redime, limpa, perdoa, salva e liberta para uma viva esperança. Não é um encontro superficial, mas de entrega. Confiamos nossa vida ao Pai para que Ele passe a dirigir nossa vida como filhos, de fato. Herdeiros oficiais do testamento cumprido na Cruz do calvário que de forma sobrenatural traz beneficiários os que reconhecem Cristo como Salvador e Senhor. Em simbologia: recebemos um seguro através da morte e ressurreição de Cristo. O prêmio é a vida Eterna com Ele.


  •  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23
  • Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança,mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. I Pedro 1:3.
O novo nascimento é obra do Espírito Santo de Deus. Ao buscarmos a Deus com todo nosso coração, Ele se revela a nós. Isso é feito de forma muito simples. Na oração intensa e sincera, realizada de forma solitária, ou em grupo. No conhecimento da Palavra de Deus: ler e ouvir. A Palavra de Deus em Si é suficiente para conduzir e sustentar a todo e qualquer homem que em ato de humildade e reconhecimento dos pecados se entrega a Cristo para ser transformado. 

  • Disse-lhe Jesus: Eu sou O caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 

Jesus é o Único intercessor dos homens diante de Deus. Além dele, não existe nenhum outro. Ele é o Único caminho pelo qual os homens recebem essa transformação para nova e eterna vida. 


I. O que significa ser transformado?

Arrepender-se e crêr no Evangelho (Mc 1.15);
É o reino de Deus na vida (Mt 4.17);
Receber o Evangelho do reino de Deus (Lc 4.43);
Crucifica o velho homem (Rm 6.6);
Nascer de novo (Jo 3.3);
Não permanecer nas trevas (Jo 12.46) 

II. Como alcançar a transformação? 

Transformai-vos pela renovação da vossa mente (v. 2);
Pela lavagem da regeneração (Tt 3.5);
Nascer da água e do Espírito (Jo 3.5);
Através da graça (2Tm 1.9);

III. Efeitos da transformação da vida

Oferece o corpo em sacrifício a Deus (v. 1);
Conhece a vontade de Deus (v. 2);
Não fica conformado com este século (v. 2);
Vitória sobre o mundo (1Jo 5.4);
Subirá para o reino celestial (2Tm 4.18);

É de fundamental importância que os novos convertidos procurem se congregar em uma igreja que preze pelo ensino da Palavra de Deus. Entre outras coisas, a comunhão com os irmãos produz consolo e crescimento. 

Deus abençoe sua vida, sua nova vida!

Wilma Rejane.

Nenhum comentário: